Chegou o último mês do ano! Mais uma vez, um ciclo de sucesso está se encaminhando para o fim. Já parou para pensar em quantas coisas aconteceram só em 2022? Retomada das atividades presenciais, eleições e, agora, até mesmo copa do mundo fora de época está tendo! Nesse período, é comum refletir sobre todos os episódios ocorridos desde janeiro, tanto os bons quanto os ruins. Pensando em dar o melhor de si, muitas metas passam a ser traçadas para cumprir em 2023 ou ainda nesse tempo restante. Seja no trabalho ou nos estudos, a dedicação e esforço sempre compensam para quem corre atrás. Então, para fechar essa etapa com chave de ouro, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) elencou os concursos mais promissores para essa reta final. Confira agora a nossa seleção!
Até 11 de dezembro | Antologia - Círculo Sagrado
Mais uma vez, a Cartola Editora publicará uma antologia por meio de um concurso literário direcionado para autores da língua portuguesa falada e escrita no Brasil. Composto por aproximadamente 30 contos, o Círculo Sagrado procura por narrativas sobre feiticeiras e seus truques naturais para transformar vidas. “A definição de bruxa, dada a qualquer mulher praticante de magia ou mesmo de bruxaria, iniciou-se na Idade Média, mediante crenças católicas. Uma época também denominada de A Era das Fogueiras. Essa crença seguiu pela idade moderna e é desenvolvida – e sustentada por muitos séculos – como um meio de manchar a magia em geral, imputando-lhe a mácula do mal e lhe dando associações antissociais. Atualmente, vislumbramos uma ressignificação da magia, uma reabilitação também promotora de formas alternativas de terapia, especialmente em relação à cura. Usando a intuição, ervas, incensos, cristais e fases da lua (exercem influências diferentes na energia da Terra) o poder de transformação energética e cura das bruxas são únicos”, diz a sinopse. Logo, essa é uma tentativa de mostrar como mesmo possuindo boas intenções, esse grupo já sofreu inúmeras perseguições pela simples demonização do potencial feminino.
Em suma, não é cobrado ineditismo dos contos enviados, podendo estar disponível em qualquer plataforma on-line ou até mesmo em outras coletâneas sem infringir os direitos autorais. O cadastro pode ser feito até o dia 11 de dezembro, com a ficha devidamente preenchida. Para mais informações, acesse.
Até 12 de dezembro | Bolsas da Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas
O Fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas (FINND), parceria entre a Fundação Gabo e Open Society, está ofertando um total de 16 bolsas para jornalistas de 11 nações distintas, abrangendo o Brasil. Pelo quarto ano seguido, essa iniciativa está contemplando outros lugares como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Peru. A finalidade do acontecimento é produzir reportagens examinando as vinculações entre os direitos humanos e as drogas ilícitas. Isso porque o narcotráfico tem impactado a liberdade de imprensa por todo mundo, consolidando, portanto, um problema social a ser debatido. Para se ter uma ideia, o número dos profissionais dessa área mortos por facções criminosas vem crescendo sem parar no México, por exemplo. As entregas devem se apresentar no formato jornalístico, variando entre o tradicional, texto, vídeo, áudio, fotografia, multimídia, sátira, scrollytelling ou até mesmo histórias em quadrinhos. Quanto à remuneração dos selecionados, o valor poderá chegar a até 10 mil dólares, no caso de propostas colaborativas e transnacionais envolvendo veículos de comunicação de pelo menos três países.
O convite é direcionado para freelancers ou jornalistas de organizações de qualquer porte, incluindo até mesmo mídias regionais ou comunitárias. As escritas deverão apresentar as seguintes temáticas: saúde pública; meio ambiente; direitos humanos; gênero; dimensão rural. Além disso, os participantes irão optar por uma categoria do jornalismo para concorrer, englobando: investigativo; local; inovador; colaborativo. As inscrições vão até o dia 12 de dezembro e devem ser feitas mediante o formulário.
Até 31 de dezembro | Edital de Microprojetos para a Terra Indígena Araribóia do Maranhão
O Edital de Microprojetos para Terra Indígena Araribóia do Maranhão está aberto com o objetivo principal de apoiar iniciativas individuais e familiares a favor da gestão ambiental e territorial. O local é reconhecido como a segunda maior terra indígena do Maranhão, totalizando 413.288.047 hectares, sendo ela pertencente aos povos Tenetehar Guajajara e Awá-Guajá. Ademais, é dividido em nove regiões: Barreiro, Abrahão, Lago Branco, Canudal, Araribóia, Lagoa Comprida, Bom Jesus, Zutiwa e Angico Torto. Com poucas chances de geração de renda, o êxodo dos povos nativos para as cidades dispõe de índices cada vez mais altos. Isso deixa as terras mais frágeis e suscetíveis a ameaças e pressões. Os projetos precisam contemplar o apoio a implementação de várias ações voltada a proteção e gestão de tais preceitos, produção agroecológica, sistemas agroflorestais, conservação de biodiversidade, articulação pelos direitos indígenas, entre outras alternativas.
Os envolvidos ficarão responsáveis desde a implementação dos microprojetos até a elaboração das atividades nele previstas. Cada um dos planos aprovados contará com a quantia de R$ 3.000,00 de suporte. Dentre os itens financiáveis, estão: assistência técnica; capacitação comunitária; ferramentas e equipamentos; material de consumo; intercâmbios, eventos e seminários pertinentes; realização de cursos; publicações. Afinal, o foco é na conservação e valorização dos modos de vida das tribos e o seu protagonismo. No edital, você fica por dentro de todos os detalhes. O prazo para realizar as inscrições é até o dia 31 de dezembro!
Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, cursos, livros e exposições para os leitores. Além disso, divulgamos a agenda com a programação do nosso trajeto pelas instituições de ensino de todo o Brasil. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais.
O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!
O Nube apura as melhores oportunidades para você!