O cenário de globalização está cada vez mais presente e a conexão com as demais localizações do mundo já faz parte do cotidiano sem muitas complicações. Essa condição reflete diretamente nas exigências do mercado de trabalho, o qual coloca a habilidade linguística como um diferencial e destaca quem a possui no currículo. Sendo assim, para alcançar uma posição de aprendiz, estagiário ou efetivo, o inglês tem um grande potencial. Então veja, nesta matéria, como aprimorar essa skill pode aumentar as oportunidades.
O idioma é reconhecido mundialmente e a sua ausência tende a reduzir as chances de participação no mercado
De acordo com um levantamento feito pelo site World Tips, baseado na 22ª edição do Ethnologue, uma base de dados responsável por analisar a população mundial, o primeiro lugar no ranking de idiomas mais conversados pertence à língua Inglesa, com cerca de 1.132.366.680 falantes. Ainda assim, no Brasil, segundo um estudo feito pela instituição British Council, apenas 5% dos brasileiros têm esse conhecimento e somente 1% desse total apresenta fluência.
O país tem uma presença considerável de multinacionais pelo território. As quais tendem a oferecer cargos de prestígio e fazer toda a diferença na composição de uma carreira. Logo, compor o quadro das empresas de referência e ter a oportunidade de exercer a sua função em outras regiões do globo, é fundamental obter essa hard skill presente. “Ter a fluência em outra linguagem ainda é um grande destaque em qualquer processo seletivo. Por isso, sempre oriento executivos e clientes a responderem a verdade quando é solicitado o nível de domínio no instante da contratação’, alerta David Braga, professor da Fundação Dom Cabral.
Aprender outro idioma não é uma tarefa fácil, mas algumas dicas podem ajudar
Ao compreender sobre certa dificuldade de fixar esse conhecimento, o gerente de conteúdo do PES English, Luiz Fernando Schibelbain, lista 15 dicas para aprimorar o desempenho na língua. Apesar do contato com inúmeros termos, palavras e comandos em inglês diariamente, essas ações podem potencializar de vez uma rotina de estudos:
1. Use o dicionário
Busque um dicionário inglês/inglês, seja físico ou na Internet e use-o para procurar palavras. Ler as definições do próprio idioma realmente contribui para fortalecer o repertório.
2. Aplique seus conhecimentos
Aprenda um novo elemento ou expressão todos os dias e tente usá-la em uma frase. “Caso queira tornar seu aprendizado ainda mais completo, procure conhecer a maior quantidade possível de palavras em um determinado conjunto lexical, ou seja, termos associados a algo”, detalha Schibelbain.
Você pode, por exemplo, buscar todo o vocabulário existente relativo a computador (mouse, teclado, monitor, impressora, etc.), esportes, hobbies, animais de estimação, partes da casa, entre outros.
3. Consuma materiais infantis
A linguagem mais simples, usada em boa parte dos desenhos animados e livros infantis, facilita a aquisição de falas e expressões idiomáticas. Por isso, assista a desenhos animados e leia livros infantis. Além do texto ser descomplicado, as imagens também ajudam a tornar a compreensão mais fácil.
4. Associe o idioma a algo do seu gosto
Escolha um hobbie pessoal e procure por informações sobre ele em inglês. “Associar o material de letramento com algo interessante é fonte de diversão e/ou prazer. Sendo a maneira de tornar o estudo mais assertivo”, explica o especialista.
5. Pratique a conversação
Conversar com quem já fala inglês, seja qual for o assunto, é sempre uma boa maneira de praticar.
6. Dê preferência ao inglês
Ao fazer qualquer busca pela rede, tente optar pela versão do conteúdo em inglês para ver como você se sai.
7. Use as configurações a seu favor
Televisão, celular e outros aparelhos eletrônicos podem ser configurados. Assim, como os comandos são fixos, internalizá-los se torna um processo mais rápido.
8. Jogue
Encontre jogos em inglês. Schibelbain afirma sobre como isso é uma ótima estratégia para manter a motivação. “Movimento, audição, leitura e um contexto estabelecidos são elementos para o nosso cérebro absorver a instrução mais completa”, revela.
9. Leia e escreva em inglês
Combine com amigos e familiares com essa habilidade, para uma vez por semana, vocês se comunicarem por escrito, por meio de mensagens. Além disso, com uma meta modesta já é possível melhorar a compreensão do idioma nessa forma. Escolha um bom livro para ler durante as férias, mesmo sendo apenas cinco ou dez páginas por dia.
Outra ideia é consultar artigos em jornais como The Guardian, Daily Mail, Telegraph, entre outros. Para ir além, escreva e poste uma avaliação na "seção de comentários", pois geralmente aparece ao final do artigo. Procure, também, verificar as análises de outras pessoas. Às vezes, elas são ainda mais interessantes.
10. Cante
Escolha uma música e busque a letra dela. Depois de aprender a composição, cante junto. O ritmo e as contrações das palavras ajudam a destravar a oralidade.
11. Narre seu cotidiano
No dia a dia, procure sempre descrever os acontecimentos, por exemplo: “estou enviando uma mensagem” ou “estou indo ao mercado”.
12. Traduza
Leia um texto em português e, em seguida, use o Google Tradutor para traduzi-lo para o inglês. Como você já viu o conteúdo antes, será mais fácil entendê-lo após a transição. Aproveite para checar se há algo transpassado de forma estranha.
13. Divirta-se
Filmes e séries já vistos em português podem ser reprisados na outra língua com legendas em português. Durante a experiência, aperte o pause e reproduza alguns diálogos.
14. Use as plataformas de conteúdo digital
É possível aprender mesmo relaxando. “Para quem quiser descontrair, basta deitar-se no sofá e ouvir um podcast em inglês ou assistir a um vídeo no YouTube. A linguagem mergulhará em seu cérebro e você aprenderá sem fazer esforço”, sugere Schibelbain.
15. Desligue as legendas
Assista a uma cena de filme em inglês com as legendas desligadas e pense no discurso feito. Após isso, assista com as legendas e perceba o quanto compreendeu.
Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais.
Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.
O Nube incentiva esse aprendizado!