Você já visitou a arte no mês de março? Com essa busca por experiências culturais é possível adquirir muitas coisas em seu repertório pessoal. Afinal, uma obra entrega inúmeros conceitos, cores, contextos, reflexões e muito mais. A partir de um quadro, os espectadores conseguem ver o mundo de outra formas. Assim, ela pode ser bela, intrigante, provocante entre outras. Então, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), te ajuda a construir uma lista de possíveis locais para se apreciar. Por isso, fique até o final da matéria e confira as opções!
Minha Língua - Pinacoteca (São Paulo - SP)
A exposição é construída por 40 obras da artista paulistana Lenora de Barros, as quais foram selecionadas pela curadoria de Pollyana Quintella. Logo, o evento contempla o trabalho de duas especialistas no ramo. A mostra é um recorte sobre peças com o intuito de ilustrar e representar o conceito de conexão entre o corpo e a linguagem.
Lenora trabalha com os sentidos visuais, os modelos utilizados variam entre fotografia, vídeo, instalação e performance. A página oficial dá destaque para algumas exibições específicas: “Homenagem a George Segal” (1975-2014), “Poema” (1979) e a série “Procuro-me” (2003).
O acesso a essa experiência tem um valor simbólico de apenas R$ 22,00 e ainda conta com a redução do preço no benefício de meia-entrada. Para comprar o seu ingresso, basta entrar no site e selecionar o dia e horário disponível. O endereço é na Pina Luz, localizado na praça da Luz, n ° 2 - São Paulo - SP. Ela ficará ativa até o dia 9 de abril deste ano, não perca.
A terceira margem - Casa Fiat de Cultura - Piccola Galleria (Belo Horizonte - MG)
Essa exposição contempla uma técnica feita com objetos comuns do cotidiano, como o lápis sobre o papel. Apesar da simplicidade dos materiais, a interação pensada para a mostra é complexa e não mantém um padrão. A partir de um conjunto de sete obras, o artista Henrique de França usa a habilidade de desenho para justapor imagens antigas e oníricas, como figuras comuns ao cotidiano e paisagens.
Essa mesclagem de ilustrações, escolhidas de forma aleatória, convidam o seu espectador a criar a própria descrição de acordo com as conclusões tiradas pela observação. Em suma, o intuito é a exploração do imaginário de quem tem curiosidade pelo seu trabalho. “Cada desenho carrega uma série de questões e leva o visitante a buscar suas respostas. As imagens não precisam fazer um sentido imediato, mas instigar a reflexão sobre diferentes narrativas, as quais se cruzam com a história de cada um”, analisa França.
Uma curiosidade interessante, o nome da exibição faz referência a uma obra literária, outra maneira de arte referência no país. Ela contempla “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa. Em suma, essa conexão faz uma alusão sobre a busca humana por uma residência fixa em solo de fluxo constante. De acordo com a página oficial, assim como no exemplar, Henrique leva seu público para um caminho de perguntas e lacunas, respondidas por quem questiona.
Toda a programação do espaço é gratuita. Então, para participar basta se planejar de acordo com a abertura do local e agendar a sua visita: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A sua localização é na Praça da Liberdade, nº 10, Funcionários - Belo Horizonte - MG. Quer saber mais sobre o evento? Acesse o site e confira!
Negros na piscina - Pinacote do Ceará (Fortaleza - CE)
A exposição estruturada pelos curadores Fabiana de Moraes e Moacir dos Anjos contempla o trabalho de aproximadamente 60 artistas. A seleção das obras conta também com a multiplicidade linguística. Afinal, são mesclados diferentes estilos para construir uma mostra impressionante e reflexiva sobre a vontade de contornar a realidade brasileira.
O conceito por trás de tudo é forte. Primeiro, pode ser interpretado de maneira literal, como imagens de pessoas negras em piscinas. No entanto, o valor do ato está em sua crítica social. O intuito é colocar os indivíduos em um lugar não ocupado por eles, devido ao contexto histórico do país. Porém, não trata-se apenas de um local, mas da possibilidade de casa, comida na mesa, o acesso à educação e à saúde. Em suma, o item representa muita coisa: festa e trabalho, gozo e segurança.
Além disso, a diversidade dos povos no território, infelizmente, aumentou o público nessa situação de desigualdade, dificuldade e preconceito. Por isso, o termo negro não diz respeito apenas a quem tem a pele escura, mas também insere os indígenas, transgeneros e os indivíduos pobres, afastados dessa condição.
Por fim, a alusão ao espaço para nadar e a participação de todos significa também a construção de um cenário futuro. Ou seja, incluir no dia a dia desse pessoal, condições de trabalho, lazer, descanso e muito mais. Hoje, alguns têm alcançado, aos poucos, essa nova realidade.
Quer saber mais informações sobre a exibição? Ver todos os artistas participantes? Não deixe de acessar o site e conferir tudo isso! Para participar e ver pessoalmente toda essa reflexão, basta agendar a sua visita até o museu. A entrada é gratuita para todos! Ele se localiza na Rua 24 de maio, Praça da estação, s/n centro - Fortaleza - CE. O seu horário de funcionamento é de quinta-feira a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h. Aproveite!
Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.
Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!
Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android e IOS, deixe as suas informações, e-mail e telefone sempre atualizadas e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.
O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado!