Com a transformação digital impulsionada pela pandemia, a palavra “Metaverso” ganhou foco. Segundo levantamento da Gartner, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia imersas, seja para trabalho, compras, educação, social ou entretenimento. Sendo assim, você está preparado para viver nesse mundo virtual? Essa integração à vida real é uma grande aposta para o futuro.
O que sabemos sobre o Metaverso? Esse termo impactará nosso futuro?
Nos últimos anos, o termo vem sendo muito utilizado, expandiu sua popularidade e cada vez mais recebe novas interpretações. Em 2021, a alteração do Facebook, plataforma dirigida por Mark Zuckerberg, para “Meta” também trouxe o assunto à tona. A expressão tornou-se uma das palavras-chaves mais buscadas no Google.
De acordo com o estudo “Metaverse Market in Finance by Component and Geography -- Forecast and Analysis 2022--2026”, a concepção atingirá um valor de mercado de quase 51 bilhões de dólares até 2026. Essa estatística é uma informação para as corporações abrirem os olhos diante de um mar de possibilidades.
Para Laércio Carpes, professor e coordenador dos cursos do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), a inovação pode ser positiva se soubermos equilibrar a vida on-line com a off-line. "Teremos novas profissões e formas de trabalhar de maneira totalmente imersiva e, com isso, todas as áreas de comunicação humana serão afetadas: reuniões laborais, aulas em universidades, relações pessoais e o dia a dia em geral. Será algo natural”, explica Laércio.
O segmento da educação também será impactado. Afinal, se o ensino à distância (EaD) já traz provas de como é bem aceito e rende bons frutos, aprender por meio da gamificação do Metaverso será uma grande oportunidade. Para acompanhar tantas novidades, é imprescindível se manter sempre estudando. “Vamos aprender, refletir e nos posicionar diante das mudanças tecnológicas atuais”, destaca Jeaane Gomes, mestre da UNASP.
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Quais os impactos do Metaverso no mercado de trabalho?
Essa perspectiva tem se tornado verdade dia após dia. Por isso, precisamos estar atentos. Segundo uma pesquisa realizada pela On The Go, 56% dos entrevistados conhecem o termo, mas não compreendem sua serventia e nem conseguem defini-lo. Todavia, é fundamental entender a proposta e compreender como impactará o cenário mundial, essencialmente em aspectos econômicos e de privacidade de dados.
Consoante a coordenadora da pós-graduação em Gestão de Pessoas e Comunicação e Estratégias Digitais nas Organizações do Senac EAD, Luciana Rossi Cotrim, existem alguns fundamentos essenciais. "Trata-se de um espaço on-line compartilhado. Ele possibilita, por meio do uso de subsídios tecnológicos, aproximar o mundo físico do virtual. Nele, os usuários podem interagir em um ambiente tridimensional, para fazer compras, participar de comemorações e até aprender novas habilidades”.
Essa realidade já é comum para algumas pessoas e acontece cotidianamente em nossas rotinas. Alguns exemplos demonstram o poder dessa modernidade em nossos afazeres, como a Internet das Coisas (IoT), responsável por permitir as luzes acenderem com um estalar de dedos, Inteligência Artificial (IA), imagens 3D com poder de ilustrar arranha céus gigantes, entre outros exemplos.
Quais setores serão mais influenciados pelo Metaverso?
Por ainda se tratar de um setor em construção, existem muitos estigmas envolvendo essa nova dimensão. De acordo com a Bloomberg Intelligence, a estimativa para os próximos dois anos, de 2022 a 2024 é uma movimentação de aproximadamente 800 bilhões de dólares, no período.
Esse estudo foi pautado nas iniciativas em andamento, como os lançamentos de jogos e eventos planejados. Inclusive dentro dos próprios games, tal qual o multiplayer Fortnite propiciou um show do DJ Marshmellow e da Ariana Grande nessas condições. Também já existem modelos de empreendimento investindo em ações na área. Conforme a Gartner, em 2026, 30% das companhias já terão produtos e serviços nesse mesmo espaço.
Para a docente do Senac EAD, Luciana Fernandes, diversos segmentos serão impactados. “Existem inúmeras ações de comunicação e marketing acontecendo mundo afora. Aqui no Brasil, por exemplo, a marca carioca de roupas Farm Rio desenvolveu um projeto com o objetivo de expandir a experiência do cliente. Com cenário virtual imitando a loja física, o usuário consegue passear como se estivesse em na real e clicar nos ícones para visualizar as roupas, encontrar cupons de desconto e finalizar a transação dentro do metaverso”, esclarece.
Nesse sentido, alguns exemplos de integração entre as realidades serão potencializados. “A criação de ambientes de trabalhos virtuais e a integração de novos funcionários nas empresas já acontece, mas serão aprimoradas nesse novo contexto”. Portanto, é essencial estar atento para não se tornar obsoleto e ficar de fora.
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Como se atualizar para também participar do mercado do Metaverso?
Como previsto, essa dimensão tem grande probabilidade de ser indispensável para os funcionamentos do futuro. Além de compreender a dinâmica das aplicações on-line, as companhias têm mais desafios pela frente. Entre eles, é possível destacar treinar e reter talentos para atuar na linha de frente desse novo conceito empresarial.
Um estudo apresentado pela Lenovo mostra as incertezas dos profissionais mediante essa perspectiva. Segundo os dados, 53% dos entrevistados se veem divididos sobre a competência dos superiores na adequação de um ambiente virtual, com tecnologias inteligentes já disponíveis na atualidade.
Todavia, a digitalização tem se mostrado essencial para quem quer se manter competitivo e sair à frente dos demais. Os executivos gradativamente mais entendem como a adoção de modernidades, como a assinatura digital da Assine Bem, tem se mostrado um indicador positivo para a produtividade e receita do empreendimento.
“Nesta situação, é possível afirmar: os líderes precisarão se preparar com maior conhecimento e buscar experiências no metaverso, visando inclusive a gestão das pessoas”, argumenta Luciana. Por isso, contar com métodos estratégicos fará toda a diferença. Além disso, investir em capacitação também será fundamental para entender a fundo as aplicabilidades.
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