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Feedforward: entenda o conceito, diferenças, vantagens e mais 

Notícia | 15/12/2022

Laura Pereira

Na gestão de pessoas, existem diversas estratégias visadas em ajudar os líderes a gerir os colaboradores de maneira eficiente. Dentre elas, temos o feedback e o feedforward. Ambos são técnicas de comunicação, ideais para impulsionar o desenvolvimento das equipes, porém, um tem foco nos acontecimentos passados e o outro nos fatores futuros, respectivamente.

Nesse caso, vale destacar: o feedforward ajuda os empregados de uma empresa a identificar os seus objetivos profissionais e a desenvolver as competências necessárias para conquistá-los. Então, se quiser saber mais sobre esse método e como aplicá-la, continue a leitura e confira!

Afinal, no que consiste o feedforward?

Trata-se de uma abordagem comunicativa com princípio de tratar o comportamento futuro do colaborador. Ou seja, o foco não é analisar as ações passadas e presentes, mas, sim, em criar oportunidades, permitindo à pessoa avaliada desenvolver ou aprimorar competências técnicas e comportamentais para melhorar o seu desempenho na sua função.

Portanto, é uma ferramenta de administração do capital humano, ajudando os gestores a impulsionar o desenvolvimento dos seus liderados de maneira eficiente. Isso porque gera o aumento do engajamento e da motivação de cada membro, bem como incentiva a busca por capacitação constante.

Diante disso, é imprescindível as empresas compreenderem como funciona e como aplicá-la no dia a dia para conquistar os resultados esperados. Ou seja, colocá-la em prática é fundamental para obter funcionários cada vez mais competentes e preparados para desempenhar as suas atividades e, consequentemente, ajudar a fomentar o crescimento da organização.

Como aplicar o feedforward na prática?

O processo de feedforward é similar ao do feedback. Isso porque você precisa se reunir com o interlocutor em um local reservado para uma conversa, a fim de alinhar as expectativas.

Contudo, também é possível realizar em grupo. Nesse momento, deve-se pontuar as competências técnicas e comportamentais necessárias a serem desenvolvidas para a outra pessoa ou para os membros do time.

Além disso, é necessário questionar o indivíduo em relação aos objetivos da sua carreira. Nesse momento, o gestor precisa demonstrar também como irá contribuir para o crescimento dele.

É fundamental mencionar: esse processo tem a finalidade de aproximar a liderança dos seus subordinados e, simultaneamente, fomentar o desenvolvimento desses funcionários.

Leia também: Sete passos para um feedback eficiente!

Quais são as características do processo?

As principais características dos alinhamentos futuros são o autoconhecimento e o estímulo ao desenvolvimento de competências. Isso porque esses elementos compõem a essência deste método e garantem maior sucesso nas empresas.

Diante disso, quando falamos em foco no futuro, visando o comportamento futuro e não o passado ou o presente. Além disso, o líder tem o papel de incrementar o crescimento, permitindo à pessoa concentrar seus esforços nos objetivos profissionais a longo prazo.

Já em relação ao autoconhecimento, o feedforward incentiva o colaborador a parar para pensar nos seus objetivos profissionais e entender melhor as suas potencialidades. Assim, é possível elencar as competências — aprimorar ou desenvolver para conquistar os resultados esperados.

Por fim, essa tática de conversação ajuda no desenvolvimento de competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills). Isso se deve ao fato de ser possível apontar os pontos fortes, bem como contribuir no desempenho do colaborador, conseguindo atingir o nível de crescimento desejado.

Quais as vantagens de aplicar o feedforward na empresa?

Esse método de comunicabilidade pode proporcionar muitas vantagens para a empresa, devido a ela ter o foco no desenvolvimento dos profissionais. Ou seja, quando você tem um funcionário motivado e com as competências necessárias para desempenhar suas atividades, fica mais fácil a empresa alcançar os resultados esperados.

Dentre as vantagens de aplicar o procedimento, podemos destacar:

  • Melhora do clima organizacional;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução da rotatividade;
  • Fortalecimento da relação entre líderes e liderados;
  • Melhora da motivação dos indivíduos;
  • Aumento do nível de engajamento;
  • Fortalecimento da marca da empresa no mercado;
  • Aumento das chances de bons resultados no negócio;
  • Aumento do nível de capacitação dos times;
  • Redução dos custos com retrabalho e falhas, dentre outros.

Como você pôde ver, existem diversos benefícios por trás da aplicação do feedforward. Nesse caso, essa metodologia pode fazer total diferença na administração de pessoas dentro das organizações. Portanto, se você está à frente de um departamento, é conveniente incluí-la na sua rotina. Assim, é possível obter os resultados esperados com as áreas da companhia.

Leia mais: Como realizar um feedback efetivo?

Como aplicar o feedforward na empresa?

Pode ser aplicado antes e após treinamentos, em uma avaliação de desempenho, em uma promoção ou até mesmo no dia a dia quando o gestor sentir a necessidade. Ele pode ser feito em um local reservado, no qual os envolvidos possam conversar com mais tranquilidade ou em uma sala com um grupo de pessoas, em uma dinâmica para um ajudar o outro.

Nesse caso, o superior deve iniciar falando sobre as potencialidades dos colaboradores para depois entrar nas expectativas futuras. Vale ressaltar: neste momento, não se deve falar sobre os pontos falhos, pois o foco é o futuro e não o passado.

Também é preciso fazer perguntas para os participantes possam refletir sobre os seus objetivos profissionais e as competências a serem desenvolvidas.

Durante todo o processo, você precisa praticar a escuta ativa e a comunicação não violenta. Assim, é possível deixar o colaborador à vontade para dar suas opiniões sobre os temas abordados. Além disso, é preciso deixar claro como a proposta ajudará no desenvolvimento das habilidades laborais.

Por fim, é criado um plano de ação, garantindo ao colaborador estratégias e um prazo para desenvolver as hard e as soft skills desejadas. Por exemplo, se ele deseja ocupar um cargo de gestão de equipe, precisará aprimorar competências relacionadas a liderança e a comunicação.

Então, traçará os cursos e mentorias e, a partir daí, o colaborador conseguirá colocar em prática essas ações e conquistar os resultados esperados. Assim, estará preparado quando uma vaga interna do nível desejado for aberta na empresa.

Qual a diferença entre feedback e feedforward?

Como mencionamos, ambas são metodologias para comunicação empresarial, as quais podem e devem ser utilizadas para melhorar as relações dentro das organizações. Porém, cada um deles tem uma função específica no gerenciamento de pessoas. Por exemplo, o feedback é utilizado para oferecer um retorno em relação ao comportamento e desempenho do colaborador na execução da sua função, portanto, ao focar no passado e no tempo presente, temos uma abordagem mais corretiva e deve ser aplicada individualmente.

Por outro lado, o segundo se preocupa com o futuro e busca uma abordagem positiva, porém, ele pode ser aplicado tanto de maneira individual quanto em grupo. Isso porque quando utilizado em equipe pode ser uma ótima ferramenta de engajamento, pois tanto o condutor quanto os demais integrantes podem ajudar a identificar as competências a serem desenvolvidas.

Em resumo, esse método de comunicação é muito útil, por isso, é crucial saber o conceito e como aplicá-lo para ser possível obter os resultados planejados.

Gostou deste texto? Então, se buscar saber e entender mais informações sobre o feedback negativo — leia o nosso post sobre como dar um feedback negativo para um colaborador e aprenda estratégias de comunicação para abordar assuntos mais delicados. Conte conosco!

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