A arte como um todo sempre foi um meio valorizado em determinados nichos sociais, principalmente os mais elitizados. Entretanto, de uns tempos para cá, tem sido uma área de destaque em vários âmbitos, logo, deter conhecimentos culturais pode causar destaque. Por essa razão, exposições gratuitas, com o intuito de padronizar esse acesso a toda a população, chamam a atenção positivamente e, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), foi atrás de algumas delas para você se informar. Confira agora!
Mostra de Teatro SAM 1922 (São Paulo, SP)
Retorna ao Teatro UMC (Av. Imperatriz Leopoldina, 550, São Paulo – SP), a mostra de teatro SAM 1922, com conteúdos teatrais acerca da semana de 22. Na estreia do evento, em julho/22, foram apresentados os espetáculos Viva a Vaia, Um Túnel do Tempo para SP, 1922 e Mário de Andrade Descobre o Brasil. Dessa vez, as atrações englobam, amanhã (9), às 15h Abaporu e eu, da Cia Eira Nem Beira, com duração de 1h. Lá, por meio de uma viagem pelos movimentos modernistas, Tarsila e seu amigo imaginário Abaporu, redescobrem o verdadeiro significado da arte. Entre curiosidades acerca de uma obra e outra, Abaporu mostra o poder transformador feito pela cultura, como inclusão, amizade, aceitação e amor próprio. Às 19h, a Ópera Horários retrata a luta dos trabalhadores datados da década de 30, onde, em meio a tantas greves e o grito pelos seus direitos, operários iam às ruas, mesmo correndo risco de perder seus empregos. O projeto é realizado com recursos do Proac Lab 2021 e os ingressos são gratuitos para todos os públicos.
Sempre Fomos Modernos (Fortaleza, CE)
Em julho deste ano, a exposição “Sempre Fomos Modernos”, foi vista por mais de duas mil pessoas, sabendo esse sucesso, o Mauc decidiu reabrir a mostra para contemplar outros públicos sem a oportunidade de visitar antes. A mostra tem a curadoria de Antonio Wellington de Oliveira Júnior (Professor Associado da UFC) e Eliezer Nogueira do Nascimento Júnior (Doutor em Design ESDI/UERJ). A comemoração é feita em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna e de nascimento dos artistas Aldemir Martins e Antonio Bandeira, além dos 60 anos de fundação do Mauc. Todos os artistas integrados apresentam obras rompendo com os padrões do tradicionalismo vigente em suas épocas. A entrada é franca e o horário de funcionamento é das 9h às 13h, todos os dias até 3 de janeiro de 2023, no Museu de Arte da UFC (Universidade Federal do Ceará), Avenida da Universidade, 2854, em Fortaleza.
Madureira em Transe (Rio de Janeiro, RJ)
O Sesc Madureira recebe, até o dia 6 de novembro, a exposição interativa “Madureira em Transe”, uma imersão inspirada nos quintais, feiras e festas populares do bairro, por meio de imagens e esculturas de autoria do artista plástico e fotógrafo Edu Monteiro, com curadoria do escritor e professor do Instituto de Artes da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Maurício Barros de Castro. Os visitantes terão ainda acesso a uma programação paralela nos meses de exposição. A visitação está disponível todos os dias da semana, segunda a sexta de 10h às 20h, sábados e domingos de 10h às 17h, na Rua Ewbank da Câmara, 90, Rio de Janeiro.
Entre – Festival das Infâncias Gerdau (Belo Horizonte, MG)
O Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta, com o patrocínio da Gerdau, seu primeiro festival de Teatro. O “Entre – Festival das Infâncias Gerdau” tem como objetivo oferecer oficinas e peças teatrais para o público infantil até o final deste mês. Com a curadoria de Brenda Campos, atriz, pedagoga e fundadora da Insensata Cia. de Teatro, o objetivo é levar para o público uma programação de teatro sem rótulos e pautada em criar nos pequenos o pensamento crítico, fomentar o desejo pela expressão artística e fidelizar o público. Os ingressos são vendidos na bilheteria a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). As apresentações ocorrerão hoje (8) e amanhã (9), às 16h na rua da Bahia, 2244 - Lourdes, Belo Horizonte.
Cartas ao Afeto (Rio de Janeiro, RJ)
A Galeria Movimento apresenta, até o dia 8 de outubro (hoje), a exposição “Cartas ao Afeto”, a primeira individual do artista Pedro Carneiro (1988, Rio de Janeiro). O cronograma reúne 15 pinturas recentes e inéditas com registros de cenas e memórias familiares, dentro de sua investigação artística, onde mistura referências da história da arte, da linguagem de HQ, e de sua história pessoal. Hoje é o último dia para visitação, a qual fica aberta das das 13h às 18h, com entrada gratuita na rua dos Oitis, 15, Gávea, Rio de Janeiro.
Nas obras, as pessoas retratadas estão em paletas de cinza e preto, contra um fundo rosa. Depois de uma série “Azul”, na qual tratou de embates e conflitos sociais, além de imagens de família, Pedro Carneiro conta começar a experimentar o rosa como forma de trabalhar o afeto, a possibilidade de cura coletiva pelo carinho, mesmo sem esquecer os traumas sofridos. De acordo com ele, esse é um olhar para frente, utópico, para o espaço construído e em construção.
FliMUJ (São Paulo, SP)
Nesta última semana, dia 6, começou na cidade de São Paulo (SP) a primeira edição do FliMUJ (Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo), a qual estará em cartaz até amanhã, domingo (9). A exposição tem como curadora a dupla Fernanda Diamant, jornalista e editora, e Bianca Santana, jornalista, cientista social e pesquisadora. Dentre os convidados presentes, se encontram Sueli Carneiro, Noemi Jaffe, Allan da Rosa, Betty Fuks, Lira Neto, Natalia Timerman, Jerá Guarani, Nilton Bonder, a israelense Ayelet Gundar-Goshen, entre outros. A entrada é gratuita e acontece no segundo subsolo do museu, em um espaço com cenografia assinada por Stella Tennenbaum, na rua Cônego Eugênio Leite, 884.
Gostou das dicas? Confira também nossas matérias de cursos, concursos e livros, postadas todos os finais de semana no site do Nube. Não se esqueça de dar uma olhada no blog e TV Nube, além de baixar nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Estamos presentes também nas redes sociais! Nos acompanhe no Linkedin, Facebook, Twitter, TikTok, Youtube e Instagram.