Você conhece o Rio de Janeiro? É morador ou planeja visitá-lo esse mês? Se é o seu caso, não se preocupe! Fizemos um roteiro repleto de temporadas artísticas pela cidade! São diversas alternativas de passeio para você afim de aprender coisas novas! Essa é uma excelente oportunidade de turistar por uma das cidades mais belas e famosas do país! Curtiu a ideia? Então, venha conferir!
Amazônia | Museu do Amanhã | Rio de Janeiro, RJ
Até o próximo ano, acontecerá a exposição “Amazônia” no Museu do Amanhã. Sebastião Salgado é o responsável por essa abordagem sobre a grandiosa e deslumbrante floresta. Muitas curiosidades a respeito dela podem ser encontradas: montanhas, rios, várzeas, vegetação, nuvens, animais, árvores, margens e o cotidiano dos povos indígenas. Toda essa reflexão e busca pela defesa do ecossistema é fruto das lentes do fotógrafo. “Essa exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. Isso deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende. Ainda haverá a divisão de dois espaços para fotografia: “Erosão - Origem do Rio Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos, e uma sequência de retratos sonorizados exclusivamente por Rodolfo Stroeter. Você pode realizar sua visita de terça a domingo, das 10h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 30,00 e meia-entrada R$ 15,00. Não há cobranças às terças-feiras. Para mais informações, acesse.
Tenho a vista cansada | Mul.ti.plo. Espaço Arte | Rio de Janeiro, RJ
Um projeto expográfico, com pinturas inéditas e um vídeo, será exibido no Espaço Mul.ti.plo Arte, no Leblon. Estão reunidos 15 trabalhos exclusivos para essa edição do ArtRio. A partir da reutilização de objetos, o autor acredita no passado repleto de memórias deles. “Meu interesse é trazer de volta o olhar das pessoas para esses materiais, mesmo sendo de outra forma. É a prova de ser possível organizar o mundo de outra maneira”, explica Nuno Sousa Vieira. Cada quadro possui dimensões de 50 cm x 36,3 cm e são feitos de tinta acrílica sobre lâminas de acrílico transparente (plexiglass). Nessa composição, há também o uso de palavras ao longo das escrituras mais disfarçadas. “Pretendo conduzir o olhar para o oculto. É no avesso onde quero chegar. Nós não vemos só com os olhos, vemos com o cérebro, com os sentidos e todo o corpo. É esse o olhar almejado”, acrescenta o artista português. Até o dia 28 de setembro, a entrada é franca nos dias de semana, das 10h às 18h30.
Arte de Código Aberto | Espaço ACT | Rio de Janeiro, RJ
Já pensou em conhecer uma obra prima constituída de códigos computacionais? Apesar de super diferente, agora é possível! O “Arte de Código Aberto” permitirá ao público interagir e entender um pouco mais sobre esse projeto digital. “Esses programas estão nos celulares, nas máquinas hospitalares, nos carros, nas casas, em toda parte do mundo e de nossas vidas. Para se pensar as ferramentas do amanhã, primeiro é preciso entender como elas funcionam”, diz o artista-programador, Vamoss. Ele transforma pensamentos algorítmicos aleatórios em imagens, utilizando-se de um conceito abstrato. Essa imprevisibilidade e determinismo se mesclam a fim de dar ordem ao caos. Além da criatividade, busca-se também a cooperação por meio da criação de variações por outras pessoas. “Se na natureza as formas de vida se adaptam ao ambiente, num trabalho de Open Source a vida se dá mediante um diálogo do olhar, comentar, curtir, compartilhar, usar, brincar, copiar ou mesmo alterar tal trabalho. Assim, difundindo-o nas redes. Sugiro aos visitantes pensar como uma criança ao alterar o código sem medo de quebrar o programa”, ressalta. De terça a domingo, até o dia 15 de novembro, a imersão nesse universo ocorre de forma gratuita, das 9h às 18h.
Madureira em Transe | Sesc | Rio de Janeiro, RJ
Até o dia 6 de novembro, o Sesc Madureira sediará um conglomerado de feiras e festas populares inspiradas nos quintais do bairro. O curador do evento, Maurício Barros de Castro, comenta: “Madureira se coloca como um território onde o transe pode ser pensado de forma expandida, evocando ambientes do sagrado e do profano, remetendo a uma cultura sempre em movimento e, ao mesmo tempo, vinculada à sua ancestralidade”. Por um ano, Edu Monteiro, responsável por todas as criações, fotografou rodas de samba e as mais variadas manifestações religiosas nos terreiros de matriz africana. Todo o acontecimento envolve muito axé, comidas típicas, instrumentos e objetos de cultos e rituais. Para os interessados, o funcionamento é das 10h às 20h. Nos finais de semana, o encerramento é às 17h.
Do Digital ao Físico | Espaço Cultural BOHO | Rio de Janeiro, RJ
“Em meu processo, a colocação de tinta sobre a tela inicia-se sem um estudo prévio, desenho ou esboço. Habitualmente produzo gestos utilizando espátulas com a intenção de trazer a tinta à tela de maneira intuitiva, de forma a possibilitar uma composição inicial”, introduz Pat Freire sobre “Do Digital ao Físico”. Segundo a idealizadora do “Portal Um Olhar”, esse período de retomada das atividades pós pandemia a inspirou a desenvolver uma arte mais intimista. Harmonias e contraste entre as cores são perceptíveis em sua tradicional técnica de óleo sobre tela. Podemos reencontrar mares, areias, ventos, céus e espaços cósmicos nesse aglomerado de sensitividade. Quem quiser conferir, tem até o dia 27 de novembro. O expediente durante os dias da semana é das 13h às 17h30.
Se interessou por alguma exibição? Conhece algum carioca de plantão para te acompanhar nessa aventura? Então não perca essa chance de andar pela Cidade Maravilhosa. Além de desfrutar da beleza dela, você pode aproveitar sua rica cultura e história! Não fique de fora dessa!
Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, cursos e livros para o nosso público. Além disso, divulgamos nossa agenda com a programação do nosso trajeto pelas instituições de ensino. Estamos sempre em busca de fornecer o melhor conteúdo possível para os nossos leitores! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais.