Flexibilidade, apesar de não ser nova, a palavra tem adentrado outros universos como o do trabalho. Isso porque, cada vez mais os profissionais buscam uma agenda adaptável aos seus compromissos pessoais. Quando a empresa oferece a possibilidade do home office, seja para o cargo de estágio ou efetivo, ela entrega além da chance de contribuir na tranquilidade do lar. Pode ser também a opção de quem quer realizar o sonho de conhecer novos lugares e abandonar o endereço fixo. Então, veja nesta matéria, como a cultura da versatilidade têm moldado os colaboradores e acrescentado benefícios para as companhias.
Trabalhar e viajar ao mesmo tempo é possível?
Essa dupla atividade há uns anos atrás talvez não fosse tão bem aceita como é hoje. Após as medidas de isolamento social, as formas de trabalho precisaram se reinventar e o teletrabalho entrou em ascensão. Nesse mesmo instante, algumas pessoas migraram de suas casas para ficarem mais próximas de suas famílias, às vezes, indo para outro bairro, cidade, estado e até país.
Nesse sentido, o conceito de trabalhar em casa começou a ser moldado e levado para outros lugares, sem perder a sua proposta e efetividade. “O modelo remoto proporciona maior liberdade para o funcionário exercer seu ofício em qualquer região. Sendo assim, ele não fica preso a uma localização específica, isso é bastante positivo por trazer maior perspectiva para conciliar os seus interesses laborais, aos seus objetivos e desejos particulares”, explica Helenice Accioly, gerente de seleção do Nube.
Atualmente, de acordo com os dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no Brasil, aproximadamente um a cada quatro indivíduos poderiam operar de forma remota. Isso equivale a 20,4 milhões de pessoas e 24,1% do total da população ocupada. Esse número ressalta as chances da sociedade aderir a nova tendência denominada como "nômades digitais”. Em suma, o termo não difere muito do princípio inicial, essas personas sem habitação fixa, revertem seus gastos com moradia em viagens, basta o local ter sinal para conectar à Internet, dessa forma os afazeres ocupacionais podem ser feitos.
Afinal, como contratar os profissionais sem localização fixa?
Essa etapa parece complicada, mas as inovações tecnológicas instauradas nesses últimos anos em função de preservar a saúde não foram descartadas e são fundamentais para alcançar esse público. A plataforma de assinaturas digitais, Assine Bem, tem sido parceira do Nube em missões como essa! O recurso tecnológico deixa mais simples o processo de firmar um termo de estágio, por exemplo, com poucos cliques a ação é concluída. Assim, um documento consegue chegar do outro lado do mundo em poucos segundos sem comprometer as informações contidas neles. Além disso, é possível descartar os gastos com meios externos, como os correios ou entregadores.
Existem inúmeros benefícios de implantar o home office, veja quais são eles
Trocar o tempo gasto com locomoção por descanso, outros compromissos e até instantes de lazer, é um dos motivos válidos a favor dessa adoção. Essa é uma das atitudes capazes de influenciar diretamente na produtividade e motivação de um talento. “Os benefícios são diversos e podemos citar alguns: a praticidade de ter uma equipe em função de onde estiver; a redução de custos com estrutura, materiais de trabalho, manutenção do espaço e até dos gastos com vale transporte. Outro ponto relevante é o aumento do banco de dados com raios distantes, ou seja, aquelas vagas difíceis de serem preenchidas não ficam mais abertas por meses”, analisa Helenice.
Segundo uma pesquisa feita pelo Nube, com 40.725 respondentes sobre qual modelo de prestatividade eles preferem, aproximadamente 61,65% apontaram a contribuição em casa, com 26,35% totalmente adeptos ao ambiente on-line e 35,3% preferindo a categoria híbrida. Então, proporcionar essa diversidade no instante de abrir as vagas contribui com a imagem e crescimento da organização, sendo requisitada pelos aspirantes. A também psicóloga Helenice ressalta como a recusa dessa adaptação pode ser negativa. “As corporações contra essa nova realidade pós-pandêmica acabam tendo equipes mais cansadas, pois o trajeto até o escritório gera um desgaste físico e emocional. Sendo assim, o rendimento e o engajamento podem cair, chegando até a perder bons perfis”, alerta.
Uma rotina organizada é fundamental para conciliar o trabalho com os interesses pessoais
Estar em um local mais confortável, sem o aspecto empresarial pode gerar alguns efeitos negativos. Ativar um comportamento automático e não desligar o cérebro no horário correto ou ser suscetível a distrações, pode acabar desgastando ou atrasando os compromissos. Então, para quem precisar conciliar esses aspectos e deixar a oportunidade ainda mais prazerosa, a gestora de seleção deixa algumas dicas:
- Manter uma rotina de trabalho: estabelecer um planejamento com horários para fazer cada uma das tarefas e cumprir com essa proposta;
- Respeitar os horários: manter o intervalo de almoço, descanso e saída é imprescindível para preservar a saúde mental e passar longe de um Burnout;
- Estabelecer metas e objetivos: junto à gestão, é possível estipular missões de curto e longo prazo. Isso é importante para saber se está no caminho certo e conseguir acompanhar os seus próprios resultados;
- Solicitar ajuda: quando sentir necessidade, pedir um feedback para os responsáveis pode ajudar a entender como está o seu desenvolvimento;
- Ser comunicativo: nutrir um contato ativo com gestores e colegas de trabalho para trocar informações, dúvidas, ou até mesmo para bater um papo. Dessa maneira, é possível manter e ampliar a sua rede de relacionamentos e assim, contribui para minimizar os efeitos do isolamento.
- Estruturar uma rotina com lazer e exercícios: sem essas distrações e estímulos pessoais, o contratado pode vir a desenvolver problemas psicológicos por ficar muito tempo sozinho.
Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua organização? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para ANDROID ou IOS e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.
O Nube incentiva as contratações em home office em benefício da empresa e do colaborador!