Cada vez mais, as empresas exigem competências e candidatos preparados para integrarem suas equipes. Após a chegada da Covid-19, esse panorama mudou e algumas características passaram a ser mais valorizadas. Dessa forma, quem busca um estágio precisa estar atento às tendências do mercado para se sobressair em um mercado tão disputado.
O poder do networking no mundo corporativo
De acordo com a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, é muito importante construir uma rede de contato profissional para interagir com vários colegas, trocar experiências e passar a ser visto. “Adotar essa prática pode potencializar o sucesso da sua carreira profissional. O objetivo é compartilhar informações, conhecimentos e vivências. Isso auxilia em parcerias e nos negócios”, explica.
O mais relevante é se conectar com as pessoas, seja de forma física ou virtual, aproveitando cada oportunidade, criando relacionamentos fortes e sinceros. Essa situação pode acontecer de diversas maneiras. Em um evento, feira de negócios, exportação de serviços, até mesmo em um happy hour descontraído. Para ter sucesso nessa tarefa, Madalena traz algumas dicas para serem aplicadas no cotidiano:
Tenha objetivos claros: o propósito é ter uma fala mais direcionada. Possuir precisão na linguagem ajuda a atingir melhores resultados e saber quais são os reais interesses. Também é uma maneira de respeitar o limite entre vida pessoal e profissional, evitando constrangimentos.
Participe de eventos: é uma forma de marcar presença. Esse momento é ótimo para se tornar conhecido. Você ainda pode se envolver em palestras, congressos e outros encontros empresariais.
Faça uso das mídias digitais: divulgue seus projetos, ideias e compartilhe pensamentos. É fundamental sempre manter os perfis atualizados e com as informações sempre em dia para evitar problemas.
Crie uma rede variada: converse com profissionais de outros setores. Eles podem trazer uma visão diferenciada e contribuir com as suas atividades. Aceite feedbacks e respeite a concorrência.
Saiba diferenciar amigos de colegas de profissão: é interessante não confundir esses dois papéis. Os primeiros são pessoas com quem você tem afinidade, intimidade e afeto. Os colegas de profissão apresentam interesses em comum, mas têm diálogos mais restritos às questões corporativas.
Esteja disposto a ajudar: é uma relação de troca, ao estilo ganha-ganha. A ideia é fazer a diferença e ter o reconhecimento de seus pares com relação à sua atitude. Evite estabelecer contato somente quando precisa de algo.
Ainda de acordo com a gestora, alguns erros são comuns na hora de construir essa rede. “Muita gente se expõe demais, esquece o nome do parceiro, não alinha expectativas, possui apenas um canal de comunicação e vivem pedindo favores”, destaca. “O networking é necessário, mas precisa ser bem feito. Caso contrário, você pode prejudicar a sua imagem no segmento”, complementa.
Pensando em quem deseja ingressar no universo corporativo e dar início a trajetória laboral, uma equipe do Nube vai às instituições de ensino, orientando e tirando dúvidas de carreira e estágio e, sobretudo, disponibilizando vagas. Para esta semana, estamos com a agenda recheada de eventos. Acompanhe:
Fique por dentro de toda a programação!
Segunda-feira, 3 de outubro
BH - Faculdade Nova - Noite
RJ - Faculdade Lusófona - Noite
SP - Unip Paraíso - Manhã e noite
SP - Unip Vergueiro - Manhã e noite
SP - Faculdade Anhanguera de São José - São José dos Campos - Manhã e noite
Terça-feira, 4 de outubro
RJ - Estácio Unidade Santa Cruz - Noite
SP - Unip Paulista - Manhã e noite
SP - Unip Pinheiros - Manhã e noite
SP - Anhanguera Jacareí Campus I - Manhã e noite
Quarta-feira, 5 de outubro
BH - Cotemig - Noite
SP - Unip Tatuapé - Manhã e noite
SP - Mackenzie Alphaville - Noite
Quinta-feira, 6 de outubro
RJ - Feira Famath - Noite
SP - Unip Sorocaba - Manhã e noite
SP - Unip Tatuapé - Manhã e noite
Comunicação é bastante valorizada pelos gestores
De acordo com o Guia Salarial 2022, da Robert Half, essa habilidade é uma das cinco soft skills mais procuradas por recrutadores neste ano. As outras quatro são adaptabilidade, flexibilidade, perfil analítico e visão estratégica, senso de dono e visão do negócio. Ainda conforme o levantamento, para 69% dos participantes é difícil encontrar candidatos qualificados.
Na comunicação, o desafio é transmitir as mensagens, em qualquer área de atuação, de forma clara e precisa, com ou sem palavras, minimizando os ruídos. Para a linguista, Vivian Rio Stella, nas interações, presenciais ou virtuais, as pessoas formam uma imagem sobre quem está falando muito rapidamente, em até 90 segundos. “É como um Lego, é preciso usar a peça mais conveniente no momento. Determinar o objetivo é o primeiro passo”, afirma.
Um dos elementos de destaque é o olhar, explica Vivian. O contato visual traz a sensação de proximidade, cordialidade ou distanciamento. Outro fator é a qualidade vocal. Dependendo da entonação, passa maior credibilidade e seriedade, mas menos interatividade ou o contrário.
Outro aspecto a ser levado em consideração é o gestual, pois “representa a janela do pensamento, acompanha a fala e reforça a palavra. O vocabulário também merece atenção especial para entregar a mensagem com clareza e transparência. É necessário pensar na intenção e quais recursos ajudam a alcançar esse objetivo”, diz a linguista.
Na escrita, os recursos também são essenciais. “Alguns indivíduos nunca vão se encontrar pessoalmente, mas trocam muitos e-mails. Não tem olhar, gesto, inflexão vocal. Algumas palavras soam impositivas, como os imperativos. Em português existe uma conotação de agressividade. No lado oposto, há quem pareça muito bonzinho. O diminutivo tem uma característica de dar um tom menos assertivo e mais casual”.
No cenário de interação por meio dos diferentes canais disponíveis hoje, é preciso estar atento. O colaborador é avaliado o tempo todo e qualquer recurso é relevante nessa composição da imagem. “Ainda mais no campo profissional. É preciso aliar esses elementos para construir uma figura positiva”, finaliza a especialista.
Caso você não faça parte dessas universidades ou escolas, pode fazer nossos cursos gratuitos EaD, TV Nube e matérias no site sobre os principais assuntos do momento. Lá também estão disponíveis inúmeras pesquisas e conteúdos interessantes para utilizar em trabalhos acadêmicos. Peça ao seu coordenador para convidar nosso time para ir até você!
Continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais, pois estamos sempre produzindo informações para te ajudar profissionalmente. Aos finais de semana também indicamos cursos, concursos, exposições e livros para você se capacitar ainda mais. Conte com o Nube!