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Alinhe-se ao mercado e atraia talentos 

Notícia | 21/03/2023

Pedro Fagundes

Quais as perspectivas do seu negócio para o posicionamento de mercado? Pleitear um lugar de prestígio, perante os demais players, tem se tornado uma tarefa cada vez mais trabalhosa. O contemporâneo exige novos discursos, práticas e benefícios. Por isso, alinhar-se às demandas prova-se um movimento custoso, porém de grande retorno. Segundo uma  pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a qual contou com a participação de 27.526 estudantes, 39,21% mudariam suas carreiras, caso recebessem uma boa proposta. Ou seja, o ímpeto de transacionar pelo universo laboral, conforme o atendimento de exigências, mostra-se em alta. Quer descobrir como tornar-se o destino desses talentos? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Predisposição do mercado 

Ao projetar um cenário futuro para o seu negócio, é estritamente necessário olhar em volta e analisar o presente. O aquecimento do mercado, por exemplo, é um item indispensável para definir investimentos e alterações no cotidiano. De acordo com a 21° edição do ICRH, elaborado pela Robert Half, o trajeto laboral revela-se esperançoso. O índice é dividido entre as categorias “empregados”, “desempregados” e “recrutadores”, e tem como referencial positivo, as pontuações acima de 50. Frente a esses parâmetros, a abordagem registrou um acréscimo recente nos indicadores de inativos e selecionadores. Apesar de ambos ainda constarem abaixo do ideal, a crescente – histórica – prevê uma  positiva abertura de oportunidades e movimentação nas companhias.

A perspectiva animadora dessa esfera é confirmada pelo escore médio do estudo, o qual registrou um avanço de 48,9 pontos para 50,2 – superior ao corte positivo. Esse pequeno aumento já é o suficiente para garantir o otimismo do meio e fomentar ações afirmativas do ecossistema laboral. Ou seja, a partir dessa indicação, os estabelecimentos sentiram-se mais seguros para gastar na atualização de sua imagem e, assim, captar profissionais. “O mercado mudou muito nos últimos anos, junto com a adaptação de seus agentes. Os funcionários de hoje não querem mais apenas o salário, porém outros aspectos dignos, como bem-estar, autonomia e desenvolvimento”, pontua a people experience manager da Juntos Somos Mais, Camila Rebelato.  

Enquanto as instituições aproveitam-se da ventania para ganhar asas e voar confiantes, os próprios aspirantes também vislumbram um contente porvir. Quem ergue os olhos e mira para o próximo semestre, enxergará um contexto de alta esperança. Ao analisar a parcela da população afastada da labuta, nota-se um aumento do rol em 2,5 pontos. “Não há dúvida a respeito da atmosfera de incertezas decorrentes do mundo pós pandêmico. Os indicadores macroeconômicos no país, aparentemente, têm apresentado efeitos positivos. A queda da taxa de desemprego é um exemplo disso. Com ela, foi possível, mesmo timidamente, trazer de volta o otimismo”, pontua Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

 

Retenha talentos do mercado

Perante um cenário marcado por adversidades, a faísca de um futuro promissor permanece acesa – seja por números ou disposição. Essa conjuntura abre espaço para sonhos voltarem à memória e aterrizarem no plano do real. Portanto, é fundamental atentar-se aos movimentos do contemporâneo e identificar os segredos responsáveis por atrair novos expoentes à labuta. A partir dessa virada de chave, será possível potencializar os resultados da corporação, aprimorar as equipes e dar um passo à frente no mercado. Para isso, o Nube, em parceria com o diretor-geral da Robert Half e a people experience manager da Juntos Somos Mais, traz algumas orientações a fim de captar os melhores colaboradores. Veja a lista abaixo:

Seja transparente: prezar pelo bem-estar de quem dedica tempo para o sucesso do seu negócio é essencial. Por isso, valorize quem aplica e busque sempre devolver feedbacks. Essa atitude demonstra honestidade, ética e lisura – três pilares fundamentais a serem seguidos. De acordo com quem procura recolocação ocupacional, aspectos como transparência (67%), comunicação clara (58%) e valorização de uma cultura institucional (52%) são protagonistas para atrair o público.

Valorize a capacitação: quem contrata conhece o desafio em encontrar, no território, profissionais capacitados, com o poder de somar aos empreendimentos. Na visão de 77% dos headhunters, achar concorrentes com os requisitos técnicos e comportamentais necessários para o preenchimento das vagas é, por muitas vezes, um impedimento. Já na percepção de 67% deles, o cenário não deverá passar por perceptíveis mudanças nos próximos seis meses. Por fim, 26% acreditam em uma caça ainda mais difícil. Logo, valorize quem dedica-se, capacita-se e se esforça para estar ao lado da sua entidade.

Flexibilize a atuação: a pandemia de Covid-19 colou inúmeros aspectos das relações empregatícias de cabeça para baixo. Dentre elas, a maleabilidade do tempo, espaço e demandas provou-se predominante. Uma pesquisa elaborada pela Google revelou como 82% dos profissionais já estão em sistema híbrido definitivo. Além disso, 65% de quem opera em regime presencial trocaria de emprego, caso a proposta oferecesse o modelo híbrido. “Isso demonstra a necessidade de haver comunicação entre gestores e funcionários, a fim de estabelecer relações de confiança entre ambas as partes e proporcionar satisfação”, reitera Camila. 

Reconheça o presente e potencialize o futuro: com uma conjuntura díspar posta de fundo, deve-se ficar ligado e reconhecer os talentos à sua porta. Para mirar no futuro, é preciso, primeiramente, desenvolver uma relação saudável e elogiosa com quem te ajuda na labuta. Em consonância com o Nube, o ICRH revela como 45% dos empregados pretendem mudar de ofício até o final do ano. “A falta de preocupação pode resultar no candidato procurar por oportunidades de outros players. Aqui, falo sobre definição clara do modelo empregatício, ajustes na cultura empresarial e incentivo a um ambiente humanizado. Somente dessa maneira, as pessoas poderão manter a conexão umas com as outras, mesmo afastadas pela operação remota”, finaliza Mantovani

 

Gostou das indicações? Então, compreenda as demandas inerentes ao contemporâneo, adeque sua atuação enquanto entidade contratante e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora de promover um cotidiano adaptado às equipes, pautar-se às tendências e impulsionar a produtividade do seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

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