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Metaverso: o futuro é virtual! 

Notícia | 25/10/2022

Ana Clara Lima

O termo ganhou uma significante fama em “Matrix”, filme de Neal Stephenson. Essa foi apenas uma de suas inúmeras menções nas ficções científicas dos últimos tempos. Hoje em dia, longe de ser apenas uma narrativa, vemos uma gradual implementação da virtualidade pelo mundo. Entretanto, o conceito tomou uma proporção ainda maior em 2021, quando o CEO do antigo Facebook Inc mudou a nomenclatura do conglomerado para Meta Inc. “A próxima plataforma será ainda mais envolvente - uma Internet incorporada onde você está na experiência, não apenas olhando para ela. Chamamos isso de metaverso e ele afetará todos os produtos construídos", diz Mark Zuckerberg. Nessa conjuntura, as instituições estão cada vez mais engajadas com as novidades e em busca dos melhores caminhos para adaptar-se a esse cenário tech. Sendo assim, entenda como o equilíbrio do uso de tecnologia pode aumentar a satisfação dos colaboradores.

O metaverso corporativo

Esse é um assunto diretamente ligado com as modificações no cotidiano das pessoas, sendo fundamental o seu debate no meio corporativo necessitado de sua devida adaptação. Embora o trabalho seja algo já antigo entre os homens, no decorrer da história foi preciso dar conta das novas demandas mercadológicas. Na mesma direção, a evolução chegou à era digital para todos. Dessa maneira, promover a satisfação tanto de clientes quanto do time interno é necessário para o total proveito de tais facilidades. 

De acordo com a Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business, edição de 2022 da Accenture Technology Vision, 55% dos consumidores veem seus meios de subsistência migrando para as plataformas digitais. Na sequência, 90% dos varejistas apostam na necessidade de integrar navegações de excelência entre esses dois mundos. Dentre os executivos, 72% deles acreditam no impacto positivo do metaverso em suas corporações e outros 45% no seu aspecto revolucionário ou extremamente transformador. 

A ideia é usufruir das novas técnicas em prol de um maior nível de interação e imersão, viabilizado pela realidade aumentada via net. “Tais aspectos são considerados alternativas viáveis para as corporações – principalmente aquelas com diversas unidades espalhadas, pois podem utilizar estes recursos para um amplo desenvolvimento do time, por meio de treinamentos e atividades com uma maior interatividade, deixando de lado o excesso de formalidade para um maior engajamento”, comenta Pollyana Guimarães, idealizadora da Evoluzi. 

Nesse cenário, até mesmo a capacitação de novos colaboradores se enquadra nessa nova dinâmica. Conforme pesquisa desenvolvida, em 2022, pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), juntamente da Integração Escola de Negócios, 69% dos treinamentos são realizados remotamente. “Esse apontamento também leva em conta o perfil comportamental das novas gerações, principalmente Y e Z. Isso porque o uso desse recurso passa a ser mais efetivo para esse público acostumado com experiências curtas. Para os gestores, isso viabiliza imensamente a identificação de quais são as habilidades e competências dos mais jovens característicos a serem mais ativos e menos pacientes”, acrescenta Pollyana. 

O digital promove a satisfação coletiva

Hoje em dia, é impossível não comentar sobre as mudanças de paradigma no espaço de trabalho consumido pela digitalização. Cada vez mais, é levado em consideração a vivência não apenas dos clientes e parceiros, como também de toda a equipe responsável por fazer acontecer nos negócios. Logo, atender suas expectativas ou até mesmo superá-las, é um pensamento estratégico quanto ao contentamento coletivo. Isso proporciona melhores entregas e integridade do grupo. 

Dessa forma, diversas funções do dia a dia podem apropriar-se da automatização para reduzir a carga horária de um especialista, sobrando mais tempo para focar em outros quesitos necessitados de atenção. “Usar a tecnologia para criar um ambiente envolvente de colaboradores onde todos se sintam incluídos, independentemente de sua localização, é essencial. Lideranças precisam aplicá-la  para melhorar o sentimento dos funcionários e reduzir constantemente o número de tarefas repetitivas de um engenheiro de suporte técnico (ou TSE, na sigla em inglês), realizadas com frequência”, ressalta Shelley Olson, Vice-presidente de estratégia e operações para o atendimento do cliente e suporte organizacional na ServiceNow.

Além disso, a integração organizacional faz a diferença na hora de otimizar o aprendizado sobre os trâmites internos e externos das instituições. “A digitalização , assim, facilita as comunicações para os membros manterem contato após essas reuniões e se sentirem mais próximos dos integrantes. Tal como acontece com os clientes, se os funcionários tiverem uma experiência de onboarding favorável, é provável um maior comprometimento com a organização, inclusive quando encontram dificuldades, pois sabem do seu apoio. Tudo começa com o vínculo formado desde o primeiro dia”, complementa Shelley. 

Para cada área de atuação há um determinado público-alvo para a promoção dos produtos e serviços. Tendo em vista o mundo globalizado no qual estamos inseridos, oferecer canais comunicativos é fundamental para as produções em alta. Assim sendo, é preciso investir na personalização dos empreendimentos, em busca de agradar todas as partes interessadas. Somente por meio da troca avaliativa, é possível alcançar novos resultados. Portanto, o bom suporte e acolhimento deve ser de dentro de uma entidade para fora. 

Torna-se evidente, portanto, o constante crescimento no uso de computadores e aplicativos. Esse comportamento é apenas mais um dos inúmeros passos até alcançar o metaverso. Seja qual for o campo, a realidade virtual chegará. Apesar dela preencher lacunas, é importante continuar investindo nos relacionamentos interpessoais. “Não devemos nos esquecer de incluir tempo para formar conexões e qualidade de vida, pois um cliente está intimamente ligado a um funcionário igualmente satisfeito ali prestando o serviço”, finaliza a Vice-presidente na ServiceNow. 

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