Você costuma encontrar dificuldades para aplicar a uma vaga de estágio? Encontrar a oportunidade ideal para o seu perfil é um desafio a qualquer um. Segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) – o qual contou com 6.608 estagiários, estudantes – essas complicações são as mais diversas. Há quem tenha medo das dinâmicas de grupo (26,18%), outros da entrevista (26,18%), alguns das redações exigidas (26,01%) e um restante dos testes, sejam de português, inglês ou psicológicos. A proximidade das porcentagens, inclusive, mostra como, no geral, todos os itens são adversidades comuns aos aspirantes. Quer descobrir como driblar essa condição? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Transformações do universo laboral
Desde março de 2020, o mundo mergulhou em uma nova era das relações. De fato, o universo digital já existia há algumas décadas. Entretanto, ele se relacionava mais ao lúdico, como as redes sociais, jogos e o lazer. Com a insurgência da pandemia do coronavírus, esse cenário redobrou-se e passou a impactar, de maneira severa, as corporações Brasil afora, provocando mudanças. De acordo com um estudo da CNBC, 84% dos recrutadores do país já adaptaram os seus processos seletivos para o on-line. A transformação ocorreu de um instante para o outro – sem previsões. Hoje, em 2023, é possível enxergar como, apesar da surpresa, ela pôde beneficiar a todas as partes envolvidas no procedimento.
Por conta de sua comodidade, a transição para o modelo virtual conquistou boa parte do público. Estar livre para trabalhar de onde e quando quiser já era um sonho. Todavia, apenas pôde enxergar a luz do sol após um “chacoalhão” estrutural. “O remoto veio para auxiliar e apresentar inúmeras possibilidades. Esse ecossistema a distância promoveu, nas companhias, a contratação de colaboradores residentes de todos os cantos do território, algo extremamente positivo para acrescentar experiências ao local de trabalho. Além do mais, esse fenômeno aumenta a abrangência de vagas a qual o estudante pode concorrer. Por isso, prepare-se para uma diversidade de chances e as explore ao máximo”, aponta a selecionadora do Nube, Joyce Nery.
Por outro lado, é preciso compreender como essa comodidade jamais deverá implicar em um relaxamento. Quem pontua isso é o analista de gente e gestão pleno da Empiricus, Bruno Tavares. “A praticidade de ‘um clique’ para aplicar a um cargo, inegavelmente, é um recurso sensacional e ajuda pessoas no planeta inteiro. No entanto, sua característica nunca poderá ser relacionada com o afrouxamento por parte do concorrente. Pelo contrário, recomenda-se usufruir dessa facilidade até a última gota. Logo, corra atrás da vaga, dedique tempo para afinar os seus interesses, reserve horas do seu dia para estudar a empresa, prepare-se para as entrevistas, pois elas estão cada vez mais inventivas. Por fim, fuja do padrão e atualize-se”, pontua.
Pleiteie seu espaço no mercado
Perante um contexto enérgico e modificado, é preciso buscar por atualizações capazes de levantar sua imagem e adquirir destaque. Para isso, o Nube, em parceria com o gerente de gestão pleno da Empiricus, separou algumas orientações a quem pretende arrasar nos processos seletivos. A fim de desafiar os arquétipos e dar um passo à frente, em direção a organização dos seus sonhos, veja tópicos abaixo:
Valorize experiências formadoras: antes de qualquer outra etapa, é preciso compreender onde você está e para onde deseja ir. Para tanto, o ambiente universitário — e educacional — é perfeito para aprender e descobrir preferências. Portanto, procure, já na sala de aula, entender as correlações do conteúdo abordado com as ocasiões a sua frente. Feito isso, lembre-se de deixar portas abertas, não apenas para um objetivo. Quando se trata do início de uma carreira, o crucial é adquirir experiência. Claro, mantenha seus sonhos sempre na mira, um dia você chegará lá!
Colecione capacitações: busque acrescentar conhecimentos ao seu repertório. Participe de palestras, faça cursos, vá em webinars e explore todo esse vasto campo. “Atualmente, o mercado não está mais interessado em contratar só quem sabe fazer o ordenado. Espera-se alguém engajado, com um pensamento diferente e capaz de propor ideias. Portanto, corra atrás de informações fora do seu microcosmos de atuação. Amplie o seu know-how, vá ao cinema, museus, exposições, leia um livro, enfim, tenha papo. Um requerente sem assunto para falar na entrevista não vai passar, ponto final. Então, agarre no sentimento da descoberta e evolua”, enfatiza Tavares.
Elabore um currículo (CV): procure pensar o CV como a sua vitrine para todas as entidades contratantes. Logo, sem ele, os sucessos e feitos fantásticos da sua vida ficarão escondidos dentro das caixas, sem exposição nenhuma. Ou seja, jamais chegarão ao outro lado. Por isso, não tenha medo de gastar algumas horas a fim de construir um curriculum vitae bem trabalhado. “Organize as informações cruciais para esse primeiro contato com o selecionador. Inclua dados pessoais como e-mail e telefone. Adicione cada conquista relevante, como obras acadêmicas, trabalhos voluntários, projetos pessoais e conhecimentos técnicos”, ressalta Joyce.
Esteja atento aos sites de vagas: cabe ao candidato iniciar uma procura ativa em portais, como o Nube, Contudo, não basta se inscrever. É preciso manter um acompanhamento frequente nessas plataformas. De nada valerá assinar o site, caso nunca retorne a ele para conferir o painel de vagas, não checar a caixa eletrônica e nunca atender aos telefonemas. Ademais, outra recomendação é atentar-se ao LinkedIn. A partir dele, é possível fazer contatos e desenvolver um bom perfil.
Mire no autoconhecimento: considerada uma das mais relevantes soft skills, trata-se de um processo longo, o qual demanda tempo para a evolução. Todavia, ele permite desenvolver a percepção dos seus pontos fracos e fortes. A partir disso, ficará mais fácil identificar melhorias de comportamentos e como isso pode ser feito. Com base nisso, ao ler a descrição de uma ocupação, será simples correlacionar as competências requisitadas com as oferecidas por você.
Gostou das indicações? Então, adapte-se conforme as diretrizes do mercado, garanta sua posição de prestígio e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para pleitear a vaga dos seus sonhos é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.
O Nube incentiva o desenvolvimento da carreira e acompanha o seu sucesso!