Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desfrute-de-exposicoes-marcantes-na-historia

Desfrute de exposições marcantes na História! 

Notícia | 03/09/2022

Ana Clara Lima

Aprender História nas escolas é legal, mas desvendar os corredores de um museu torna essa prática ainda mais interessante. De forma divertida, é possível observar e aprofundar-se sobre acontecimentos marcantes no decorrer do tempo. O Brasil dispõe de inúmeros espaços pelos quais marcos se passaram e hoje em dia hospedam diversas mostras sobre. Nesse sentido, confira a seleção dos museus mais relevantes do país no Rio de Janeiro e suas exibições. 

Museu Nacional | Rio de Janeiro, RJ

Localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, no município do Rio de Janeiro, esse museu está inserido no Palácio de São Cristóvão. Essa foi, por muitos anos, a moradia da família real portuguesa no Brasil. Fundado por Dom João VI, ele visava promover o desenvolvimento socioeconômico nacional por meio da difusão da ciência, cultura e educação. Desde 1938, o edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, em 1946 foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devido ao seu destaque na América do Sul como centro de estudos. Com um acervo de mais de 20 milhões de peças, importantes memórias brasileiras são registradas em diversos campos. Dentre eles: arqueologia, antropologia biológica, botânica, etnologia, geologia, paleontologia e zoologia. Destaca-se também por sua enorme biblioteca especializada em ciências naturais, responsável por importantes pesquisas. Quando o assunto é ensino, especialização, pós-graduação e cursos de extensão são ofertados juntamente às atividades educativas e exposições temporárias. Embora em 2018 um incêndio de grande alastramento tenha tomado conta de sua sede, ainda é viável fazer um tour por ele de forma totalmente remota. Enquanto a restauração dele ainda não está completa, aqui você pode conferir o acervo perdido nessa catástrofe.

Museu Imperial | Petrópolis, RJ

Situado no centro histórico de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, o antigo Palácio de Verão de Dom Pedro II, repleto de inúmeras peças relacionadas à monarquia brasileira. Nele, é possível vislumbrar aspectos da rotina real: obras de artes, objetos pessoais, documentos e mobiliário. Pinturas do renomado Pedro América estão presentes juntamente de cofres e jóias imperiais. Podemos citar também os ambientes internos do local: sala de jantar, sala de música, sala de Estado, sala de visitas da Imperatriz, gabinete do imperador e os aposentos das princesas. Além da coletânea de livros e arquivos de viajantes pelo território nacional e estrangerio, tais como: Debret, Rugendas, Saint-Hilaire, Maria Graham, Henry Koster, Louis Agassiz, Charles Darwin, Spix e Martius. Ademais, aproveitar a vista e dar um passeio pelo imenso jardim planejado nos arredores do palácio é uma experiência maravilhosa. Com a construção do paisagista parisiense Jean Baptiste Binot, mais de cem espécies de flora de diversas regiões do mundo estão reunidas. O funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Faça também uma visita virtual

Museu da República | Rio de Janeiro, RJ 

Popularmente conhecido como Palácio do Catete, essa construção neoclássica servia como moradia dos antigos presidentes da república. O objetivo desse centro cultural é investigar, comunicar e preservar os documentos e instrumentos desse período político. Ele remete aos tempos antes da mudança da capital para Brasília, tendo como último morador Juscelino Kubitschek. Em março de 1960, o Decreto n° 47.883 foi oficializado como sede da Divisão de História da República, cabendo a ele as seguintes funções: “Receber, classificar, catalogar, pesquisar, expor e conservar objetos adquiridos, doados ou transferidos, ligados, direta ou indiretamente, à História da República Brasileira”. Sua arquitetura é repleta de salões: Ministerial, Francês, Nobre, Pompeano, Mourisco, Veneziano e de Banquetes. Durante o século passado, ele era um lugar no qual decorriam muitos eventos importantes. Esse espaço cultural conserva cerca de 9.400 itens, agrupados em 74 coleções diferentes. Dentre elas, destacam-se: Pereira Passos e Getúlio Vargas. Nessa última, estão expostos até mesmo a roupa e o revolver utilizados na noite de seu suicídio. São diversas homenagens: presentes recebidos, esculturas, medalhas, desenhos, flâmulas, entre outros. Nos dias de semana, a abertura é das 10h às 17h. Já aos finais de semana, das 11h às 17h. Por este site, você pode conhecer mais um pouco sobre de maneira on-line.

Paço Imperial | Rio de Janeiro, RJ

Essa era a antiga residência dos governadores e vice-reis. Depois da Proclamação de República, passou a ser o núcleo dos telégrafos e correios. Composto por pisos, pequenas sacadas, molduras de vergas curvas e pátios para circulação, essa foi uma edificação de destaque em sua inauguração. Atualmente, é um local voltado para arte e cultura, disponibilizando mostras de cinema, música, fotografia e outros. Ele conta também com livraria, disqueria e restaurante. De terça a sexta, o horário é das 12h às 18h. Nos sábados e domingos, apenas até as 17h. Para mais informações, acesse

Museu Histórico Nacional | Rio de Janeiro, RJ

Estabelecido na Praça Marechal Âncora, foi construído no mandato do presidente Epitácio Pessoa em prol da celebração do centenário da independência do Brasil. Essa unidade museológica abriga mais de 300 mil artigos arquivísticos, contando com armários, mobília, vestuários, manuscritos, iconografias e uma ampla rede bibliográfica. Sob as terras próximas da baía de Guanabara, o Forte de São Tiago de Misericórdia, com localização estratégica para a defesa da cidade, era o depósito de artilharias. Além de contar com a Prisão do Calabouço destinada para presos e escravos. De quarta a sexta, a visitação é das 10h às 17h. Nos sábados e domingos, é das 13h às 17h.

Gostou da ideia? Não há nada tão produtivo quanto aproveitar o tempo livre para incrementar o repertório sociocultural. Estudar História de maneira simples e descontraída nos ajuda entender o contexto no qual estamos inseridos. Além de evitar a repetição dos mesmos erros! Com certeza você conhece alguém interessado em visitar locais importantes como esses!

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, cursos e livros para o nosso público. Ademais, divulgamos a agenda da semana com a nossa trajetória pelas instituições de ensino. Estamos sempre em busca de fornecer o melhor conteúdo possível para os nossos leitores! Confira nossas redes sociais e nosso blog para mais informações.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete