O mês de março chega e com ele as belezas artísticas se mantêm pelo mundo. Ao ver o ano voar pelos nossos olhos, podemos realizar um paralelo com coisas trazidas pelo tempo, como por exemplo a história contada por meio de telas, projeções, museus e muito mais opções. De fato, as obras de arte são mantidas com muito afinco independentemente da época. Logo, visitá-las é uma maneira de observar o mundo por outras perspectivas e sentidos. Sendo assim, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios - indica, nesta matéria, exposições para visitar nesta semana ou até expirar a data, então fique até o final e confira!
Quanto pior, pior - Instituto Tomie Ohtake (São Paulo - SP)
A exposição estreou nesta semana e traz, após duas décadas, a presença do artista Fernando Lindote por meio de 26 trabalhos, produzidos entre 2010 e 2023, descritos como densos e imersivos. A curadoria da mostra foi realizada por Paulo Miyada e Julia Cavazzini, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. De maneira geral, as peças escolhidas demonstram o interesse do pintor pela representação visual da selva tropical.
Os curadores descrevem a experiência do criador de maneira filosófica. “Algo em Lindote remete à figura mitológica de Sísifo, a qual todos os dias empurra uma pesada pedra montanha acima, fadado a vê-la rolar em seguida e ter de recomeçar sua lida. As ideias de repetição, labor e fracasso permeiam toda a sua trajetória, seja no modo como cada obra se faz no enfrentamento obstinado dos materiais e processos, seja na sua percepção do contexto histórico e social”, destaca a dupla.
Para saber mais sobre o evento, entre na página oficial do instituto e confira tudo! Ele se localiza na Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP. A entrada nas instalações é gratuita e fica aberta de terça a domingo das 11h às 20h. Adicione em seu mapa e não perca!
Diálogos com cor e luz - Museu da Arte Moderna (São Paulo - SP)
A luz está presente em nosso cotidiano de várias formas, seja em um dispositivo eletrônico, na lâmpada, vela e principalmente a do sol. Esse jogo entre a sua presença e a ausência não fica só nas nossas ações ou conforme o dia passa, todos os efeitos têm integrado as técnicas artísticas e a composição de inúmeras pinturas para criar conceitos e imagens deslumbrantes. Além disso, as cores preenchem o nosso país e podem ser vistas claramente a partir do recurso luminoso.
Para trazer essa relação visual, o acervo do próprio museu estruturou a exposição com diversos artistas, de diferentes gerações , linguagens, olhares e muito mais. De acordo com a descrição da página oficial, a obra enfatiza o diálogo entre os dois elementos, assim, é possível destacar a luz como o mecanismo responsável por fundamentar a percepção sobre o outro. Afinal, ao mexer com a iluminação é preciso saber lidar com as sombras, a escuridão ou até mesmo a ausência de qualquer brilho.
Quando se trata do outro componente, ou seja, as cores, o intuito da mostra é colocá-las à vista em sua essência, livre dos conceitos e significados atribuídos a elas ao longo das nossas vivências e utilização. Por fim, mostrar como é indissociável do sentimento expressado espontaneamente.
O acesso às artes tem valores variados, mas com uma máxima de 25 reais, sendo uma opção para todos os interessados. A localização é na Av. Pedro Álvares Cabral, São Paulo - SP. Os dias disponíveis são de terça-feira a domingo, das 10h até às 18h. Confira mais informações no site e não perca!
Afinidade II - Elas - Museu Oscar Niemeyer (Curitiba - PR)
Março é reconhecido pelo mês das mulheres, pois o dia oito é definido com uma data de prestígio para elas. Dentre todas as suas representatividades, também compõe com propriedade e muito talento a vertente artística. Sendo assim, este momento é essencial para visitar o trabalho de inúmeras artistas brasileiras.
O projeto Afinidade, volta ao museu para apresentar a sua segunda edição de sucesso. Ele conta com uma seleção de trabalhos escolhidos por um grupo de dez mulheres. Toda a curadoria foi realizada também por Marc Pottier em função de celebrar uma visão múltipla do próprio acervo do local. “O olhar feminino das artistas convidadas conferiu à exposição uma grande diversidade de obras, passando por épocas e temáticas distintas, as quais certamente irão instigar e sensibilizar o espectador”, comenta a diretora-presidente do MON (Museu Oscar Niemeyer) e idealizadora do projeto, Juliana Vosnika.
A mostra está disponível desde outubro do ano passado e tem a data de encerramento determinada apenas para o dia 7 de maio. Toda a composição conta com cerca de 130 peças, dentre elas, artes de origens asiáticas e africanas. Conheça os nomes convidados: Carina Weidle, Debora Santiago, Juliana Notari, Juliana Stein, Laura Vinci, Leila Pugnaloni, Maria Macêdo, Mariana Palma, Regina Silveira e Vilma Slomp.
Para acessar o conteúdo e celebrar a representatividade feminina em mais um dos campos prestigiados basta adquirir seu ingresso direto na bilheteria do local. O preço é fixo, mas possui o benefício de meia entrada, deixando a experiência ainda mais viável. Ele se localiza na Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba - PR e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Para consultar mais informações, entre na página e confira! Aproveite o instante com as mulheres.
Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, livros com temáticas fundamentais à carreira, cursos com conteúdos incríveis e concursos para apostar em seu talento.
Venha ficar mais perto do Nube, para isso, basta conferir as nossas redes sociais! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android e IOS, deixe as suas informações, e-mail e telefone sempre atualizadas e ative as notificações, assim as vagas chegam em tempo recorde na tela do seu celular.
O Nube entende a importância do repertório cultural, conte conosco como seu guia nesse aprendizado!