O final do ano já está batendo na porta e, com ele, muitos questionamentos sobre a vida. Possíveis dúvidas sobre estar no caminho certo na carreira, querer variar, mas pensar ser tarde demais, são normais, principalmente em uma época onde a mudança no meio profissional é cada vez mais comum. Nesse sentido, a área da tecnologia é um setor crescente no mundo, com uma demanda alta de empregados a qual chama a atenção de uma parcela dos infelizes com suas escolhas iniciais. No entanto, há um déficit enorme no mercado para encontrar e reter interessados nas empresas de TI. Saiba sobre isso agora!
A tecnologia abrindo portas para novas oportunidades de trabalho
Uma pesquisa da Kaspersky realizada no último ano destacou uma tendência visível: a transição de ofício. O levantamento apontou 53% dos brasileiros querendo mudar de profissão, por diversas razões, incluindo a busca por funções mais significativas (31%) e salários mais altos (49%). Nesse cenário, o setor de TI se tornou atrativo para muitos indivíduos, tendo em vista a transformação digital, acelerada nos últimos anos, e como acarretou uma maior busca por especialistas. “A tecnologia vem sendo o caminho encontrado por muitos buscando trabalhar com mais propósito e realização. Aqui no Grupo FCamara, estamos muito satisfeitos com resultados de sujeitos aos quais vieram de transição de carreira e hoje se destacam no setor. Nosso DNA, chamado de ‘sangues laranja’, é muito forte no sentido de transmitir conhecimento e gerar oportunidades. Acreditamos em como trazer pessoas com vontade de aprender do zero, interessadas em novas experiências, possa ser a grande chave do sucesso”, explica Joel Backschat, CIO do Grupo FCamara.
Esse é o caso de Carla Mendanha, formada em Arquitetura e Urbanismo. Ela exerceu por alguns anos a ocupação, mas se viu insatisfeita, principalmente com o agravante do país passando por uma crise na construção civil. Então, resolveu apostar em uma segunda faculdade, aos 25 anos, de Análise e Desenvolvimento de Software, pensando em se tornar desenvolvedora. “Porém, ao entrar na FCamara, acabei tendo oportunidade de atuar em um setor o qual ganhou meu coração: UX/Product Designer. Hoje, sou Lead of People Manager and Product Designer, ou seja, dirijo o time de UX desde 2020. Atualmente, com cinco anos de empresa, comecei uma migração nova, a de People Manager - gestão e experiência das carreiras dos sangue laranja”, comemora.
Carla explica como essa decisão não foi tranquila, mas era necessária. “Até eu aceitar precisar jogar fora cinco anos de estudos em arquitetura, não foi nada fácil. Mas não dava para continuar em algo sem gostar, trabalhando descontente. Hoje sei como aquele tempo não foi desperdiçado, porque me ajudaram a ser quem sou hoje e, com certeza, foi a melhor decisão tomada. Fico muito feliz por terem acreditado em mim, pelo reconhecimento até o cargo e me sinto muito realizada”, pontua.
Mais alguém passando por isso é Lilian Fritzen, a qual chegou a iniciar os cursos de economia e contabilidade, mas não se viu atuando com aquilo e acabou não terminando nenhuma das duas graduações. “Passei boa parte da minha vida exercendo funções ligadas ao telemarketing, área administrativa e financeira, auxiliar em escritórios e por aí vai. Na época, o domínio tech não fazia parte das formações tradicionais, muito menos para uma mulher, mas eu sempre tive uma atração pela tecnologia. Lembro quando tinha 12 anos e meu pai ganhou um computador bem velho e levou para casa, para brincarmos. Pela nossa condição humilde, eu nunca tive contato com um e para mim aquele era o brinquedo mais incrível para uma criança”, conta.
Durante a pandemia, ela sentiu a necessidade de migrar para um campo com maior impacto na vida humana e, aos 33 anos, ingressou na universidade de engenharia de software e passou a fazer cursos gratuitos na Internet para se especializar. Hoje, ela ocupa o cargo de Desenvolvedora Full Stack e pretende se estabilizar após concluir a faculdade. “Minha maior realização é sentir ter encontrado propósito”, comenta.
A necessidade de se manter atualizado e em inovação constante
A realidade digital chegou a todas as firmas dos mais diversos segmentos. Entre mudanças e novos hábitos assimilados no dia a dia corporativo, a digitalização se fez onipresente com novas soluções e ferramentas. Assim, entre tantas situações para os gestores lidarem nos últimos anos, a falta de especialistas para suprir os serviços é uma das mais latentes. Houve um crescimento gigantesco no sentido de qualidade e isso exige qualificações com alto grau de conhecimento para atender à nova realidade dos negócios. Assim, os interessados em ocupar esses cargos precisam estar alinhados ao mais moderno e inovador existente até então.
O próprio campo de TI também está mudando. Hoje, as corporações buscam por funcionários sem medo do novo e dispostas a conhecer algo para agregar ainda mais valor a sua trajetória. “Assim, as vagas disponíveis não têm mais um fator, perfil ou característica determinante. As melhores organizações precisam de um ambiente acolhedor, inclusivo e desafiador. Nem sempre foi assim, evidentemente. Historicamente, o perfil de quem trabalhava no setor era predominantemente masculino. Felizmente, isso está mudando, com maior participação feminina na área e pessoas migrando de outras áreas, como design e publicidade”, explica Lázaro Pinheiro, CO-CEO da TrueChange
O cenário diverso traz diferentes pontos de vista para dentro das entidade e departamentos, Isso desencadeia uma série de mudanças na forma como os indivíduos lidam com o próprio trabalho. Agora, a palavra de ordem é estar alinhado às tendências e inovações surgidas continuamente. “As organizações precisam de gente buscando o desafio, os aprendizados, o clima e o propósito encontrado. É um chamariz e tanto ao lado de pacote de benefícios e de remuneração atrativos. Ao mesmo tempo, é fundamental priorizar a entrega de valor aos clientes e buscar, de forma contínua, o desenvolvimento de todos para poderem continuar acompanhando a evolução”, aponta Pinheiro.
No caso desse ramo, espera-se do próprio ajudante ir atrás daquilo desejado e procurado. Quando há esse encontro entre um perfil inquieto, com vontade de aprender e uma instituição oferecendo o local propício para desafiar e estimular o crescimento, a modernização surge de forma natural. Ganha o funcionário, podendo se destacar e atingir os objetivos; e o empreendimento, com um prodígio pronto para voar em seu quadro da equipe.
Gostou do texto? Assista a TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade.
O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado e incentiva a mudar, caso traga felicidade!