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A experiência do colaborador também conta! 

Notícia | 22/11/2022

Ana Clara Lima

A vida dos indivíduos é repleta de momentos marcantes e todos estão em busca de testemunhar os melhores acontecimentos possíveis. Em qualquer oportunidade, no tempo livre aproveita-se para passear, viajar ou simplesmente relaxar a mente. No entanto, a hora de lazer não é o único intervalo no qual espera-se por lembranças positivas. No mundo laboral, essa premissa também deve ser colocada em prática. Não apenas a boa vontade individual como o esforço da direção precisa estimular os colaboradores a darem o melhor de si de forma saudável e efetiva. Quando se tem isso em mente, fica mais fácil traçar novas estratégias e saber até onde a organização pode chegar com funcionários satisfeitos com sua realidade. Sendo assim, compreenda como uma convivência com o saldo positivo no ambiente de trabalho pode contribuir tanto no futuro dos envolvidos quanto da instituição.

O ponto de vista do colaborador!

Conforme pesquisa realizada pelo Nube sobre quais são os pontos mais importantes para fazer uma empresa brilhar os olhos de alguém, 63% dos participantes apontaram a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento na sua área de atuação. Outros 15,47% destacaram um ambiente capaz de proporcionar satisfação e realização pessoal. Já 8,14% priorizam a boa imagem e reputação no mercado e mais 5,03% indicaram o investimento em inovações e novas tecnologias. No final, apenas 2,02% valorizam a chance de rápida promoção para ocupar um cargo de liderança. 

Nesse sentido, fica nítido como a procura por altos salários e benefícios deu o seu lugar para o sentimento de pertencimento e satisfações dos funcionários. Hoje em dia, se sentir uma parte essencial da empresa ajuda a equilibrar a vida pessoal e profissional, tendo em vista a existência de apenas uma pessoa para ambas.“É fundamental os líderes pensarem no impacto da saúde no potencial humano e a relevância da implementação de programas de saúde/qualidade de vida para os colaboradores. Por isso, devem disponibilizar momentos de lazer, atividades físicas em grupo, meditação e confraternização”, comenta Tomás Camargo, sócio-fundador da VIK. 

Ademais, fica claro como a experiência do colaborador deve ser colocada em pauta pelas companhias pelo território nacional consumido pelo Burnout e desmotivação constante. “As boas organizações precisam investir no bem-estar dos membros da equipe para evitarem, futuramente, gastarem com doenças causadas pelo sedentarismo e estresse, por exemplo. Isso também permite uma diminuição consideravelmente sobre os custos das organizações com plano de saúde, absenteísmo e baixa produtividade. No Brasil, esse movimento vem acontecendo, no qual a preocupação com a saúde está cada vez mais consciente e estratégica para as corporações”, comenta Tomás Camargo, sócio-fundador da VIK.

A promoção do bem-estar no ambiente de trabalho!

De acordo com pesquisa realizada pela Gallup, um terço dos colaboradores mundiais concordam plenamente com o papel da corporação em sua missão e propósito de fazer todos se sentirem bem e demonstrar a relevância de seus respectivos cargos para a sociedade. Pensando nisso, Paulo Oliveira, gerente de marketing da Apdata, recomenda algumas práticas a fim de atingir uma boa experiência do colaborador. Confira!

 O relacionamento do gerente com o time: para formar uma equipe coesa, é indispensável estabelecer uma ligação compatível entre os membros. Essa medida começa a partir da atitude de um chefe no momento de selecionar cada integrante e a sua conduta no decorrer do tempo. Em sua função de desenvolver os pontos fortes e trabalhar os mais fracos de cada um, o supervisor somente alcança resultados positivos com o progresso de todo o coletivo. “Manter um vínculo saudável é importante para o crescimento da empresa, tendo em vista como a experiência dos colaboradores é guiada, em grande parte, pelos seus gerentes”, orienta. 

 Função: ainda referente ao levantamento do Gallup, 41% dos participantes constatam a necessidade de ter a descrição de suas responsabilidades alinhadas com as demandas do dia a dia. Desde o processo seletivo até a contratação, tudo deve ser muito bem explicado. Na hora de colocar a mão na massa, as atribuições precisam ser compatíveis com aquela antes acordadas, evitando qualquer tipo de atribuição distante do potencial de cada um. “Para o contratado obter uma boa experiência empresarial é essencial esclarecer o esperado dele”, acrescenta. 

Área de atuação: tanto a estrutura do escritório quanto o fornecimento de equipamentos no caso de home office, são a base para o bom funcionamento dos negócios. Certos segmentos e profissões exigem um investimento a mais em sua infraestrutura, sendo o entendimento dessa premissa algo essencial para a realização completa de projetos. Antes de sonhar grande, é preciso verificar aquilo ao alcance das ferramentas disponibilizadas pela direção. “A empresa deve fornecer todas as ferramentas necessárias para a produção do serviço. Além disso, evitar ruídos e distrações são outros fatores relevantes e devem ser considerados em prol da vivência do contribuinte”, pontua. 

Bem-estar: é complicado esperar entregas satisfatórias em um local angustiante. Por meio de aberturas para diálogos, é possível analisar as necessidades do quadro. Assim, as medidas e culturas a serem promovidas passam a ser mais assertivas para cada setor. “A pesquisa global do Gallup identificou cinco fatores atrelados a boa vivência do trabalhador, são eles: construir uma carreira de sucesso; ter vida social ativa; manter a estabilidade financeira; ter boa saúde física e psicológica e fazer parte de uma comunidade. Esses cinco tópicos estão conectados com as experiências vividas no ambiente de trabalho”, finaliza. 

 Torna-se evidente, portanto, como a satisfação geral deve ser vista como uma estratégia ao invés de desafios. Como nunca, está se consolidando pela sociedade o princípio de como trabalhadores felizes e com qualidade de vida são tendenciosos a promover sua produtividade e conquistar uma carreira de sucesso. Por essa razão, incentivar as pessoas é um caminho para o engajamento e interação do staff

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