Compreender a importância do clima organizacional é essencial para uma boa governança. Assim, é possível motivar estagiários, aprendizes e efetivos a apresentar os melhores resultados e contribuir com um ambiente de trabalho cada vez melhor, independentemente das crises. Segundo uma pesquisa divulgada pela Global Workplace Report (NTT), no final de 2021, 75% dos entrevistados ressaltam o quanto o distanciamento é um fator negativo e 43% informaram como o bem-estar das equipes piorou ao longo da pandemia. Por isso, entenda mais sobre o assunto!
Afinal, o que é clima organizacional e como ele acontece no meu negócio?
Consoante a Gabriel Leite, professor e publicitário, bem como CMO (Chief Marketing Officer) da Feedz, essa concepção está diretamente ligada à produtividade individual e coletiva dos colaboradores. “Não é por acaso, por exemplo, aquelas organizações com uma vibe positiva são vistas com bons olhos pelo mercado, agregando na atração e retenção de talentos acima da média, bem como trazendo um impacto no sucesso das negociações”, afirma.
Uma das missões do RH (Recursos Humanos) é estar a frente desta questão e identificar quais os modelos advindos desse termo para desenvolver o mais adequado à situação. “Ele pode ser compreendido como a atmosfera de uma empresa a partir da percepção de quem trabalha ali. Em outras palavras, é um indicador bastante claro da qualidade do espaço corporativo”, comenta Leite.
É certo como essa percepção pode estar ligada a aspectos distintos, indo desde o modelo de gestão de talentos e ações de valorização profissional, até a forma como a comunicação é conduzida e o relacionamento entre os colegas é estabelecido. “É uma relação direta no dia a dia das companhias, podendo render tantos frutos positivos quanto negativos”, ressalta o CMO da Feedz.
Para corroborar, há mais de 20 anos a GPTW (Great Places to Work) busca constatar o quanto cuidar das pessoas e construir ambientes mais agradáveis faz bem para os negócios. Em 2016, a rotatividade voluntária dos empreendimentos brasileiros era, em média, de 24%. Em contrapartida, essa taxa ficava em 7% entre “As 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil”, relatório da GPTW.
Ainda, as entidades com investimentos nessa área tendem a ser 7% mais lucrativas e colaboradores felizes e autoconfiantes são 12% mais produtivos e possuem um retorno financeiro três vezes mais atraente para os acionistas. Ou seja, as métricas mostram: apostar nesse termo é o segredo!
Existem alguns tipos de clima organizacional, encontre o melhor para a sua empresa e seus colaboradores
1) Clima organizacional bom:
Esse é o sonho de todos os estabelecimentos, pois é o grande responsável pelos bons números obtidos. Nessa opção, os funcionários se sentem felizes e motivados para desempenharem suas funções, além de serem mais abertos para aceitar mudanças e participarem das campanhas empresariais. “Nestes casos, o estímulo à criatividade e à busca por soluções disruptivas são maiores, assim como a retenção de talentos”, explica o especialista.
2) Clima organizacional médio ou neutro:
Sabe quando você faz parte de uma empresa, a qual não chega a ser ruim, mas também não brilha seus olhos e te motiva a entregar seu melhor? Essa é a definição deste tópico. “É o famoso ‘mais ou menos’, no qual os cooperadores chegam até mesmo a serem indiferentes. Quando uma marca se encontra nesta situação é preciso ligar o sinal de alerta e pensar em melhorias o quanto antes. Caso contrário, há grandes chances de surgirem problemas como alta rotatividade, baixa produtividade e estagnação nos negócios”, destaca Leite.
3) Clima organizacional ruim:
O mais temido de todos! “Como você deve imaginar, ele representa empresas nas quais os funcionários já não aguentam mais e, quando tiverem outra oportunidade de trabalho, podem pedir demissão sem nem pestanejar”, pontua. Dessa forma, é a receita infalível para o baixo comprometimento do time, um alto turnover e até mesmo afastamento por questões de doenças psicossomáticas. “Deve ser evitado a todo custo”, finaliza o professor.
Motive suas equipes para melhorar o clima organizacional e investir no ambiente de trabalho da sua companhia
Com a chegada da Covid-19, instituições e profissionais do mundo todo precisaram adaptar suas metodologias e habilidades para permanecerem ativos mediante os desafios impostos pelo isolamento social. Nesse cenário, gestores tiveram a necessidade de administrar admissões, demissões e treinamentos, além de promoverem a motivação e participação dos envolvidos.
Para Caroline Batista Nunes Silva, docente dos cursos de Técnicas de Liderança e Treinamento e Desenvolvimento do Senac EAD, os atendentes devem ser motivados desde o primeiro momento, de forma a se sentirem estimulados a conquistarem ótimas consequências. “É imprescindível os empregados se enxergarem como parceiros, adotarem uma visão básica do todo e não somente do setor no qual atuam. Por isso, é preciso despertar o sentimento de pertencimento, pois a empresa é formada por diversos grupos e a soma de todos os esforços se reflete positivamente no comportamento organizacional”, argumenta.
Em geral, o capital humano é o bem mais precioso de qualquer corporação e quando essas peças se sentem partes do todo são capazes de conduzir os procedimentos à excelência. Outra observação feita pela docente é a relevância de um plano de endomarketing, para estabelecer um diálogo mais próximo com o público. “Esse conjunto de ações estratégicas contribui positivamente na comunicação interna, por engajar em torno de um objetivo comum. Contudo, é fundamental estar alinhado aos valores e propósitos institucionais”, salienta Caroline.
Dicas para um bom relacionamento entre as equipes
1) Momentos de integração:
Promover entre todos os trabalhadores, independentemente do cargo e demandas, a oportunidade de interagirem e conhecerem uns aos outros. Isso pode ser feito por intermédio de um café da manhã ou uma confraternização para os aniversariantes do mês, bem como piqueniques e happy hours, por exemplo.
2) Escutatória:
É importante ouvir verdadeiramente as pessoas, suas opiniões, pontos de vista, sugestões de melhoria, entre outras observações. Assim, os indivíduos se sentem valorizados e pertencentes ao ambiente de trabalho por intermédio de uma escuta com atenção.
3) Apresentar os resultados da empresa:
Tratar os funcionários como parceiros e envolvê-los no todo é vital. Desse modo, apresentar metas, objetivos, resultados, apontar falhas a serem melhoradas, novos planos de ação e demonstrar a importância de cada um no alcance das propostas almejadas faz toda a diferença.
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