Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, há cerca de 20 milhões de empresas ativas no país, sendo 2,7 milhões abertas em 2022. O Brasil está entre os paíes com o maior número de empreendedores no mundo, saindo da 13ª posição para a 7ª posição do ranking com 50 nações cotadas. Sendo assim, como iniciar um negócio e mantê-lo operando em plena capacidade? Permaneça nessa matéria e conheça dicas!
O empreendedorismo é uma opção crescente para milhares de brasileiros!
Uma pesquisa do Nube perguntou: “você sonha em ter o seu próprio negócio?” para 17.483 respondentes. Como resultado, encontramos uma tendência crescente entre os jovens. Para 52,9% é uma grande possibilidade, mas apenas no futuro, pois desejam conquistar experiência antes. Já 17,53% consideram essa alternativa para ter mais tranquilidade e controle sobre a vida, enquanto 14,5% querem ser seus próprios patrões e anseiam não trabalhar para ninguém. Por fim, 11% não aspiram, porque acreditam serem felizes fazendo parte de uma organização já consolidada.
Todavia, com as mudanças latentes, tanto econômicas quanto sociais, traçar esse caminho é quase uma tarefa diária, cheia de superações. Ou seja, quem começou em 2010, com certeza usou atributos não considerados em 2022, por exemplo. Uma grande prova disso é o universo virtual, cada vez mais presente no cotidiano dos consumidores.
Principalmente impulsionado pela pandemia, a transformação digital trouxe um grande número de pessoas para o on-line. Segundo dados da Ebit Nielsen, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento total de 182,7 bilhões de reais em 2021. O valor representa um recorde histórico do setor e marca uma expansão de 27% em relação ao ano anterior, quando não havia crise sanitária.
Conforme Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR (Objective Keys Results), é essencial estar sempre se atualizando e contando com quem entende do assunto. “Empreender é tomar decisões diariamente. Nesse processo decisório, a consultoria contribui principalmente em estratégia. Parece simples, mas várias escolhas serão decisivas para a continuidade da instituição”, pontua.
Quer saber mais sobre isso? Leia também: o crescimento do empreendedorismo em 2023!
Como ter sucesso ao empreender? Conheça dicas!
Pensando em quem quer traçar essa jornada, Mara Leme Martins, PhD, psicóloga e VP da BNI Brasil - Business Network International, listou cinco dicas. Confira:
1) Comece colocando o sonho no papel e estude muito:
O principal ponto de partida, quando se começa uma nova loja, é estudar sobre todas as informações pertinentes à essa administração. “É preciso ter bem definido qual ramo deseja seguir, procurar os concorrentes e saber seu diferencial, ter um modelo de negócio bem definido, estudar seu público alvo detalhadamente e começar a planejar os próximos passos”, aconselha Mara.
2) Saia da zona de conforto e converse com novas pessoas:
Quando se trata dessa temática, é fundamental falar com consumidores e pensar em maneiras criativas de construir a sua marca. Criar relações e conexões é crucial em qualquer segmento. “Dedique tempo aos relacionamentos já presentes. Estenda a mão e pergunte se as pessoas estão bem, se há algo para ajudá-las”, explica a especialista.
Ainda, você pode fazer parte de grupos virtuais ou presenciais voltados a esse tema. “Além de possibilitar conhecer novos indivíduos, todos estão abertos para conversar e melhorar suas habilidades. Nessas reuniões, também é possível treinar a desenvoltura, comportamento e abordagens, assim como se inspirar na história de outrem”, sugere.
3) Tenha comprometimento e autoconfiança:
Essas soft skills são necessárias para quem deseja dar esse salto e ser capaz de enfrentar qualquer dilema em sua jornada. “Quanto mais confiante, se torna melhor racionalizar as tomadas de decisões. Se você é inseguro, se afunda nos problemas e triplica os gargalos de uma corporação”, explica.
Além disso, é imprescindível cumprir uma agenda de tarefas com muitas responsabilidades em suas mãos e tudo isso requer um comprometimento sério com todos os afazeres. “É preciso servir como um exemplo para quem trabalha no local”, acrescenta a executiva.
4) Invista na sua vitrine digital:
Conforme Mara, isso é essencial. “Seu negócio também deve estar presente no meio digital. Invista em uma página no Instagram para aproximar sua empresa do público e até gerar vendas. Tenha um conta ativa no LinkedIn para ficar atento ao mercado e aos comentários de outros empreendedores. Também faça um site para trazer notoriedade e informações para seus clientes. Hoje, se torna ainda mais fundamental estar ativo no digital, no qual é possível atingir um número ainda maior de pessoas”.
5) Desenvolva a autogestão e comprometimento:
Saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica super necessária na atualidade, principalmente pensando no meio virtual, no qual cada vez mais as pessoas estão trabalhando em home office. “É preciso ter essa característica e ainda apostar em pessoas com essas capacidades em comum, pensando no bem-estar e desenvolvimento da corporação.
Essa coordenação é crucial para tirar o negócio do papel e planejar os próximos passos”, comenta Mara. Também é essencial ter uma mente inovadora, ou seja, estar sempre pensando em melhorias contínuas. “Isso vale também para ideias visando melhorar a estrutura física da empresa ou até em medidas para beneficiar um colaborador”, salienta. Ademais, é vital cumprir com uma agenda de tarefas, as quais acompanham muitas responsabilidades. Isso requer um comprometimento sério com todos os afazeres.
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