Quando o final de semana chega às vezes é difícil encontrar boas opções de programas legais para se passar o tempo. Nesse sentido, exposições de arte e cultura são um entretenimento informativo, diferente e intenso, perfeitos para se ocupar enquanto ainda aumenta o conhecimento de mundo e repertório! Sabendo disso e como nem sempre é fácil encontrar tais oportunidades, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), separou algumas possibilidades já disponíveis nos próximos dias. Venha conferir!
Festival Pedala Macaé (Macaé, RJ)
Nos dias 26 e 27 de novembro, a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, receberá a 2º edição do Festival Pedala Macaé, realizado pelo Instituto Aromeiazero com o apoio da Ocyan. O evento, com programação gratuita, ocorre em comemoração ao segundo ano do projeto Pedala Macaé, com o objetivo de colocar mais bicicletas para circular e difundir o direito das pessoas.
As atividades do dia 26 acontecerão das 10h às 15h, nas ruas do entorno do Bicibase, sede do Pedala Macaé, no Parque Aeroporto. A programação oferece aulas para crianças de como pedalar sem rodinhas de apoio e consertos gratuitos nas bicicletas. Além disso, também haverá música e roda de capoeira, feira de pequenos empreendedores, jardinagem urbana, bate-papo sobre meio ambiente e a produção de um grafite ao vivo. Para participar não é necessário se inscrever, apenas aparecer na rua Cento e Sete, Parque Aeroporto, das 10h às 15h. No dia 27, a organização promoverá um pedal coletivo, saindo do Posto 2 em direção ao local do evento. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e com o apoio do Aromeiazero e da Ocyan, também vai fazer uma Copa Interestadual de BMX. O início é às 8h e vai até às 16h na Praia dos Cavaleiros, rua Valparaíso, 274-284 - Cavaleiros, Macaé - RJ - Posto 2.
Transtornos Psico Tecno Neuromidiacráticos Poetrônicos (Belo Horizonte, MG)
Foi inaugurado no dia 7 deste mês, no Centro Cultural UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a exposição Transtornos Psico Tecno Neuromidiacráticos Poetrônicos, do artista Chico Marinho. A mostra reúne desenhos, poesias, instalações, esculturas sonoras/interativas, vídeo arte, dentre outras produções e tem a curadoria de Pablo Gobira e realização do Laboratório de Poéticas Fronteiriças - Lab|Front. As obras poderão ser vistas até o dia 15 de novembro. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 16 anos.
A apresentação relaciona arte, ciência e tecnologia a partir da produção poética analógica e digital. O trabalho de Chico Marinho busca promover o diálogo entre a arte e as ciências cognitivas, ciência da computação, engenharias, arte e design, dentre outros campos do conhecimento.
OSGEMEOS: Nossos Segredos (Rio de Janeiro, RJ)
Com quase mil itens, “OSGEMEOS: Nossos segredos”, conta com nove salas, onde Gustavo e Otávio Pandolfo dividem a própria história, fotografias de infância, roupas costuradas pela avó, as principais influências artísticas e afetivas, os processos criativos e importantes obras. É possível ter acesso aos primeiros personagens criados por eles e acompanhar os desenhos seguintes até o estilo atual. A mostra tem curadoria dos próprios artistas e é inspirada na apresentação da Pinacoteca de São Paulo e no Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, entre 2020 e 2022. Alguns elementos, no entanto, são diferentes.
A exposição iniciou dia 12 deste mês e pode ser visitada até o dia 23 de janeiro de 2023, às segundas e de quarta a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 20h. O CCBB fica na Rua Primeiro de Maio, 66, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria física ou no site. Ingressos agendados por horário terão prioridade, diferentemente dos demais, os quais devem aguardar a orientação da equipe CCBB.
De Fio a Fio - a Herança Têxtil Brasileira de 22 a 22 (São Paulo, SP)
O Museu de Arte Brasileira - MAB Faap (R. Alagoas, 903 – Higienópolis - SP), abriu ao público, na última sexta (21 de outubro), a exposição “De Fio a Fio - a Herança Têxtil Brasileira de 22 a 22”, promovida pela World Textile Art (WTA) no Brasil. Além de celebrar a realização da 10ª Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea, nesta edição sediada em Miami, a mostra comemora também o Jubileu de Prata da WTA e o Centenário da Semana de Arte Moderna Brasileira. O intuito é mostrar a importante herança brasileira na área, traçando um panorama a partir da obra de Regina Gomide Graz, desde a Semana de Arte Moderna de 1922. A cronologia também inclui a continuidade desse legado, com o surgimento do Atelier Douchez-Nicola de Norberto Nicola e Jacques Douchez, e seus reflexos na arte contemporânea. A composição tem três núcleos. Os dois primeiros - Centenário da arte têxtil no Brasil - homenageiam tais especialistas. O terceiro, os 25 anos da WTA, traz obras inéditas de um coletivo de 26 artistas contemporâneos, utilizando da fibra como forma de expressão. O período de visitação vai até 4 de dezembro, todos os dias, incluindo feriados, das 10h às 18h, com a última entrada às 17h30, com exceção das terças-feiras, quando o local fecha. A entrada é franca.
Moderna pelo Avesso (São Paulo, SP)
A exposição “Moderna pelo Avesso: Fotografia e Cidade, Brasil, 1890-1930”, apresenta a produção fotográfica realizada em algumas das principais capitais do país (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém), durante a Primeira República, de 1889 a 1930. A mostra documenta reformas urbanas radicais ocorridas no período, abordando as tensões e contradições desses processos, os quais alteraram as paisagens e as formas de habitar e circular nas cidades. Com curadoria de Heloisa Espada e assistência de Beatriz Matuck, a mostra também trata da expansão da fotografia e do cinema nesse momento, como parte da cultura urbana de massas, em grandes espetáculos para entreter a população. A disponibilidade é das 10h às 20h, no Instituto Moreira Salles (Avenida Paulista, 2424 - Galeria 1 - São Paulo), até o dia 26 de fevereiro de 2023, com entrada gratuita.
Gostou das dicas? Confira também nossas matérias com indicações de livros, concursos e cursos, postadas todos os finais de semana na página do Nube. Assista a TV Nube e leia os textos no blog para adquirir ainda mais conhecimento. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para download em Android e iOS.