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A comunicação de um líder! 

Notícia | 17/10/2022

Ana Clara Lima

A comunicação representa o processo da troca de informações. Quando há a devida compreensão sobre aquilo tentado informar, pode-se considerar a transação bem-sucedida. O seu ciclo é composto por três agentes: emissor, canal e receptor. Dominar essa técnica pode trazer inúmeros benefícios tanto na vida pessoal quanto profissional. No ambiente de trabalho, essa é uma peça indispensável para toda a equipe, especialmente, quando falamos sobre as variadas funções de um gestor. Conversar com a equipe ou até mesmo com parceiros exige uma postura sólida e pensamento estratégico para alcançar seus objetivos. Logo, saber dominar isso na prática é favorável para o controle de certas situações. Sendo assim, compreenda qual o melhor caminho para aprimorar  os diálogos de uma corporação. 

Aprimorar a comunicação é primordial

De acordo com a Pesquisa de Tendência em Comunicação Interna, realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação, dentre as 285 empresas envolvidas no levantamento, 70% apontaram como principal desafio o engajamento de gestores como comunicólogos. Outros 58% relataram o gerenciamento do excesso de informações. Já 58% enfrentam a dificuldade de melhorar a experiência do colaborador. Ademais, para 47% das companhias, o líder é o principal canal entre os integrantes de um staff. Nessa conjuntura, fica claro o papel fundamental deles como influenciadores da organização. 

Grande parte dos executivos dedicam o seu tempo com as lógicas mercadológicas e seus possíveis investimentos. No entanto, a preocupação com a maneira de se comunicar acaba sendo deixada de lado, principalmente entre aqueles voltados para áreas mais exatas. Embora saber os melhores momentos para conversar com alguém sobre determinado assunto seja relevante, é ainda mais expressivo quando esse comportamento está alinhado com a maneira correta de abordar as pessoas.

“Na fase escolar somos estimulados a desenvolver nossas inteligências em vários setores e existem pessoas com mais facilidade para números, outras para palavras e assim por diante. Esse perfil de empresários, oriundos de esferas mais técnicas, se aprimorara na exatidão dos cálculos e, embora necessário fosse, não houve no sistema escolar ou mesmo na graduação, um aprofundamento da comunicação verbal e escrita a ponto de suprir as necessidades do mercado. Infelizmente, essa ausência reflete nas trocas internas e externas das empresas”, comenta Cleber Brandão, especialista em gestão de lojas e empreendedor focado no varejo. 

Além disso, deve-se ter em mente a necessidade de se mostrar aberto a compreender o lado de todos naquele quadro. Apesar de existir uma certa hierarquia nas firmas, um chefe acessível e compreensível pode ajudar na entrega de todo um grupo por meio da simples noção de como se relacionar. “Em meio a tamanha crise do diálogo, entender os momentos certos de entrar em debates é essencial, embora seja relevante ter sua voz ouvida, em um mundo cada vez mais polarizado é importante saber “comprar as brigas” certas. Nem sempre a gente tem uma opinião formada sobre um assunto e muito menos sabemos sobre o assunto discutido”, aponta Maytê Carvalho, escritora, professora, comunicóloga e autora do livro Ouse Argumentar: Comunicação assertiva para sua voz ser ouvida.

A comunicação mercadológica

No mundo globalizado no qual estamos inseridos, a digitalização já estava prevista. Agora, no pós-pandemia, esse fenômeno foi intensificado em diversos aspectos do cotidiano das pessoas. Como nunca, se adaptar às novas demandas do mercado se faz necessário para conseguir sobreviver nele. Portanto, investir nos suporte aos consumidores e parceiros é a chave para todas as adversidades. 

“Os gerentes comerciais trabalham incansavelmente com processos focados no crescimento do negócio. A comunicação sendo desenvolvida permitirá a esses trabalhadores saberem ouvir e falar ao ponto de conseguirem melhores oportunidades nas negociações. Instituições focadas na capacitação do time conseguem um melhor aproveitamento do capital humano e, consequentemente, aumentam seus lucros e produtividade”, complementa Brandão. 

Até mesmo para os funcionários mais experientes, é comum existir questionamentos acerca de qual tipo de linguagem utilizar. Atualmente, grande parcela das pessoas compreendem a pertinência do acompanhamento de um fonoaudiólogo para treinar seus pontos de dificuldades. Eles apresentam mecanismos de como articular pensamentos e como poder ser ouvido pelos demais. 

A postura tem um grande impacto, não apenas estético, mas também pode facilitar a clareza da voz. Trabalhar a respiração também é significativo, pois além de impulsionar a voz, ela é um bom meio de acalmar a ansiedade para um bom debate. Todos devem interpretá-la como um diálogo entre pelo menos dois agentes. Logo, é fundamental entender a existência de discordâncias.’A comunicação nunca é 100% clara, óbvia e transparente’”, pontua Maytê.

Dessa maneira, mesmo quando conseguimos concordar com nossos pensamentos, ao compartilhá-lo algo pode não ser tão bem compreendido. Assim sendo, é preciso detectar esses ruídos para poder saber como melhorá-los por meio dos caminhos possíveis. As entidades focadas em se mostrar presentes por onde passam, estão cientes do impacto causado pela imagem. Por isso, os seus executivos, ao lidarem com as altas expectativas de irem a público, aproveitam-se do momento oportuno e das palavras corretas para passar sua mensagem. 

“As novas experiências adquiridas pela convivência com outras pessoas, muitas vezes, se consideradas tímidas ou incapazes de se comunicar com facilidade, podem ser de grande valor. Além disso, existem treinamentos de oratória e escolas especializadas nesse processo de desenvolvimento. A prática é fundamental para ter mais dinamismo na hora de se expressar e, para isso, o ideal é manter o hábito de praticar, mesmo sozinho, em frente ao espelho ou gravando a própria imagem para avaliar sua evolução”, finaliza o especialista em gestão de lojas e empreendedor focado no varejo. 

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