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Qual o significado de OKR? 

Notícia | 06/09/2022

Carolina Amaral

Apesar de ser uma metodologia muito utilizada em algumas corporações, OKR ainda é um termo novo para uma grande quantidade de pessoas. Utilizado para medir e orientar os esforços das empresas em direção aos seus alvos essenciais mensuráveis, esse modelo de gestão visa estabelecer direções claras para alcançar determinados números para indicar o crescimento de um negócio. Nesse sentido, é uma ótima maneira de tirar do papel todas aquelas metas ainda não batidas. Saiba mais sobre o assunto e sua aplicação prática agora!

 

Quando utilizar e qual o impacto dessa metodologia na empresa?

 

Para alcançar o sucesso desejado, se consolidar no mercado e tornar-se sinônimo de relevância na área para chamar a atenção do seu público-alvo, as firmas precisam traçar diversas estratégias e adotar novos planos. Atingir, ao mesmo tempo e de forma assertiva, diferentes frentes importantes como marketing, organizacional, estratégias de crescimento e expansão, não são fáceis. 

 

O OKR (Objectives and Key Results) em português, Objetivos e Resultados-Chave, é uma dessas táticas, capaz de traçar um planejamento estratégico e eficiente envolvendo toda a corporação com o intuito de dar foco em ações para levá-la na direção desejada. “A partir dessa metodologia, companhias definem sua missão, visão, todos os propósitos e indicadores necessários para chegar aonde desejam. O planejamento é feito para focar em poucos objetivos, ajudando a empresa a trilhar um caminho claro do desejado”, explica Eduardo Santinoni, especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias.

 

O meio é recomendado para organizações de qualquer porte com a pretensão de gerir seu negócio de maneira profissional e baseado em indicadores, para criar uma equipe envolvida diretamente na execução. O ideal para a estruturação é ser traçada por uma orientação especializada, facilitando o processo do projeto sair do papel para obter o impacto necessário. “É muito comum empresas esboçarem toda a estratégia e não colocarem em prática. A consultoria, além de determinar indicadores atrelados com o momento do negócio, também é responsável por impulsionar a equipe para as atividades serem desenvolvidas na direção do sonho da firma”, completa Santinoni.

 

Assim, o aconselhamento desenvolve o papel de garantir a implantação do gerenciamento e monitoramento dos indicadores, constatando se o percurso está correto para o crescimento do negócio e conquista do mercado desejado.



Contribuição para o sucesso de grandes marcas

 

Criado pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e fortemente utilizado por entidades do Vale do Silício para administrar seus focos, o método é usado pelo Google, onde assumiram diversas formas e conquistaram a fama mundial. “OKRs ajudaram a levar a plataforma ao crescimento de dez vezes, repetidamente. Elas auxiliaram para tornar a missão louca da marca, de ordenar as informações do mundo, talvez até viável e mantiveram eu e o resto da empresa no timing e caminho certo quando mais importava”, afirmou o fundador da corporação, Larry Page. Quando começou a usar esse artifício, eram apenas 40 empregados, hoje em dia conta com mais de 60 mil dos melhores profissionais do mundo, espalhados por diversas partes do planeta.

 

No geral, o Google opera sob um estilo de OKRs pouco padronizado. Além dos vendedores, com metas definidas de forma mais tradicional e de acordo com o orçamento, a maioria das outras equipes, como produto e engenharia, está livre para usar a ferramenta como quiserem. Isso leva, naturalmente, a diferentes graus de homogeneidade e eficácia na prática. Em comum com todos esses ‘sabores’, as Objective Key Results são tratadas mais como uma ferramenta de gestão de desempenho de RH, ao invés de uma filosofia de gestão no Google. Elas são classificadas no final de cada ciclo de gestão de desempenho em uma escala de cinco pontos (0.0, 0.3, 0.5, 0.7 e 1.0).

 

A aplicação prática em empresas menores

 

Apesar de ser algo implementado em grandes corporações, negócios de pequeno porte também podem, inclusive estão e devem, utilizar desse instrumento. É o caso da Mosaico, empresa júnior do curso de jornalismo da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei). “Durante toda a minha experiência eu peguei a implantação das OKR´s, não conheço nenhum outro sistema tão eficiente. Percebi uma coordenação da equipe muito mais eficiente do visto até então em vivências externas. Foi um ganho, algo muito positivo, principalmente por ser fácil de lidar para estabelecer finalidade e como conseguir chegar até elas”, afirma Maria Paula Morais, gerente da vice-presidência do projeto. 

 

A estudante confirmou não ter sido uma tática de rápido ajustamento, porém os resultados valeram a pena. “Os processos de adequação normalmente não são fáceis, envolvem desafio, sair de uma coisa já habituada e ir para algo novo, diferente, não é naturalmente simples. Entretanto, depois dessa fase conseguimos perceber mais tranquilidade. Vemos uma equipe independente de alguém lembrando o tempo todo as tarefas e com o entendimento de onde se quer chegar”, comenta. “Muitas coisas influenciaram de maneira geral nos frutos colhidos. A comunicação é essencial quando se está lidando com pessoas e isso intervém em tudo. Tivemos efeitos positivos, estávamos observando e acompanhando cada etapa, então era simples perceber onde tinha dado errado e intervir diretamente. Se você tem uma grande meta e a divide em menores, quando se tem um problema em alguma delas, sabe-se onde entrar em ação e contato para resolver o empecilho sem afetar e atrasar demasiadamente o final”, explica Maria Paula.

 

Resumidamente, é uma técnica de forte auxílio quando se deseja mensurar sonhos e analisar as práticas necessárias para alcançá-los. A exemplificação entrega a percepção clara de ser algo funcional e com saldos proveitosos.

 

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