Você gosta de aprender? Como bem sabemos, a leitura é uma excelente maneira de adquirir conhecimentos. Afinal, seguindo o seu próprio tempo e gosto literário, é possível desvendar os mais variados universos fictícios ou até mesmo reais. Dentre as inúmeras metas a serem criadas ao longo do ciclo da vida, andar na companhia de livros é fundamental para desenvolver o repertório sociocultural e desvendar novos guias para enfrentar desafios. Pensando nisso, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) elencou quatro títulos clássicos para você adicionar à sua lista! Portanto, fique por dentro da nossa seleção da semana nesta matéria!
“A escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães
Esse é um dos maiores clássicos da literatura brasileira, além de reconhecido mundialmente pela novela produzida um século depois do lançamento do romance, em 1875. Isaura é uma escrava branca prendada por um coração puro, repleto dos melhores sentimentos e com uma educação ímpar, diferentemente de muitas ricas e ilustres damas da época. Com a promessa de sua senhora, sua principal criadora e protetora, de ser alforriada após a morte da matriarca, ela é fruto do desejo de Leôncio, filho e herdeiro da família. Sem a menor intenção de libertá-la, as esperanças da protagonista são dizimadas em meio a pressão da sua mulher Malvina.
Apaixonada por Álvaro, um jovem rico e abolicionista, ele é a única pessoa capaz de livrar a heroína do perverso vilão. No decorrer das páginas, são notórias as características típicas do Romantismo, indo desde a idealização da mulher até a existência de um amor no qual precisa vencer um gigantesco obstáculo para obter um final feliz. Aqui, você encontra mais informações sobre o manuscrito!
“A nova Califórnia”, de Lima Barreto
A saborosa narrativa satírica de Lima Barreto constata a cupidez e o ridículo do comportamento nacional andando lado a lado. O texto é uma forma de paródia do enredo dos antigos relatos sobre a Corrida do do Ouro nos Estados Unidos, no final do séculos XIX. Nele, o Dr, Flanel agita a pequena cidade de Tubiacanga, no Rio de Janeiro, a partir de seus poderes alquímicos de transformar ossos em ouro. Pouco tempo depois, o cemitério começa a ser assaltado e as sepulturas profanadas. Com isso, a população local passa a refletir sobre como a riqueza resolveria de imediato os problemas e atenderia à fantasia de luxo e bem-estar socioeconômico. Em meio à confusão, o único imune é o bêbado contumaz de Tubiacanga, constantemente embriagado com o álcool, não se dá conta ou não quer se envolver em algo tão fútil e extremamente material.
Ao longo da leitura, o autor antecipa a postura pitoresca e irreverente do início do Movimento Modernista por meio de uma narrativa com linguagem corrente e de fácil assimilação. Essa é uma excelente oportunidade de descobrir o talento de um dos maiores escritores brasileiros. Não deixe de conferir! Visite já o site da editora!
“Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago
Em um dia comum, um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. Não era de se imaginar, mas aquele seria apenas o primeiro caso de uma “treva branca” da qual se espalharia incontrolavelmente pelo mundo. Mantidos em quarentena, as vítimas desse desastre perceberam-se reduzidos à essência humana em uma verdadeira viagem para a cegueira clara e distante da escuridão. Os leitores testemunham uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios à beira de um novo milênio, permitindo uma experiência imaginativa distinta para cada um. Após vivenciar a pandemia da Covid-19, a reflexão sobre o texto tornou-se ainda mais contemporânea, tendo em vista a necessidade de se isolar socialmente em meio a uma doença da qual ninguém possui um mínimo controle.
José Saramago, nascido em Portugal no ano de 1922, de uma família de camponeses do Ribatejo, foi o ganhador do Prêmio Nobel de literatura de 1998, graças à escrita de renomados romances. Nesta fantasia, a grande mensagem para ele é: “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. Achou interessante? Então, visite o portal da editora!
“O vendedor de sonhos”, de Augusto Cury
Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome ou sua história. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos e proclamar aos quatro ventos o fato das sociedades modernas terem se tornado um hospício global. Enquanto arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, ele também arruma muitos inimigos. Tais discípulos passam pelas ruas livres do preconceito, soberba, egoísmo e cotidiano para auxiliar os indivíduos sufocados pelo dia a dia maçante. Seria ele um sábio ou um louco?
Ao longo de sua jornada, Augusto Cury, médico psiquiatra e doutor em psicanálise, já vendeu mais de 25 milhões de livros só no Brasil e teve suas obras publicadas em mais de 70 países. No geral, a ideia de vender sonhos é despertar uma vontade por uma vida melhor. Se você está em busca de uma história inspiradora, não deixe de conferir! Acesse para mais informações!
Gostou das recomendações? Conhece alguém com os mesmos interesses literários? Então não deixe de compartilhar essas dicas! São diversas opções de exemplares especialmente para os interessados em complementar seus talentos. Não perca essa oportunidade de turbinar seus conhecimentos!
Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, cursos e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais.
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!
O Nube incentiva leituras clássicas!