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Entenda a Geração Z no mercado de trabalho  

Notícia | 12/10/2022

Laura Pereira

Já foi o tempo no qual o salário conquistava e fidelizava a relação entre trabalhador e empresa. Hoje, estagiários, aprendizes e efetivos, principalmente aqueles nascidos na Geração Z, entre os anos de 2000 e 2010, mudam as perspectivas das organizações no momento de pensar em estratégias de atração. Segundo informações da ONU (Organização das Nações Unidas), estes jovens serão o maior grupo populacional do planeta, e em 2019, já correspondiam a 31% da população mundial. Por isso, entenda-os no mercado de trabalho! 

A Geração Z é reconhecida por seus profissionais conectados e prontos para ação 

As palavras para definir essa parcela são: criatividade, dinamicidade, flexibilidade e curiosidade. Também são reconhecidos por serem nativos digitais, ou seja, se destacam devido a proximidade com a tecnologia, permitindo uma rápida adaptação às transformações constantes do meio on-line. Para melhorar, são adeptos de táticas atualizadas e são ágeis na absorção de notícias. 

No meio empresarial, possuem suas próprias prioridades, como o foco na produtividade ao invés do horário fixo de atuação, por exemplo. De acordo com uma pesquisa da Delloite, entre os motivos para uma troca de emprego, 19% almejam uma renda maior, enquanto 37% preferem embarcar em uma oportunidade visando seu desenvolvimento e aprendizado contínuo. 

Ainda, em um relatório divulgado pela Globosat, 34% dos entrevistados se preocupam com o upgrade de crescimento, reafirmando a questão. Para corroborar, esses integrantes necessitam de feedbacks assertivos sobre suas competências por conta de uma autoestima elevada e por precisarem visualizar suas trajetórias. 

Outra coisa para chamar atenção é a flexibilização de turnos. Isso porque a pandemia, na qual o teletrabalho foi indispensável, fez os indivíduos entrarem no meio corporativo por meio do virtual. Segundo uma pesquisa do Nube, feita com 40.725 jovens de 15 a 29 anos, mais de 60% têm a preferência por se ocuparem em suas próprias residências. 

Conforme os dados, 38,35%, ou 15.618 indivíduos, atuar fisicamente, apenas no escritório, é seu objetivo. Contudo, com 26,35%, 10.732 dos respondentes, levantaram o home office como predileção. Já 21,12%, 8.601 dos participantes, decidiram pelo modelo híbrido, com favoritismo para a maior parte dos dias onde mora e a menor na instituição. Por fim, para 14,18%, ou seja, 5.774 dos votantes, também gostaram dessa opção a distância, porém com mais dias na corporação e menos em seus lares. 

Isso demonstra uma tendência, mas se engana quem pensa nessa condescendência se limita à desistência do presencial. No dia a dia profissional pode envolver um horário ajustável, day off no aniversário, dentre outros benefícios. Para Patrícia Coelho, diretora de operações e novos negócios do Club Coworking, “esta geração já mostrava as suas preocupações e a crise sanitária contribuiu para esta troca de prioridades. Esse público é o futuro do mercado e a tendência é um investimento contínuo em jornadas remotas, presenciais ou híbridas”, afirma. 

Segundo o diretor comercial da Play Hub, Rafael Arrais, o escritório é fundamental para manter o bem estar e saúde mental de todos. "É muito importante oferecer um ambiente onde nossos colaboradores possam ter espaços de descompressão, acústica adequada para suas reuniões on-line ou presenciais e momentos de networking com pessoas", ressalta. Por isso, a alternativa do coworking tem aumentado e ganhado visibilidade. 

Descubra como a Geração Z se comporta nas redes sociais e entenda suas predisposições para o mercado 

Outro ponto extremamente fundamental do cotidiano dos jovens da Geração Z está no uso das redes sociais. Em especial, o Twitter, principal fonte de atualização por parte de quem está sempre conectado. Por meio dessas interações, aparecem os memes, um termo grego para caracterizar imitação de algum vídeo, texto, imagem, com rápida viralização e alcance. 

Mediante isso, uma coisa é certa: eles possuem sua própria linguagem, interesses e comportamentos. De acordo com um levantamento do time de pesquisa do Twitter Brasil, quase 40% dos usuários desse grupo utilizam a plataforma e 67% são heavy users, ou seja, assíduos. Só no primeiro semestre de 2022, 51% de todos os Tweets feitos no país foram realizados por pessoas da Gen Z. 

Eles são altamente engajados, entram em todo tipo de conversa nas páginas, especialmente aquelas ligadas à música, eSports, programas ao vivo de TV, filmes, séries, entre outros temas. Conforme a pesquisa, eles se agrupam em seis comunidades no Twitter. Confira:  

  • Ativistas: são os defensores de causas sociais no Twitter;
  • Nerds/Geeks: são fãs da cultura nerd. Comentam animes, séries, filmes e games; 
  • Fãs de Futebol: falam sobre os jogos, transações, craques e outros temas envolvendo o cenário nacional e internacional do esporte; 
  • K-poppers: estão por dentro de tudo relacionado aos seus ídolos;
  • Fãs de astrologia: sol, ascendente, lua e mapa astral - a vida e o futuro são as conversas favoritas desse grupo no Twitter;
  • eSports: fãs mega engajados em repercutir e falar sobre o cenário competitivo dos jogos. 

A pesquisa do Twitter Brasil também se aprofundou nos comportamentos dos jovens de 15 a 24 anos na plataforma. A maioria deles, 67%, dizem estar presente na mídia para saber das coisas acontecendo no mundo, enquanto 45% buscam conteúdo engraçado ou de entretenimento e 29% para encontrar informação sobre produtos e marcas. Compartilhar fotos ou vídeos (25%) e falar com amigos e familiares (20%) vem na sequência. 

“O Twitter é aberto, muito diverso, com pessoas das mais diferentes experiências e visões. Naturalmente, acaba sendo o lugar ideal para encontrar tópicos sobre diversos assuntos de forma atualizada e rápida. Para a Geração Z, é muito mais intuitivo e natural essa busca”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter Brasil. Por isso, é notável uma participação tão grande. 

Quando comparamos com as demais gerações na hora de Tweetar, a Geração Z se expressa mais por meio de conteúdos visuais, usando 2.9x mais imagens, 2.4x mais vídeos e 1.7x mais gifs em relação às demais pessoas. Dos seus Tweets, 34% são Retweets, 30% são únicos (originais) e 27% são Replies

Por fim, para ficar por dentro das predisposições dos profissionais bem como das novidades do meio empresarial, o Nube é seu aliado! Conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

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