Quem não sonha em ingressar no ensino superior? Esse é o desejo da maioria dos estudantes no Brasil. Para eles, esse momento do ano é extremamente importante, pois acontecem diversos vestibulares pelo país. No entanto, é preciso estar preparado tecnicamente e psicologicamente para obter um bom desempenho. Dessa forma, os mais bem capacitados, em breve, se tornarão estagiários nas áreas escolhidas.
A pressão pode atrapalhar muita gente
A hora de decidir a futura profissão é muito marcante. Nessa idade, muita gente ainda não entende muito bem o impacto desse movimento e, diversas vezes, mesmo tendo consciência, tem dificuldade em chegar a uma resposta. Todo esse conjunto pode afetar a estabilidade emocional do candidato e atrapalhar o seu desempenho.
Nos dias antecedentes às provas, é fundamental praticar atividades físicas, se alimentar de forma saudável e equilibrada, beber muita água, manter o lazer, o relaxamento, e se atentar para a qualidade do sono. “Não estar bem fisicamente com certeza prejudicará na performance”, garante a professora do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário, Jocimara Chiarello.
De acordo com ela, na véspera, o descanso é essencial. “Exagerar nos estudos não é recomendável, pois as questões exigem rapidez no raciocínio. Se a pessoa estiver cansada, se complicará”, diz. Nesse contexto, entra a famosa frase “tudo em excesso faz mal”. Logo, o equilíbrio é a chave para alcançar o resultado esperado.
Além de a emoção estar à flor da pele, há ainda os preparativos para os dias de avaliação. “Nada de correria. O estresse é desestabilizador e prejudicial. Visitar o local de prova antecipadamente a fim de verificar o tempo para chegar até lá, bem como fazer um check list dos itens a serem levados são ações quase obrigatórias. Ler o edital também é interessante, pois nele constam todas as orientações necessárias”, aconselha a professora.
No entanto, a pressão acontece e vem de todos os lados, por ser uma trajetória natural. “O jovem está saindo de um período com atividades mais programadas para entrar em uma fase de mudanças extremas. Por isso, ele precisa ser orientado a pensar no seu projeto pessoal. Onde quer estar daqui a dez anos?”, explica Jocimara.
Essa etapa é apenas o início da vida adulta, quando tudo se torna mais desafiador. Nessa hora, os familiares e professores depositam uma expectativa, mas isso deve ser visto de forma positiva. “Inevitavelmente os estudantes percebem isso e se sentem na obrigação de conquistarem uma boa nota. Conforme os exames se aproximam, a tensão não é apenas para ser aprovado e entrar na universidade, mas para mostrar como os estudos foram realizados corretamente”, ressalta o professor do ensino médio do Colégio Bom Jesus, Antônio Marangon.
Entretanto, há a possibilidade de esse plano não ser concretizado de imediato e isso também deve fazer parte da reflexão. “Alguns alunos querem passar em cursos concorridos e às vezes nem tentam a vaga por insegurança. A sociedade impõe, de certa forma, o dever de sair da escola para a faculdade. Porém, às vezes, isso pode demorar um pouco mais, cada um tem o seu tempo”, alerta a especialista.
Sensações como medo e ansiedade trazem um teor protetivo e podem se tornar um problema. “Começa a preocupar quando paralisam o indivíduo, pois dessa forma não vai consegue desenvolver suas atividades principais do dia a dia, nem mesmo as prazerosas”, alerta a docente. Quando o adolescente começa a ter notas baixas, deixa de sair com os amigos e praticar esportes, pode-se ligar o sinal de alerta para uma possível ajuda psicológica. “O entorno desse jovem deve captar os sinais e oferecer o apoio necessário”, atenta.
Perda do sono, mudança no apetite, desconexão com as aulas e a própria autossabotagem são alguns sintomas, segundo Marangon. “A confiança é a chave para muitas situações. Contudo, além disso, o candidato precisa se imaginar no futuro, vislumbrar quem pretende ser e entender a fase atual como uma parte do caminho”, complementa.
Como se preparar na reta final?
A principal preparação já foi feita. Agora, é hora de realizar apenas alguns ajustes e reforçar pontos estratégicos. Nessa reta final, a organização é determinante. Então, como fazer para dar aquele gás, sem perder o foco e superando o nervosismo? Nesse sentido, o coordenador do Colégio Presbiteriano Mackenzie, Filippo Fogaccia, traz algumas dicas:
Revise provas de anos anteriores: diminua o ritmo, sem parar completamente, fazendo revisões periódicas e focando nos conteúdos mais cobrados ou de maior relevância.
Use métodos de estudo e crie horários fixos: ter um padrão contínuo, intercalando estudos com relaxamento traz bons efeitos ao desempenho. “Essa prática ajuda na liberação de neurotransmissores (dopamina e acetilcolina), relacionados à consolidação da aprendizagem e formação da memória de longo prazo”, diz Fogaccia.
Exercite a capacidade de concentração por longos períodos: ter uma rotina amplia a atenção e o condicionamento psicológico. “Anote os pontos principais enquanto lê ou assiste videoaulas. Escrever é um ótimo hábito cognitivo”, acrescenta o coordenador.
Evite as distrações: mantenha o celular desligado ou desative as notificações. Afaste-se de animais de estimação, amigos ou familiares nas horas focadas às aulas.
Mexa-se: levante-se em pequenos intervalos, por 10 a 15 minutos, pois o corpo cansa rapidamente sentado na mesma posição.
Cuide da alimentação: tente não ingerir alimentos gordurosos, porque demandam muita energia para digestão e podem dar sono, prejudicando a concentração. Manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento do cérebro.
Durma bem: cerca de oito horas por noite. Um bom sono reparador faz toda a diferença para a disposição do dia seguinte.
Dedique-se à redação: produza textos para aprimorar a agilidade. Leia muito e esteja por dentro dos assuntos em alta. Esse hábito maximiza o desempenho, enriquece o vocabulário e o repertório.
Prepare-se para diferentes tipos de provas: envolva-se com todo tipo de questão para aumentar a sagacidade e a segurança para resolvê-las.
Portanto, absorva a maior quantidade de conteúdo possível e siga os conselhos dos especialistas. Dessa forma, você estará pronto para tirar uma boa nota e largar na frente dos concorrentes. Nesse momento, existem várias estratégias para obter sucesso. Após se matricular no curso dos sonhos, dê os primeiros passos de sua carreira com o Nube. Acesse o nosso painel de vagas e veja as oportunidades de estágio compatíveis com o seu perfil. Desejamos boa sorte!