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A comunicação é quem dita as regras! 

Notícia | 31/01/2023

Ana Clara Lima

Conforme dados do State of Business Communication Report, 60% dos profissionais afirmam ter problemas no trabalho relacionados à comunicação pelo menos uma vez ao mês. Enquanto isso, 74% dos entrevistados relatam a troca de empresa devido a desorganização nesse quesito. Fica nítido, portanto, como dominar essa técnica pode trazer inúmeros benefícios para uma companhia, seja nas conversas de um líder ou qualquer outro membro da equipe. Na hora de resolver certas situações, a maneira de se expressar pode fazer uma grande diferença no desenrolar de tudo. Sendo assim, compreenda como essa habilidade comportamental é extremamente relevante para qualquer pessoa. 

A comunicação ajuda a alcançar metas

No geral, o termo apresenta como principal objetivo a troca de informações. Quando a transação é bem sucedida, podemos considerar o atingimento da compreensão sobre aquilo no qual tentaram compartilhar. O seu ciclo é composto por três agentes: emissor, canal e receptor. Logo, para garantir a conversação como uma aliada para alcançar metas, é preciso entender como funciona todo o seu processo. 

Nesse sentido, os indivíduos em busca de crescimento na sua área de atuação devem estar sempre em busca de potencializar sua aptidão nesse ponto. “Seja na vida pessoal ou profissional, é significativo termos uma comunicação eficiente para evitar mal-entendidos e problemas. Ao estabelecermos uma mensagem clara, conseguimos expor nosso ponto de vista e intenções, facilitando os relacionamentos em todos os âmbitos. Para isso, é necessário desenvolver as duas vertentes da técnica: a interpessoal e a intrapessoal”, comenta Daniella Kirsten, diretora da Febracis Paraná.

Quando falamos sobre a comunicabilidade interpessoal, nos referimos à possibilidade da troca de conhecimentos entre duas pessoas ou mais de forma verbal e não-verbal. “São os comportamentos usados para transmitir uma mensagem, como a fala, os gestos e expressões. Ela pode acontecer por meio de canais diversos como mensagens ou mesmo uma conversa. Com o domínio dessa habilidade, é possível ter uma comunicação clara e assertiva, possibilitando a construção de relacionamentos, o entendimento de pontos de vista, a expressão de ideias complexas e o trabalho em equipe”, complementa Daniella. 

Embora não muito debatida, a comunicação intrapessoal também possui um impacto significativo no resultado final. “É a famosa voz interior, formada pelos diálogos construídos por ela mesma ao refletir sobre determinado assunto ou ao tomar alguma decisão. É composta por meio dos pensamentos e está diretamente ligada à inteligência emocional e às capacidades analíticas. Nesse caso o autoconhecimento é fundamental, pois quando a pessoa entende os seus sentimentos e vontades, ela pode desenvolver a competência de controlá-los e de se expressar com intencionalidade”, ressalta a  diretora da Febracis Paraná. 

 A comunicação empresarial

Segundo a Pesquisa de Tendência em Comunicação Interna, publicada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, em meio às 285 corporações envolvidas no levantamento, 70% relataram como principal desafio o engajamento de gestores como comunicólogos. Outros 58% apontaram o gerenciamento do excesso de informações. Já 58% enfrentam a dificuldade de melhorar a experiência do colaborador. Ademais, para 47% das companhias, o líder é o principal canal entre os integrantes do time. 

Nesse cenário, a consolidação do hibridismo pelo mundo tem nos mostrado a dimensão de investir na interlocução das empresas, haja visto a influência dessa conduta em toda a convivência do coletivo. “Não há comunicação interna sem o comprometimento profundo da gestão. É ela quem dá o tom, dita o ritmo, entrega feedbacks construtivos e, também, não pode se furtar a andar junto com o time. Hoje é preciso reforçar a cultura organizacional para as pessoas identificarem e valorizarem aquilo pelo qual tanto se esforça”, explica Silvana Piñeiro Nogueira, especialista em comunicação internacional B2B.

Além disso, é relevante lembrar como as atividades presenciais voltaram, mas está diferente. As transmissões on-line já fazem parte da rotina de muitos e é primordial saber dialogar nesse meio. “As mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais, revistas e mídias sociais vão abrir espaço para divulgações também em lives, reels, grupos de WhatsApp e webinars. Esses deixaram de ser ferramentas para suprir o distanciamento provocado pela pandemia para se tornarem novos meios de conexão e fortalecimento de marca. Aprender a lidar com tudo isso com serenidade é o desafio de 2023”, acrescenta Silvana. 

Conheça os 7 C’s da comunicação!

Nesse início de ano, é preciso saber onde errou no passado para melhorar no futuro. A partir dessa conduta, as estratégias organizacionais já devem ser pensadas em prol de melhores resultados no aprendizado do quadro. Seja no formato presencial, remoto ou híbrido, é indispensável manter os os projetos de engajamento e de promoção do senso de pertencimento. Pensando nisso, Daniella conta como os 7 C’s da comunicação podem ajudar nessa trajetória rumo a conversas mais efetivas. Confira!

Clareza: compreenda qual é o propósito do seu comunicado e concentre-se em oferecer frases objetivas sem muitas ideias misturadas. “Sentidos escondidos, podem prejudicar a mensagem na qual a pessoa quer passar”, pontua.

Concisão: seja breve e mantenha-se dentro do tema. “Ninguém quer ler e nem ouvir além do necessário. Se a sua ideia pode ser passada em duas linhas, faça isso”, conta.

Concreta: quando o diálogo é preciso, os interlocutores conseguem ter uma imagem clara da troca. "Incluir detalhes importantes e fatos ocorridos ajuda no entendimento. Sempre com foco na mensagem principal”, destaca.

Correta: adeque a linguagem ao ouvinte, passando um recado assertivo e simplificado. “É fundamental ter cuidado com a gramática e com a ortografia quando a mensagem é escrita. Ao falar, evite palavras difíceis e com duplo sentido”, completa. 

Coerência: garanta a existência de lógica e conformidade para todos os pontos tratados agregarem relevância junto com o tópico principal. “O tom escolhido para dialogar também é fundamental e deve ser consistente com o assunto abordado”, diz. 

Completa: uma notícia íntegra, com todos os detalhes informados, reduz os desentendimentos e agiliza a compreensão. “Passe todos os detalhes necessários, como local, data, horário e assegure o entendimento de todos. Abra espaço para dúvidas e fique disponível caso alguém precise de auxílio no entendimento de algo”, aconselha.

Cortesia: é indispensável ser amigável, aberto e honesto, sem insultos escondidos e tons passivo-agressivo. “Tenha empatia e se coloque no lugar de quem ouve/lê. Seja compreensivo com as necessidades de cada um dos interlocutores”, conclui. 

Torna-se evidente, portanto, como a comunicação não é uma ferramenta acessória e está ganhando cada vez mais destaque no âmbito de estratégia e competitividade de mercado. Assim sendo, o investimento é válido tanto para a instituição em si quanto aos seus colaboradores. Independentemente da esfera de atuação, as suas funcionalidades sempre agregam. 

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