Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-caracteristicas-principais-do-intraempreendedorismo

As características principais do intraempreendedorismo 

Notícia | 25/01/2023

Rodrigo Barreto

O intraempreendedorismo consiste em encontrar meios para empreender dentro de uma organização, ou seja, os colaboradores têm a liberdade para trazer novas perspectivas e ideias para serem desenvolvidas na empresa. O impacto positivo da inovação em uma corporação tende a ficar ainda maior quando a mudança começa internamente.

Deseja saber mais sobre essa ação e como o conceito pode ajudar seu negócio a sair na frente da concorrência e alcançar novos patamares? Então, continue a leitura e confira o conteúdo preparado pelo Nube para você aplicá-lo com assertividade!

Afinal, o que é o intraempreendedorismo?

A finalidade dessa prática é atingida quando um funcionário tem a capacidade de criar algo no local onde atua. O olhar voltado às oportunidades internas pode ser a chave para a descoberta de grandes soluções dos desafios enfrentados por gestores e CEOs. O termo pode ser descrito como a abreviação de “intracorporate entrepreneuring” ou em português “empreendedorismo intracorporativo”. Atualmente, ele é cada vez mais utilizado, além dessa competência também ser muito procurada pelos recrutadores.

Produtos de grande relevância do Google, como o Gmail e o Google Ads, são frutos dessa proatividade. Acontecimentos como esses já eram de se esperar, pois a instituição disponibiliza 20% do tempo de trabalho para os integrantes se dedicarem a um projeto próprio, pertinente e alinhado com as metas corporativas.

Quais as características do profissional intraempreendedor?

Instituições engessadas e sem espaço para novas mudanças tendem a ficar no passado, ainda mais com um mercado cada vez mais competitivo, o qual traz a necessidade dos negócios estarem sempre se reinventando. Por motivos como esses, realizar contratações e estimular as equipes visando características atuais se tornou essencial. Confira cada uma em detalhes na sequência:

infográfico CARACTERÍSTICAS DE UM INTRAEMPREENDEDOR

Ter pensamento crítico:

Além de estar sempre absorvendo informações e conhecimentos, é preciso saber como utilizá-los para identificar um processo pouco eficiente ou com possibilidades de melhorias. Ele não se cala quando visualiza algo com alto potencial de ser realizado com mais assertividade, uma atitude vista até mesmo como incômoda em locais com visão ultrapassada.

No entanto, líderes atualizados abraçam esse indivíduo e dão espaço para ele exteriorizar seus pensamentos, ainda mais quando eles são devidamente incubados e apresentados com respaldo. O conceito de Greenhousing é amplamente aplicado no exterior nesse sentido, como uma verdadeira "estufa de ideias".

Antecipação de forma estratégica:

A capacidade de analisar possíveis cenários no futuro com elementos do presente é uma habilidade muito requisitada, ainda mais em setores nos quais decisões estratégicas tomadas impactarão diretamente nos resultados.

Persistência e envolvimento:

A busca por boas entregas é sempre uma meta para esse tipo de profissionais. Obviamente, para alcançar esses objetivos, é preciso estar disposto a rever seus métodos quando necessário.

Comprometimento com os resultados:

Quando há esse perfil na equipe, a motivação é garantida. Pessoas com essa qualidade estão comprometidas com sua missão e não com o processo ou uma base de conhecimento. Por isso, a procura por novos aprendizados é notável.

Planejamento e monitoramento das ações:

Características como confiança e persistência podem ser perigosas quando somadas a quem não sabe correr riscos calculados. O Nube ressalta: o planejamento e monitoramento do cenário são atitudes para serem estimuladas, a fim de garantir o bom funcionamento dos projetos.

Empreendedorismo e intraempreendedorismo: qual a diferença?

O empreendedorismo é, basicamente, a capacidade de identificar novas maneiras para adversidades em diferentes áreas e quase sempre está associado à abertura de empresas. A pessoa intraempreendedora sabe identificar oportunidades e inventa um produto ou serviço efetivo, encarando de frente os resultados positivos e negativos da sua empreitada.

Esses índices também trazem consigo uma série de burocracias e demandas, por outro lado, a intenção é inovar com os recursos da organização. Nesse sentido, enfrenta-se menos burocracias e os membros podem aplicar suas skills, resolvendo problemas e deixando os procedimentos mais eficientes. Nada impede ao aprendiz do setor identificar uma melhoria interessante em algum aspecto e, com isso, realizar uma transformação.

Por que as empresas devem investir no intraempreendedorismo?

As companhias oferecem diversos benefícios, mas o principal deles é ter a oportunidade de gerar uma ideia de sucesso e ganhar espaço no mercado com a inovação. Veja cada uma na sequência em detalhes e entenda como fomentar esse conceito pode ser extremamente benéfico:

Retenção de talentos:

Atrair e reter talentos sempre foi um desafio, mas no período pós-pandemia as discussões sobre o assunto ganharam um novo rumo. Trabalhar esse aspecto é uma forma de mostrar ao candidato a oferta de ter um espaço para crescer e demonstrar seu potencial. Além disso, diminui o turnover.

Independentemente do setor, o time precisa sentir a evolução constante do ambiente e a valorização do seu comprometimento. Isso também é valioso no ramo tecnológico, analisando o fato dessa área estar sempre cheia de obstáculos a serem superados, aumentando a disputa por bons aspirantes.

Inovação assertiva:

Essa mudança pode ir muito além dependendo da forma como a inovação é estimulada no dia a dia. Não são poucos os casos de boas invenções dentro da própria instituição. Os post-its inventados pela 3M e o botão de curtir do Facebook são alguns exemplos.

Como desenvolver o intraempreendedorismo em minha empresa?

Chegou o momento de entender como implementar essa cultura. Planejamento e ousadia são muito importantes nesse sentido. Confira as dicas feitas pelo Nube:

Comece com uma pesquisa de clima organizacional:

Utilize um estudo sobre o clima organizacional como ponto de partida para entender a atual situação, avalie se o grupo se sente autônomo e livre para expressar ideias. Esse é também um ótimo momento para colher os primeiros feedbacks em relação aos processos já existentes. Lembre-se: é preciso realmente fazer algo com esses dados, considere pontos cruciais da pesquisa e pense como colocar as modificações apontadas em prática.

Incentive a diversidade:

O senso comum é realmente um vilão. É preciso ter uma liderança madura para avaliar a pluralidade na equipe e entender se a homogeneidade de pensamentos está atrapalhando o desenvolvimento de novos cenários.

Abra espaço para o desenvolvimento de ideias:

Vários cases de sucesso mostram a relevância de trabalhar essa vertente para o fortalecimento da marca diante da concorrência. Os colaboradores são os melhores atores para a propulsão de mudanças, afinal, não há ninguém melhor para trazer esses benefícios.

Portanto, se mantenha ligado e fique de olho nas transformações do mercado. Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete