Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-conhece-os-pilares-da-empregabilidade

Você conhece os pilares da empregabilidade? 

Notícia | 01/02/2023

Laura Pereira

Você, certamente, já deve ter se perguntado sobre a expectativa do mercado de trabalho em relação aos trabalhadores. Afinal, descobrir quais são as características desejadas pelos gestores a fim de escolherem determinadas pessoas para integrarem as suas equipes é, no mínimo, uma das coisas mais desejadas por aqueles indivíduos ávidos por uma oportunidade de serviço.

A empregabilidade pode colaborar com isso porque, por meio dela, são estabelecidos alguns parâmetros mínimos a respeito do comportamento e da habilidade técnica esperados de todo e qualquer funcionário, de acordo, claro, com os seus atributos. Nesse sentido, existem seis competências fundamentadas na capacidade de se integrar no universo empresarial.

Deseja conhecer cada uma delas e entender como isso pode te ajudar a encontrar oportunidades qualificadas e alcançar sucesso nelas? Prossiga com a leitura desta matéria preparada pelo Nube e confira!

Afinal, quais são os 6 pilares da empregabilidade?

Os seis fundamentos da empregabilidade são:

  1. Pertinência vocacional;
  2. Competência profissional;
  3. Relacionamento interpessoal;
  4. Segurança financeira;
  5. Saúde física e mental;
  6. Idoneidade.

Antes de conhecer os seis princípios do potencial de ser contratado e permanecer em um emprego, convém enfatizar o seu conceito. Assim, quando pesquisamos o significado do termo no Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, encontramos a seguinte definição: “Qualidade ou característica do que ou de quem é empregável [...]” (EMPREGABILIDADE, 2022).

Os seus fundamentos representam justamente isso, ao corresponderem ao conjunto de aptidões teóricas, práticas e comportamentais almejado pelas instituições ao realizarem processos seletivos de contratação de novos talentos.

Pensando nisso, o empresário, escritor e professor, João Minarelli, desenvolveu um estudo a partir do qual foi possível compreender um fato de extrema valia: ao buscarem por agentes, as organizações empresariais pretendem achar laboradores bem instruídos e possuidores de vocação, bom relacionamento com os demais colegas, financeiramente organizados e física e mentalmente saudáveis.

Portanto, compreenda cada um desses componentes a seguir!

1. Pertinência vocacional

O primeiro critério concerne à inclinação natural e treinável a algo, é relativo à habilidade desempenhada por uma pessoa de maneira exitosa. Nesse sentido, um indivíduo com aptidão para determinadas tarefas é o elemento primário a ser considerado pelas companhias nas quais são desenvolvidas atividades relacionadas.

Aquela noção de realizar algo pelo qual se nutre afeição está intrinsecamente associada a isso. É de se realçar, contudo, a necessidade de analisar muito além do sentimento de afeto quando estamos diante da profissão, ou seja, revela-se imprescindível observar qual é o modelo de operação mais bem executado.

Somente na adequação da tendência natural atrelada ao seu perfil, é possível obter sucesso para ser contratado.

2. Competência profissional

A atualização de conhecimento é tão imprescindível quanto a aprendizagem! Exatamente por isso, corporações de todo o mundo, estão em busca de funcionários capacitados e devidamente atualizados sobre os aspectos importantes à sua ação laboral.

Para tanto, participar de eventos, realizar cursos e estar em contato com obras e outras ferramentas de transmissão de informação são atitudes indispensáveis para quem alcançou ou deseja alcançar uma boa posição no trabalho.

Sabemos da intensa e rápida mudança de orientações e entendimentos e também conhecemos o quanto representa um enorme diferencial ter uma sólida noção acerca de assuntos específicos. Daí a importância do conceito de lifelong learning, isto é, a ideia de estar em constante aprendizado.

3. Relacionamento interpessoal

Outro fator é a competência de saber se relacionar com os demais colegas de labor diário, bem como com outros especialistas e, a partir disso, construir uma rede de contatos. Essa ideia se fundamenta no conhecido networking, um verdadeiro gerador de excelentes oportunidades.

A vivência harmoniosa e saudável, sempre pautada na generosidade e livre de condutas problemáticas, é primordial para o aperfeiçoamento pessoal e trabalhista! Ao assumir essa postura, você passará a ser observado como um colaborador pacífico e estará criando possibilidades maiores para o amanhã.

Veja também: 10 competências para o desenvolvimento de pessoas.

4. Segurança financeira

Sendo funcionário, é certa a dispensabilidade de prestar conta de sua condição econômica pessoal. Todavia, é indiscutível o papel pertinente desempenhado por um indivíduo ao assumir uma postura organizada e segura quanto a sua conjuntura financeira particular.

Este é um elemento válido para evidenciar a sua virtude de manter ordem quanto aos próprios assuntos, refletindo no seu comportamento com os negócios da firma, a despeito do cargo exercido.

Além disso, contar com respaldo nas finanças, fornecerá proteção e acesso a maiores e melhores perspectivas, caso seja necessário. Em outros termos, se em algum momento houver uma demissão ou haja a saída voluntária do seu emprego atual, terá uma reserva para poder localizar outras vagas compatíveis com o seu potencial.

5. Saúde física e mental

Enfim, a particularidade tida como mola propulsora da continuidade de toda e qualquer ação. Sem a devida higidez do corpo e da mente é impossível prosseguir cumprindo os seus deveres profissionais.

Por isso, o cuidado com a saúde por meio de hábitos sadios e o desenvolvimento de inteligência emocional oferecem suporte para seguir a rotina, mesmo sendo cansativa, e vencer os desafios psicológicos com os quais é preciso lidar no dia a dia no ofício.

Vale a pena dar uma lida no nosso conteúdo sobre seis competências fundamentais da liderança compassiva!

6. Idoneidade

O último ponto concerne à atitude ética, com respeito a moral e aos princípios, bem como a capacidade de estar de acordo com as regras internas. Por meio de uma conduta pautada em valores, é possível imprimir a sua decência no universo laboral.

Convém observar a necessidade de todos esses componentes serem colocados em prática de maneira harmônica e em conjunto. Mesmo sendo desafiador, lembre-se: alcançar um serviço e conseguir e manter nele são responsabilidades merecedoras de atenção!

Neste artigo você pôde conhecer os eixos da empregabilidade e captar a noção de como cada um deles interfere na sua compostura enquanto profissional. Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir outros artigos no nosso blog e nos acompanhar pelas principais redes sociais para ficar por dentro das novidades. Baixe, também, o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível tanto para Android quanto iOS.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete