Se deseja ingressar em uma empresa, é indispensável ter uma boa escrita, elencar pontos de forma clara e estratégica para, assim, estruturar corretamente um texto. Nesse sentido, seguir alguns passos podem fazer a diferença na hora de realizar esses testes. Mesmo se ainda não passou por instituições com esse método de avaliação, fique atento, já comece a estudar e confira como se destacar!
Sendo assim, com o intuito de te ajudar a ter um bom desempenho durante a prova, o Nube separou tópicos pertinentes e essenciais. Prossiga na página e veja oito dicas de redação para mandar bem no processo seletivo!
1. Escolha um tema atual e relevante:
O primeiro passo é a escolha do assunto a ser abordado, afinal, muitas organizações optam pelo tema livre para avaliar os candidatos. Dessa forma, siga um caminho confortável para você, entretanto, tente focar em: área de atuação, carreira ou até no segmento da empresa, caso conheça muito bem e saiba como abordá-lo.
Evite tópicos polêmicos, como: política, religião e futebol, pois cada um tem seu viés e todos devem ser respeitados. Além disso, pode influenciar na decisão sobre a sua contratação, tanto positivamente quanto negativamente. Se já estiver definido, não fuja da proposta e acrescente as informações mais relevantes.
2. Reflita antes de começar:
Conhecendo o assunto e com o foco desejado em mente, faça um esquema e coloque todos os pensamentos em ordem conforme forem surgindo. Pontos relevantes, casos, escritores e jornalistas: caso você consiga citar ou parafrasear. Com isso conduzido, será mais fácil estruturar o raciocínio.
3. Estruturação definida em partes:
Qualquer texto deve ter um fluxo de conceitos e caminhar em linhas retas; Desse modo, divida-o em: ideia (começo), argumentação (meio) e conclusão (final). Certamente, contará pontos favoráveis por conta dessa estrutura. Para saber qual utilizar em cada um, verifique todos os dados elencados, como citado na dica anterior.
4. Linguagem direta e simples:
Não tente impressionar ninguém com palavras rebuscadas e difíceis. Elas podem comprometer seu desempenho, principalmente se utilizá-las da maneira errada. Quando usar a linguagem mais simples, siga a grafia correta. Nunca abrevie igual é feito em redes sociais, mesmo se o enunciado falar para utilizar um jeito atual.
Confira: está à procura de um estágio ou emprego? Veja dicas!
5. Coerência e coesão:
Esses mecanismos são fundamentais e caminham juntos em qualquer produção. A coesão é a conduta de assegurar a conectividade entre palavras e frases, interligando-as. A coerência é responsável por garantir a ligação lógica entre concepções, para juntas terem a melhor compreensão dos seus sentidos e significados.
Busque enumerar suas propostas com essa fórmula:
sujeito + verbo + complemento
Outro meio interessante é evitar frases muito longas, pois elas trazem confusão à sentença, podendo fazer o seu pensamento perder o foco e ficar embaralhado e sem fluidez. Dê preferência pelas orações menores.
6. Evite jargões e palavras de baixo calão:
Não recorra a gírias e palavrões. Tenha em mente: sua composição passará por uma avaliação e o modo com o qual você se manifesta pela escrita diz muito sobre a sua postura no cotidiano. Pense bem antes de escrever qualquer termo e, se ficar na dúvida, não utilize!
Além disso, evite o uso de metáforas e analogias, afinal, pode resultar em frases muito subjetivas e, pensando em uma produção para uma organização empresarial, é necessário ser mais objetivo na elaboração dos argumentos. Muitas vezes, uma expressão é comum para você, mas os recrutadores não conhecem.
7. Revise:
Ao colocar todos os pontos em ordem, é fundamental realizar uma revisão geral para corrigir as palavras erradas e mudar as ideias mal estruturadas para conduzir o texto de maneira mais fluida e eficaz. Esse é um processo crucial, analisando o estudo realizado pelo Nube sobre como os erros de português afetam o processo seletivo.
Erros gramaticais, falta de interpretação e comunicação afetam diretamente o desempenho. Segundo nossa pesquisa, essas falhas são responsáveis pela reprovação de 83,5% dos estudantes nas tentativas por uma oportunidade de estágio ou aprendizagem. Ou seja, dos 59.776 candidatos avaliados, apenas 9.845 (16,5%) passaram nos critérios de avaliação do domínio da língua. A grande maioria demonstrou conhecimento insuficiente. Em comparação à 2019, houve um aumento de 67% nesse índice.
8. Pratique para aperfeiçoar:
Uma dica extra: para conseguir se sair bem em qualquer processo seletivo, o melhor método é botar a mão na massa. Então, escreva sempre! Tire um tempo em seus dias e faça essa prática, afinal, ela te ajudará a conseguir o tão sonhado emprego!
Leia também: confira cursos incríveis para capacitação!
Por que empresas utilizam redação como meio do processo seletivo?
Esse método é muito utilizado para medir como é o desempenho do indivíduo em diversos aspectos, como:
- Capacidade de se expressar por meio da escrita;
- Organização de ideias e argumentação;
- Atualização sobre os debates da sociedade atualmente;
- Conhecimento do idioma (gramática).
Algumas firmas têm critérios e pesos diferentes, mas boa parte faz uso desses citados acima. Dessa maneira, fique sempre atento aos erros e utilize de auto revisão a cada parágrafo. Portanto, seguir alguns passos na elaboração textual torna a sua obra muito mais rica e completa em informação. Então, se atente aos mínimos detalhes: faça e refaça se necessário. O treino é um processo fundamental para atingir a excelência.
Leia mais e compreenda como ter mais concentração para ler e escrever!
Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!
A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!