O final do mês é o momento de encerramento de muitas temporadas artísticas. Essa é a oportunidade perfeita de aproveitar as exposições ainda disponíveis pelos locais. Mais uma vez, organizamos uma lista repleta de indicações para os mais diversos gostos. Visitar museus e ateliês é uma excelente forma de aprender mais sobre arte, arquitetura e literatura. Curtiu a ideia? Então, acompanhe nossa seleção!
Desvairar 22 | Sesc | São Paulo, SP
Hoje, dia 27 de agosto, inaugura a exibição “Desvairar 22”, no Sesc Pinheiros. A partir de narrativas ficcionais, há uma procura pela verdadeira essência do modernismo. Mais de 270 itens estarão reunidos, dentre eles: fotos, objetos, filmes, músicas, textos e documentos. Todos eles espalhados entre diferentes sessões: “Índios Errantes”, “Saudades do Egito”, “Meios de Transporte” e “Os Ossos do Mundo”. Curiosidades como, por exemplo, o encanto de Dom Pedro II pelo Egito desvenda uma afinidade com o projeto de construção de Brasília . Além disso, a ilustração de um pássaro também recorrerá ao pensamento sobre o futuro desde o passado. Dessa forma, há a indagação quanto ao real sentido da palavra “moderno”, tendo em vista a justaposição de temporalidades. A abertura é de terça a sábado, das 10h30 às 21h. Nos domingos e feriados, o expediente é apenas até as 18h. O evento é livre.
Reverberarte | Fábrica Bhering | Rio de Janeiro, RJ
Esse termo é uma junção de palavras envolvendo a arte e reflexão. Até o dia 11 de setembro, infinidades de manifestações e estilos serão expostos na Fábrica Bhering. Uma mistura de traços brasileiro, filandês, argentino e português conversam com os visitantes. Confira alguns dos nomes presentes: Anne Malin, Paula Salminen, Regina Siira, São Matthias Nunes, Jantus e Maria Jacobé, Adilson Barbosa, Ana Augusta, Paty Lene, Maria Esmênia, entre outros. A curadoria de Edson Cardoso engloba diferentes instalações, esculturas, fotografias e técnicas de pintura. O funcionamento é de quarta a sábado, das 14h às 19h, com entrada franca.
O Sequestro da Independência | Galeria 132 | São Paulo, SP
Uma nova forma de enxergar O Sete de Setembro é proposta pelos curadores Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior. Baseado no livro “O Sequestro da Independência - Uma história da construção imagética do mito do 7 de setembro”, há a reprodução de peças muito conhecidas e outras nem tanto sobre esse período. Busca-se analisar quatro contextos marcantes: 1822 e todo o processo de independência; a celebração do centenário da Semana de Artes Moderna de 1922; 1972 e as comemorações durante o Regime Militar; 2022 por si. Todas essas épocas carregam significados imagéticos na memória de cada um. Destaca-se também o costume de momentos políticos "sequestrarem” a interpretação dos mais variados marcos. “Muitas nações se imaginam a partir de uma pintura, a qual, por sua vez, foi construída em diálogo com outras telas, muitas vezes estrangeiras. Aqui não foi diferente”, destaca o trio responsável por toda a seleção. O bilhete para viver essa experiência visionária e educativa é grátis. Na Galeria Arte 132, de segunda a sexta, o horário é das 14h às 19h. Já aos sábados, das 11h às 17h.
Triagem | Centro Cultural Correios | Rio de Janeiro, RJ
"Quais mudanças estão acontecendo em quem procura por si? Como incluir na comunidade humana diferentes rostos, corpos, desejos e histórias singulares, muitas vezes, condenados à invisibilidade, à inexistência estética e política?”, esse é o principal questionamento trazido pela produção. Katia Politzer apresentará diversos aspectos sobre a humanidade e seus variados trajetos mediante o retrato e a cabeça como espécies de imagem - cerâmica, vidro, ferro, cimento, silicone, tecido, isopor. O debate possui quatro enfoques: multiculturalismo, migrações e xenofobia, movimentos identitários e dados em termos abstratos. “Triagem é o processo de separação determinante de prioridades. Desde o século X, a sociedade contemporânea sofre com grandes mudanças na sua estrutura, fragmentando paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, idade e nacionalidade. Tudo isso culminou em crises e violências geradas pela intolerância à diversidade. Além de tensões quanto à identidade, em escala coletiva pelo globo. Como mulher branca, idosa e privilegiada, muitas vezes, não tenho lugar de fala. No entanto, sem tirar o protagonismo de quem tem, me posiciono nesse mundo em constante mutação, com visão crítica contra qualquer tipo de injustiça e segregação social", posiciona-se a artista. A visitação é gratuita de terça a sábado, das 12h às 19h, até o dia 3 de setembro. Para mais informações, acesse.
Fronteiras | Centro Cultural Correios | Rio de janeiro, RJ
“Nossa perspectiva está condicionada às nossas vivências, às nossas experiências”, essa é a compreensão de Dorys Daher em “Fronteiras”. Uma elevação do chão ao teto foi feita como uma espécie de barreira entre dois lados diametralmente opostos. Com uma parte lisa e brilhante e outra áspera e opaca, Dorys simula um furo no espaço. Tal estrutura é utilizada como uma analogia sobre os pontos de vista existentes sobre uma mesma questão, representados pelos contrastes e harmonias entre os materiais. “O espaço é o cerne da minha produção escultórica e arquitectónica. As duas frentes de criação se complementam, possibilitando uma abordagem singular sobre as dimensões estético-sociais. A ideia é articular criticamente o ambiente a outros conceitos geográficos como lugar, território e paisagem, para evidenciar as dimensões conectantes e diferenciadoras”, ressalta a criadora. Não há cobranças na recepção do Centro Cultural Correios e você pode conhecer essa obra de terça a sábado, das 12h às 19h.
Gostou das sugestões? Não há nada tão produtivo quanto aproveitar o tempo livre para incrementar o repertório sociocultural. Essa é uma maneira divertida e efetiva de estudar! Não deixe de chamar mais gente para te acompanhar nessa aventura repleta de conhecimentos!
Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, cursos e livros para o nosso público. Ademais, divulgamos a agenda da semana com a nossa trajetória pelas instituições de ensino. Estamos sempre em busca de fornecer o melhor conteúdo possível para os nossos leitores! Confira nossas redes sociais e nosso blog para mais informações.
Se liga: a Feira de Estágios Nube começa nesta semana! Se você ainda não realizou o seu cadastro, clique aqui. É rápido e fácil garantir a sua participação nesse grande evento. Não se esqueça: o Nube é seu aliado!