Nesta semana iniciamos mais um mês deste ano. Dezembro chegou e 2022 está caminhando para o fim, mas as oportunidades de se aprimorar, melhorar um currículo e ter programas diferentes para o final de semana com cultura e arte ainda estão a todo o vapor! Isso porque vários espaços do país estão propondo chances incríveis nessa área com focos variados para a população aproveitar da melhor maneira. Logo, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), sabendo como pode ser difícil e desafiador encontrar tais eventos com esse intuito, uniu um compilado de exposições fantásticas para se visitar, confira agora!
Tempo e Transparência (São Paulo, SP)
A cidade de São Paulo ganhou a partir do dia 9 do último mês, um novo espaço dedicado inteiramente à cultura e à arte. Localizada no número 2906 da alameda Gabriel Monteiro da Silva, no bairro Jardim América, a Casa Gabriel foi idealizada e dirigida pela fotógrafa e empresária cearense Renata Vale, propondo-se a ser um espaço de cultura cujo objetivo é produzir e difundir conhecimento, com ênfase na produção do Nordeste brasileiro e em novos talentos, oferecendo vivências por meio do exercício do debate e dos aprendizados fomentados pelo diálogo. Para marcar a inauguração, o novo espaço contou com a abertura da exposição “Tempo e Transparência”. Com curadoria de Marcus Lontra, a mostra coletiva reúne um conjunto de obras de seis importantes artistas contemporâneos cearenses: Azuhli, José Leonilson, Luiz Hermano, Tetë de Alencar, Sérgio Gurgel e Sérvulo Esmeraldo; e permanece em cartaz até 11 de fevereiro de 2023. A visitação fica disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; e aos sábados, das 11h às 15h. Todos os dias com entrada franca.
Visitação ao Museu Casa da Xilogravura (Campos do Jordão, SP)
Em parceria com o Museu Casa da Xilogravura, a ação consiste em jogos, enigmas e brincadeiras interligadas às instituições e incentivando o público a conhecer os importantes espaços culturais da cidade. Depois da diversão, a família ganha um certificado. O endereço para vista é Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Vila Jaguaribe, de quinta a segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para a entrada é cobrado um taxa de R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia (idoso, professor e estudante com carteirinha), sendo gratuita para menores de 12 anos e grupos escolares previamente agendados. Para mais informações: (12) 3662-1832.
Feira Preta (São Paulo, SP)
Há 20 anos, a Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, foi construída a muitas mãos, em conjunto com parceiros e instituições privadas e públicas ajudando a contar essa história e alcançar cada vez mais pessoas. Com o tema "O Futuro Preto se Faz Hoje'', a edição deste ano encerra a sua programação neste final de semana, 03 e 04 de Dezembro. Tudo será oferecido de forma gratuita, porém, para o Memorial da América Latina, será necessário retirar o ingresso no site Sympla, seja para o primeiro ou segundo dia, e a entrega de 1kg de alimento não perecível no local. Em uma parceria com o Instituto Assaí, a cada quilo de alimento arrecadado, a empresa duplicará a doação para dar a quem precisa, por meio do projeto Ação da Cidadania.
Com um cronograma intenso desde o dia 05/11, a 21ª edição da Feira Preta contou com mais de 130 atrações nacionais e internacionais, entre workshops, intervenções, painéis e abre os palcos para os shows de IZA, Baiana System, Discopédia, Balanço Black Project, Bushman, La Pacifican Power, Renascer Del Pacifico e Jelly Cleaver, com a mediação dos creators Ana Paula Xongani e Rodrigo Cipó, entrando no setting como Mestres de Cerimônia. O público também pode acompanhar o planejamento pelos canais de transmissão da Terra. Os eventos de hoje e amanhã têm início às 12h, com entrada até às 15h, e finalizam às 22h.
"Tá no hype falar de HIV?" (São Paulo, SP)
Em homenagem ao Dia Nacional da Luta Contra a Aids, o Sesc São Paulo realiza, em dezembro, a quinta edição do projeto: "Contato - Ações para a promoção da saúde sexual e prevenção das IST's e HIV/Aids". O objetivo é promover a discussão e reflexão de informações atualizadas, além da troca de experiências de vida, para despertar a outros imaginários e possibilitar a quebra dos estigmas e preconceitos cercando o assunto.
Com o tema “Tá no hype falar de HIV?”, as ações acontecem no dia 4 de dezembro, domingo, no Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque), com a participação da Coletiva Slam das Minas SP, do apresentador Spartakus Santiago, do comunicador João Geraldo Netto e das escritoras Priscila Obaci e Marina Vergueiro. As atividades, voltadas principalmente para os jovens, são gratuitas. Às 14h, haverá uma apresentação de Slam com a Coletiva Slam das Minas SP. Logo em seguida, às 14h30, terá início o quadro “Poesia, ciência e as informações mais atualizadas”, com a poeta HIV+ Marina Vergueiro, diretora do curta “Cartas Pra Mim”, o influenciador HIV+ João Netto, do canal do Youtube “Super Indetectável” e a mediação do apresentador Spartakus Santiago. Ambos os programas ocorrerão na área de convivência (térreo).
Gostou das dicas? Confira também nossas matérias com indicações de livros, concursos e cursos, postadas todos os finais de semana na página do Nube. Assista a TV Nube e leia os textos no blog para adquirir ainda mais conhecimento. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para download em Android e iOS. Deixando seus dados atualizados e as notificações ativas, não corre risco de perder nenhuma novidade!