Dar e receber feedback é uma habilidade essencial e muito valorizada no mercado de trabalho. Engana-se quem pensa apenas ser necessário para colaboradores em cargos de liderança, afinal, essa competência comportamental deve ser desenvolvida desde os períodos de estágio e aprendizagem. Isso porque todos os indivíduos estão sujeitos tanto a oferecer quanto a ouvir algum tipo de retorno relacionado a si ou aos outros. Porém, ainda há uma barreira até o objetivo correto.
Normalmente, isso acontece porque as pessoas não dominam esse tipo de comunicação ou, ainda, não estão preparadas para escutar algo negativo sobre o seu rendimento. Nesse caso, uma estratégia ajuda a melhorar pontos deficitários, cumprindo a função dessa tratativa. Pensando nisso, neste texto, será debatido o tema, bem como o passo a passo para aplicar essa prática de forma eficiente para obter os resultados esperados. Continue a leitura e confira!
O que é um feedback negativo?
Esse recado visa os pontos de melhoria de um colaborador. Os aspectos podem ser referentes a um comportamento inadequado, serviço insuficiente ou um erro cometido. Portanto, ele tem o intuito de fazer uma crítica construtiva para o outro entender, analisar e ter alguns entendimentos ao decorrer do tempo para se aprimorar cada vez mais.
Por exemplo, funciona para impulsionar a performance de alguém, com isso, ele pode obter os efeitos esperados. No entanto, lembre-se: não é somente na empresa, essas mudanças podem ser aplicadas também em outras áreas da vida. Quer saber se você sabe fazer isso? Confira nosso post sobre o assunto e fique por dentro!
Qual a importância do feedback negativo?
Sabendo o significado dessa tratativa, é preciso entender a sua importância. Por meio dela, todos têm acesso a essa opinião e podem fomentar mudanças determinantes para o desenvolvimento próprio. Dessa forma, é possível conhecer necessidades de evolução para definir e aplicar as ações certas para aprimorar o desempenho.
Além disso, todo conselho deve ser visto positivamente, pois o colega está se preocupando com você. No caso das corporações, esse fator é crucial para a criação de um clima organizacional mais favorável, principalmente quando esse diálogo é utilizado corretamente.
No sentido pessoal, também precisa ser encarado como um presente, sendo dada a oportunidade do receptor ouvir outro ponto para alterar sua conduta. Contudo, cuidado: isso é válido apenas quando a fala for feita no momento adequado, com ética, respeito e educação.
Quando usar o feedback negativo?
É crucial saber a hora certa para ser realmente eficiente nessa transmissão de informação. Por isso, ele deve ser aplicado quando ocorrer alguma falha. Ou seja, se alguém tiver uma atitude inadequada, falta grave, realizar uma tarefa de modo impreciso, dentre outras situações.
Também pode ser usado em caso de conflitos. Logo, quando essas situações ocorrerem, é fundamental uma boa comunicação. Assim, poderá resolver os problemas de maneira pontual. Lembre-se: esse bate papo deve ser privado e você precisa usar técnicas não violentas para ter efetividade.
Como preparar um feedback negativo?
Muita gente tem dificuldade de emitir uma mensagem negativa. Nesse caso, o planejamento pode fazer muita diferença, então, escreva uma pauta com todos os assuntos a serem abordados. Vale a pena ressaltar: você deve ser objetivo e claro nas explicações, bem como precisa fundamentá-las com dados concretos, ou seja, exemplos de atuações e frutos obtidos por meio de indicadores de desempenho. Também é interessante esboçar um plano de ação para auxiliar. Dessa forma, vocês podem finalizá-lo juntos ao final do processo.
Ademais, não perca o timing, ou seja, não deixe passar muito tempo da ocorrência. Para diminuir as chances e evitar a repetição da falha. Outro ponto significativo é separar o local para isso. Nesse caso, escolha um lugar calmo e reservado para ter privacidade e possam trocar ideias com calma.
Por fim, seja respeitoso. Então, adote expressões faciais amigáveis e use palavras mais suaves. Deixe a conversa fluir com naturalidade, assim, os resultados podem ser alcançados. Essa técnica ajuda muito o outro a entender: seus apontamentos são construtivos e não destrutivos!
Como estruturar um feedback negativo?
Após saber mais sobre o tema, é hora de estruturar o seu. Para isso, separamos aqui seis etapas para te auxiliar a dar uma réplica para qualquer indivíduo, inclusive no seu trabalho, onde a comunicabilidade deve ser muito bem utilizada. Confira o passo a passo:
Estabeleça uma medida certa: como mencionado anteriormente, é preciso aplicá-lo no instante certo. Ou seja, não pode passar muito do acontecimento. Dê preferência para resolver a situação o quanto antes, pois as chances de sucesso serão maiores. Também deve-se ficar atento à quantidade de conversas realizadas, pois muitas discussões de melhoria seguidas podem desanimar o receptor, bem como podem ser interpretadas como mau-humor ou falta de habilidade da liderança.
Tenha essa conversa constantemente: a humanização é essencial. Por isso, evite falar por meio de canais digitais, como WhatsApp, redes sociais, chats, e-mail, entre outros. Assim, é possível evitar interpretações equivocadas.
Sempre dê preferência para o “olho no olho”, pois esse contato é um diferencial. Porém, se for necessário, use aplicativos de conferência on-line, mas lembre-se de usar uma sala individual.
Programe retornos. Deve ser elaborado um plano de ação para o acompanhamento do aprimoramento dos pontos a consertar. Para isso, devem ser agendados novos encontros para verificar e saber sobre o andamento do processo.
Apresente possíveis soluções: não basta apenas mostrar erros sem soluções. Então, crie um programa de tarefas e o cronograma para você seguir o andamento. Além disso, quando você ajuda a encontrar os caminhos, mostrando se importar com seu interlocutor e não somente em apontar as falhas dele. Isso tem um impacto benéfico em relação ao objetivo, pois o outro se sente mais motivado.
Mantenha a honestidade: é indispensável ser honesto e transparente. Então, elenque atitudes e explique de maneira coerente e contextualizada. Não se esqueça de falar sobre os deslizes cometidos e como afetam o ambiente.
Cuide da abordagem inicial: não faça comentários vazios, repetitivos e aleatórios, pois eles podem não surtir o efeito desejado. Ademais, demonstre conhecimento na trajetória da pessoa. Assim, fica mais fácil perceber a sua evolução.
Exclua falas sobre características pessoais: é preciso se concentrar nas habilidades profissionais. O receptor saberá como o assunto será tratado para metas laborais e não a respeito da sua vida pessoal.
Portanto, se mantenha atualizado das tendências do mundo corporativo. Gostou deste conteúdo? Em nosso blog e redes sociais existem publicações diárias para fortalecer o seu currículo. Nos acompanhe e fique por dentro! Se busca por estagiários e aprendizes para incorporar o seu grupo, entre em contato com o Nube. Esperamos por você!