Qual a sua relação com o teletrabalho? Desde a insurgência da pandemia, essa simples alternativa escalou ao ponto de se tornar senso comum. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), com 14.638 estudantes, capturou a opinião do público, justamente, nesse momento de transição – em abril de 2020. Nessa época, 62,93% dos entrevistados enxergavam o home office como uma opção em tempos de crise. Basta olhar em volta e logo perceberá como essa condição foi drasticamente alterada. Hoje, os modelos híbridos e on-line despontam como os mais requisitados e usuais do meio. Quer descobrir como aproveitá-los ao máximo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Tendências do mercado
Apesar de uma crise humanitária, a insurgência da Covid-19 despertou – em âmbitos técnicos – uma série de mudanças positivas à sociedade. Seu caráter isolamentista, responsável por afastar a presencialidade e potencializar os canais de comunicação, construiu pontes, antes vistas com ressalvas pelo mercado. A partir do afastamento, reuniões e afazeres foram forçados a migrar para o digital. O resultado revelou um avanço no desempenho. Para isso, o cotidiano laboral precisou se aproximar, cada vez mais, das tecnologias. “Diversos softwares com esse propósito ganharam popularidade, tanto para uso pessoal, quanto para o corporativo – a fim de manter os funcionários e clientes conectados e garantir a continuidade dos negócios”, pontua Vanessa D’Angelo, head de marketing Latam da GoTo.
Com o passar dos meses, a necessidade do “show precisar continuar” passou a ocupar o cargo de inclinação. Ou seja, a prática virtual caiu nos braços do povo. Segundo um estudo da McKinsey, nos Estados Unidos, por exemplo, 58% das pessoas têm a oportunidade de trabalhar remotamente, pelo menos uma vez na semana. A Holanda, por sua vez, aprovou – no início do ano passado – uma lei responsável por estabelecer o teletrabalho como um direito jurídico. Assim, o país se tornou o primeiro a tratar a flexibilidade, inerente ao método de ofício, como um dever do estado. No Brasil, a lei nº 14.442 foi promulgada, em setembro de 2022, como uma aproximação ao movimento.
Benefícios da prática
Hoje, ter seu cotidiano retido nas quatro paredes de um escritório já parece uma configuração desbotada. “Com a possibilidade da labuta de qualquer lugar, a figura de nômade digital tem se estabelecido e muitas pessoas estão trabalhando não somente de casa, mas fora das grandes cidades ou até mesmo viajando pelo mundo ou se mudando para outros países”, ressalta Vanessa. A prática – difundida como anywhere office – é curiosa à primeira vista, porém tem apresentado bons resultados. Conforme a análise da Frost & Sullivan, o labor híbrido aumentou a produtividade média em 75%. Além disso, ele constata um avanço na satisfação dos funcionários e, em decorrência disso, uma significativa queda nos turnovers.
Estar atento às novidades e correr atrás das transformações é, portanto, uma diretriz a quem pretende alcançar destaque no mercado. Com a maleabilidade da rotina, os negócios tornam-se mais competitivos e lucrativos. Além disso, com um alcance geográfico ampliado, maximiza-se a captação de diversidade. Logo, a tendência é fazer dessa política uma parte intrínseca ao modelo de atuação – não somente um acessório. “Se em 2020, muitas empresas correram para adquirir ferramentas de tecnologia, a fim de – rapidamente – assegurar o trabalho remoto durante a pandemia, hoje, muitas precisam rever essas licenças para atender às necessidades do híbrido em longo termo”, reforça a especialista.
Aprimore seu desempenho on-line
Perante um cenário em constante transformação, é preciso se agarrar em metodologias capazes de fornecer um norte à labuta. Para isso, o Nube separou algumas práticas ideias para se realizar no cotidiano virtual e alavancar seus resultados. Veja a lista abaixo:
Cronograme uma rotina: um dos principais erros de quem começa a trabalhar em casa é não criar uma agenda de horários e tratar as demandas com muita leveza. Para ter tranquilidade no home office, é preciso ter planejamento e encarar as tarefas com seriedade. Para isso, ponha sua rotina no papel e entenda seus horários de produtividade.
Separe um espaço para o trabalho: procure ter um ambiente específico para labutar dentro de casa. O ideal é evitar ao máximo as distrações. Caso isso não seja possível, tenha, ao menos, uma mesa separada para as atividades. Assim, cria-se – imageticamente – um ecossistema próprio para a produtividade.
Tenha disciplina: é preciso ter foco e não se render às abstrações. Caso no seu ambiente de afazeres tenha uma televisão, por exemplo, deixe-a desligada. Quando precisar de um intervalo, defina um tempo para a pausa. Dez minutos já são o suficiente para refrescar as ideias e voltar a produzir.
Crie vínculos com colegas: um erro comum à atuação a distância é limitar o contato social. Em um escritório, você mantém conexão com parceiros e clientes – algo benéfico para a construção de networking. Quando atarefa-se sozinho, esse diálogo pessoal precisa ser cultivado. Por isso, mantenha ligações com colegas, amigos e parentes. Ademais, sempre quando possível, participe de cursos e eventos da sua área.
Fique ligado onde a equipe do Nube estará nesta semana!
Segunda-feira, 27 de março
BH - Senac Tupinambás, no período da noite
RJ - Estácio Duque de Caxias I, noite
RP - UNAERP, manhã e noite
RP - Faculdade Reges de Ribeirão Preto, noite
RP - Fatec Ribeirão Preto, noite
SP - UNIDOM Guarujá, noite
SP - Fatec São José dos Campos, noite
SP - Etec Tereza Nunes, manhã e noite
SP - Unifesp Guarulhos, noite
SP - São Judas Santana, noite
Terça-feira, 28 de março
BH - Faculdade de Betim Ecotec, no período da noite
RP - UNIP Ribeirão Preto, manhã e noite
RP - Fatec Sertãozinho, manhã e noite
SP - São Judas Santo Amaro, manhã e noite
SP - Fig Unimesp, noite
SP - Feira Unicid, manhã e noite
Quarta-feira, 29 de março
BH - Única - Contagem, no período da noite
RJ - Senac Rio, noite
RP - Anhanguera Ribeirão Preto, noite
RP - Anhanguera Sertãozinho, noite
RP - ETEC Antônio de Pádua Cardoso, manhã e noite
SP - Fatec Mauá, manhã e noite
SP - Unipalmares, manhã e noite
SP - Feira Unicsul São Miguel, manhã e noite
Quinta-feira, 30 de março
BH - Anhanguera - Antônio Carlos, no período da noite
RJ - Estácio Santa Cruz, noite
RP - UNIP Ribeirão Preto, manhã e noite
RP - IFSP Sertãozinho, manhã e noite
SP - Metrocamp, noite
SP - Faculdade Lusófona, manhã e noite
SP - Unicid, manhã e noite
Sexta-feira, 31 de março
RJ - UCAM, no período da noite
SP - ETEC Jorge Street, manhã e noite
SP - E. E. Prof.ª Elza Saraiva Monteiro, noite
SP - E. E. Prof. Leopoldo Santana, manhã e noite
Caso você não faça parte dessas universidades, veja nossos cursos EAD gratuitos – eles oferecem horas complementares para ajudar na faculdade – e as dicas de carreiras semanalmente aqui no site. Solicite também ao seu coordenador convidar nosso time para ir até você!
Curtiu as nossas dicas? Então, compartilhe com os amigos! Já está na hora de aproveitar melhor o tempo gasto no seu dia a dia. Para tanto, conheça técnicas, adapte-se, evolua e aproveite cada brecha. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade. Além disso, atente-se às nossas demais matérias. Aos finais de semana, sempre publicamos em nosso blog outras dicas de cursos, concursos, livros e exposições. Dessa maneira, conseguimos abrir mais portas a fim de incrementar o seu currículo
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!
O Nube prioriza o aprendizado e não vê a hora para acompanhar o seu sucesso