Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-conquistar-as-melhores-vagas

Saiba como conquistar as melhores vagas!  

Notícia | 24/03/2023

Larissa Almeida

Entrar no mercado de trabalho é um passo indispensável para iniciar uma carreira profissional de respeito. A partir de oportunidades como o programa de aprendizagem e o estágio, os novatos conseguem encarar essa vertente com mais orientação e preparação. No entanto, em todas as posições a competitividade se mantém como um fator presente. Então, para enfrentar esse quesito, é preciso estar preparado e compatível com as exigências das empresas. Por isso veja, nesta matéria, como chamar a atenção dos recrutadores e conquistar o cargo almejado. 

Saiba mais sobre as posições de jovem aprendiz e estagiário

A maior barreira para iniciar o processo de inserção no meio corporativo é a ausência de experiência nas funções da área. Essa exigência aparece, com frequência, para as vagas na modalidade efetiva, ou seja, com as determinações do regime CLT (Consolidação das Lei Trabalhistas). Por isso, ao avaliar um currículo sem esse tópico, os aspirantes são descartados, sem a chance de demonstrar a sua vontade de aprender. Sendo assim, os modelos de contratação de aprendizagem e o estágio, não colocam esse conhecimento como pré requisito. Logo, a chance de alcance da posição é ainda maior. Então, veja mais informações sobre eles: 

Programa de aprendizagem: para começar, a lei n° 10.097/2000 é responsável por construir as determinações desse projeto. Em função de cumprir com a sua missão de inserir novos talentos no meio do trabalho, ela define um limite de idade para a participação, sendo esse de 14 anos de idade até os 24 anos incompletos. A partir disso, é possível aumentar as contratações dos estudantes do ensino médio até os recém formados no nível básico. Isso os faz ingressar em uma posição mesmo sem ter vivenciado uma rotina em certa área do mercado. 

Estágio: também conhecido por ato educativo escolar supervisionado, esse ofício brilha os olhos, principalmente, dos universitários. Ele é estruturado e regulamentado pela lei n° 11.788/2008. Logo, qualquer interessado deve consultar as especificidades para se manter a par dos seus direitos e deveres. No entanto, vale ressaltar algumas informações, como quem pode participar: em primeiro ponto, os candidatos devem ter de 16 anos de idade adiante, sem limite máximo. A próxima obrigação legal é estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico, superior e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA).

A coordenadora pedagógica Luzia Feitosa, aponta os critérios selecionadores do candidato para essa ocasião.“Eu os analiso pelo seu perfil e comprometimento demonstrado e me mantenho à disposição para sanar qualquer necessidade ou interrogação. Ou seja, procuro ser parceira”, revela. Assim, ela mostra como existem outras maneiras de demonstrar o seu interesse e a capacidade de lidar com as demandas da companhia mesmo sem nenhum contato prévio.  

Para conquistar de vez uma posição no meio empresarial, não deixe de conferir as dicas do especialista! 

A falta de uma vivência corporativa não é desculpa para ter um perfil sem capacitações. Existem outras coisas capazes de te formar um bom candidato mesmo antes de participar da sua área de desenvolvimento. Entre elas estão as soft skills, habilidades comportamentais, como uma boa comunicação, facilidade de trabalhar em grupo, gestão de tempo entre outras adquiridas em vários momentos da vida, não apenas nesse ecossistema. As hard skills também não ficam de fora, como o domínio de outro idioma, a utilização de softwares como o pacote Office, por exemplo. 

Portanto, para ajudar na estruturação de uma boa apresentação, antes mesmo da seleção para a entrevista, Rodrigo Alves, diretor do Veduca, deixa abaixo cinco dicas para aumentar as chances de negociar uma boa vaga de emprego: 

1 - Personalize seu currículo

Cada vaga é única, então o ideal é ter modelos personalizados para aplicação, destacando as experiências e habilidades correspondentes a àquela oportunidade específica. Um currículo fora do contexto, muito longo ou poluído visualmente, muitas vezes, não passa nem pela triagem.

2 - Atualize os seus dados

Enviar currículo sem confirmar se os dados estão atualizados é dar tiro no pé. Sempre informe mais de uma opção de contato, como telefone, telefone para recado, e-mail e perfil atualizado no LinkedIn. Essa ação ajuda o recrutador a ter meios de te acionar, em caso de interesse. 

3 -  Objetividade

Cartas de apresentação muito extensas, com várias páginas se tornam maçantes para quem lê. Então destaque as informações mais importantes, de forma clara e objetiva e consolide as experiências pertinentes, de preferência por ordem cronológica, começando pelas mais recentes. É importante lembrar: o candidato pode trazer mais detalhes e contar sobre outras áreas de atuação durante a entrevista.

4 - Cursos Relevantes

Assim como as experiências profissionais, a escolaridade, cursos e certificações específicas são diferenciais e também merecem destaque. Algumas habilidades técnicas podem, inclusive, ser um grande diferencial na hora da seletiva. Sustentabilidade empresarial, matemática financeira, estatística, ecoinovação, gestão de projetos, fundamentos da administração, Word, Excel, entre outros, são alguns dos mais de 30 cursos on-line gratuitos e com certificado disponíveis no Veduca. Acesse e confira! 

5 - Revise o conteúdo

Não menos importante quando comparado com os demais tópicos: revise! Leia várias vezes, também em voz alta e, se preferir, peça para um amigo analisar o seu currículo também. São técnicas importantes para evitar os erros gramaticais ou ortográficos de passarem despercebidos. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Tem novidade na área! A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua chance, conte conosco! 

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete