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Os desafios para os líderes em 2023 

Notícia | 29/12/2022

Rodrigo Barreto

Nos dias atuais, as mudanças na sociedade acontecem de uma hora para outra e, por isso, as empresas devem ficar ligadas para não serem ultrapassadas. A cada ano, surgem novas tendências, comportamentos, objetivos e desejos na população. Sendo assim, os executivos precisam estar atentos para um 2023 de excelência.

A retenção de talentos será um grande obstáculo

A pandemia e os novos formatos de trabalho trouxeram diversas dificuldades para as corporações de todos os portes e segmentos. Um dos principais foi oferecer uma boa experiência ao colaborador, tanto nas jornadas presenciais, quanto remota e híbrida. Prova disso é a nova edição do Guia Salarial 2023, da Robert Half, com as perspectivas para o mercado no próximo ano. Agora, o protagonismo está com o profissional, não mais com o empresário.

Nesse sentido, atualmente, a maior missão é encontrar a pessoa certa para cada vaga. Então, a maioria dos recrutadores (68%) considera a busca e retenção desses talentos como a atividade mais desafiadora dos próximos meses. Por isso, 76% dos entrevistados estão preocupados com o tema.

A contratação e chegada de novos integrantes pode ser uma etapa desafiadora a todos os envolvidos. De um lado, estão as equipes à espera de contribuições importantes dos novatos. De outro, quem está se ambientando, normalmente com muita energia e empolgação para agregar resultados. Para essa relação se estabelecer com equilíbrio e transparência, a aplicação de um onboarding pode fazer muita diferença.

Segundo a diretora executiva da Gentrop, Alline Antóquio, a humanização desse processo é a grande chave para o sucesso de sua efetivação. “Vivemos grandes mudanças nos últimos anos. Boa parte das companhias embarcaram de vez na transformação digital e aderiram a ecossistemas de inovação repletos de soluções. Entretanto, não basta apenas investir na parte tecnológica. O indivíduo deve se sentir de fato inserido, integrado e apto a entregar todas as tarefas inerentes de sua nova função”, explica.

Nesse sentido, a executiva evidencia as funcionalidades de algumas plataformas. “Ferramentas como o Google Cloud Plataform e Google Workspace reúnem todos os dados do negócio em nuvem e permitem a comunicação e acesso às informações e documentos necessários para as atividades do dia a dia. Conexões, feedbacks e treinamentos constantes e em tempo real têm contribuições imensas, permitindo um profundo alinhamento com a cultura organizacional”, pontua a diretora.

O fator humano cada vez mais valorizado

A Gartner realizou um levantamento e identificou as cinco principais prioridades para o setor de RH em 2023. “Será necessário gerenciar investimentos em pessoas e tecnologia, cultivar uma cultura positiva e priorizar a experiência do time”, ressalta a gerente geral de Recursos Humanos da NEO, Keilly Monteiro. Os próximos tempos exigirão estratégias para a retenção do grupo para 42% dos gestores ouvidos. Ou seja, é preciso proporcionar aos membros os aspectos desejados por eles.

A eficácia por parte do líder e do gerente foi apontada por 60%. De acordo com o relatório, existirão barreiras emocionais impedindo de construir compromissos ou minando a assertividade. As pessoas não querem ser apenas um número para as organizações e, ao mesmo tempo, estão cada vez menos afeitos às alterações. Para lidar com essa resistência 53% dos respondentes querem desenvolver habilidades.

Tirar essas ações do papel será o caminho certeiro para criar internamente as trajetórias mais adequadas. Trata-se de uma tarefa complexa, pois as opções de carreira atuais são menos visíveis devido à redução do período médio nos escritórios. Ainda, para 50% das instituições, a competição por sujeitos capacitados aumentará consideravelmente nos próximos seis meses, independentemente das condições macroeconômicas. “Em outras palavras, deve-se priorizar as táticas de recrutamento para se alinharem às necessidades do negócio, planejando vários cenários em potencial e, assim, tomar decisões com segurança”, acrescenta Keilly.

O engajamento se torna fundamental para 2023

O comprometimento emocional e funcional, chamado de engajamento, é a chave para impactar positivamente na fidelização de clientes (10%), produtividade (22%) e lucratividade (21%), conforme os dados do State of the Global Workplace 2022 Report. “A virada do ano sempre vem carregada de expectativas. Por isso existe a necessidade de definir metas e apresentar as estratégias do local, assim como os desafios e resultados”, explica a gerente de RH da Howden Brasil, Tatiana de Moraes Pereira.

Ainda de acordo com a especialista, essa prática vem do alinhamento com a cultura e os direcionamentos do local. “Com objetivos de crescimento agressivos e o desafio de contratar membros para isso, a transparência e a comunicação clara do nosso propósito são as principais ferramentas para essa nova fase”, explica.

Muitas vezes falta clareza sobre o cenário e isso reflete em incertezas para todos os envolvidos. “O simples fato de ouvir as pessoas e atuar em temas corretos cria um elo de confiança. É possível levar para a diretoria as reclamações e sugestões de melhorias quando a empresa adota uma política de abertura”, elucida Tatiana.

O treinamento especializado também é uma forma de empoderar o grupo e desenvolver competências para atingir outros patamares. Oferecer ferramentas de qualidade é outro ponto determinante. Trabalhadores capacitados são mais propensos a recomendar o empreendimento aos conhecidos, segundo a“Pesquisa Global de Esperanças e Medos da Força de Trabalho”, da PwC.

Quanto às ações práticas de engajamento, a executiva esclarece: “os cidadãos são movidos por desafios e reconhecimento. Essas atitudes geram o sentimento de pertencimento e motivação diária. Promover disputas saudáveis e premiar a equipe são alternativas interessantes”, destaca a gerente de RH.

Portanto, mantenha-se ligado nas tendências e principais assuntos do seu segmento de atuação. Dessa forma, você largará na frente da concorrência em meio ao mercado tão concorrido. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

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