Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-a-lidar-com-a-ansiedade-na-rotina

Aprenda a lidar com a ansiedade na rotina 

Notícia | 03/04/2023

Pedro Fagundes

Você se sente disposto para exercer sua função no trabalho? Cada vez mais, enfrentar o simples passar das horas tem se tornado um desafio, perante o universo laboral. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 52% dos trabalhadores do país sofrem de ansiedade, enquanto empregam seu ofício. Esse problema, recorrente – também – na vida de estagiários e jovens aprendizes, é visto, por 89% dos entrevistados, como consequência da falta de empatia das organizações pelos seus colaboradores. Diante um contexto marcado pela fragilização das relações, imersas no digital, as inconveniências apenas são amplificadas. Quer descobrir como driblar essa prerrogativa e lidar melhor com esses empecilhos? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Agentes causadores

Estar inserido no mercado de trabalho significa, por via de regra, pautar sua atuação em metas e resultados. A máxima de se desdobrar para concluir – pontualmente – uma exigência extraordinária sempre existiu. No entanto, vive-se em um momento onde a produtividade adquiriu artifícios digitais, potencializou-se e assumiu as rédeas do jogo. Logo, o cotidiano corporativo passou a exigir afazeres excessivos. Para a selecionadora do Nube, Vitoria Ribeiro, essa potencialização do expediente pode render maus frutos. “O sentimento de angústia está atrelado, justamente, à desproporcional demanda em instituições. Objetivos inatingíveis, a sobrecarga de horas de trabalho, a exigência de perfeição e os prazos curtos para entregas, são alguns dos ‘culpados’ por esse mal-estar”, enfatiza. 

Os itens enumerados, certamente, não atuam – na mesma potência – em todas as empresas. Todavia, sua essência está enraizada no modelo de mercado, vigente à sociedade. Logo, independentemente das políticas adotadas pelo estabelecimento, certas metodologias e cobranças permanecerão, de fundo, como cicatrizes. O tempo continuará a correr, os produtos precisarão ser entregues e as obrigações não deixarão de ser acumuladas. Desses pontos, intrínsecos à labuta, engatilha-se o estresse. Para a empresária, Conceiyção Montserrat, a plenitude ocupacional reside no esforço em lidar com essas sensações. “A ansiedade é indubitavelmente o cerne de nossos trabalhos introspectivos. Não devemos permitir seu apoderamento de boa parte dos pensamentos e emoções. Assim, poupamos tomadas de decisão e planejamento”, pontua.

Para compreender as aspirações de quem sofre desses efeitos, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou um levantamento, com 5.997 estudantes, de todo o território. De acordo com o agente de integração, 33,85% (2.030) dos entrevistados apontaram as horas gastas em uma mesma atividade como a raiz do problema. Já 31,02% (1.860), não suportavam acumular funções de seus colegas. Ambas as visões trazem à tona desencontros entre atribuição e produtividade. Tornar-se refém de uma obrigação, por um tempo indeterminado, compromete o restante da agenda. Assim, as funções inatingidas são passadas ao restante da equipe, afogando-os em serviços. Cria-se, desse modo, um ciclo vicioso, pautado pelo esgotamento.

 

Orientações para lidar com o estresse

Perante um contexto laboral agitado, inúmeros gatilhos podem ser acionados, a qualquer momento. A partir deles, o indivíduo estará propenso a entrar em um quadro de inquietação. Desenvolver essa mágoa é algo sério e precisa ser visto com atenção. “Uma vez já apreensivo, recomenda-se fazer uma pausa em seus compromissos, esvaziar a cabeça e tentar respirar. A partir disso, deve-se sentar e elaborar algumas soluções práticas para essa ânsia”, pontua Vitoria. Dentre os conselhos da selecionadora, existem práticas mentais e físicas, capazes de auxiliar quem necessita. Veja a lista abaixo:

  • Controle a respiração
  • Analise seus próprios pensamentos
  • Organize uma rotina
  • Procure por ajuda profissional

Os três primeiros tópicos dizem respeito a técnicas atenuantes, protagonizadas pelo próprio sujeito. Por serem um ato reflexo, elas têm a função de amenizar as dores do presente. Logo, não está em sua alçada evitar a insurgência de fenômenos futuros. O quarto item, por sua vez, extrapola a esfera individual e parte para uma súplica externa. Trata-se da melhor opção para reduzir esse sentimento e ensinar como enfrentá-lo. “Devemos aproveitar essa situação para explorar nossas capacidades e nos descobrir em tarefas e condutas anteriormente não experimentadas. Passamos muito tempo focados em nosso trabalho, nos preocupando com questões futuras. Assim, deixamos de vivenciar momentos de prazer. Permita-se virar essa chave”, acrescenta a empresária.

 

Priorize a prevenção

Para se desvencilhar da recorrência desse desassossego empregatício, não basta instruir as “vítimas”. Pelo contrário, a fim de chegar na solução, é preciso ultrapassar a lógica paliativa – focada no colaborador – e caminhar em direção a uma preventiva, com enfoque no meio. “Para a diminuição desse infortúnio, é esperado um passo ativo das entidades contra esse imbróglio social. Elas devem entender como essas adversidades, presentes nas vidas de seus funcionários, são auto degenerativas. O porvir mais esperançoso conversa, em perfeita harmonia, com um contexto saudável”, delimita Vitoria. Com base nesse direcionamento, a selecionadora separou as sugestões a seguir:

  • Estruture a cultura corporativa no bem-estar e equilíbrio
  • Fortaleça uma comunicação assertiva
  • Defina metas atingíveis
  • Promova um ambiente saudável

Um ecossistema mais convidativo sempre trará os melhores resultados. Quem padece de ansiedade pode-se tornar um empregado indisposto. Além disso, esse afogo gera, não apenas um sofrimento psíquico, como também sintomas físicos. A insônia e distúrbios alimentares são, somente, dois dos diversos reveses. Diretamente no âmbito profissional, os empecilhos podem resultar em ausências, atrasos, queda de eficiência e, por conseguinte, em uma piora de resultado de toda a equipe. Portanto, tenha apreço por quem contribui ao seu empreendimento. A vida de cada um tem seu devido valor. Inclusive, ela poderá significar e impactar a sua também. Faça dos espaços os mais proveitosos possíveis. Divirta-se, promova a tranquilidade e curta os benefícios.

 

Gostou das indicações? Então, preze por uma atuação mais consciente, incentive um cotidiano afastado das adversidades psíquicas e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de enfrentar a labuta com um olhar mais calmo e assertivo é agora, basta alterar a abordagem. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube preza pelo bem-estar, incentiva a produtividade e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete