A Semana de Arte Moderna de 1922 representou uma quebra de paradigmas. Esse movimento enfrentou todas as leis artísticas preexistentes até então. A classe tradicionalista considerou toda a ação uma afronta. No entanto, tal radicalização cumpriu o objetivo de seus integrantes: renovar a linguagem cultural em prol de mais liberdade. Cem anos após o ocorrido, diversos debates e eventos sobre o legado deixado pelos modernistas estão sendo realizados. Desse modo, venha conferir as celebrações desse centenário!
22 de 22 | Cine Theatro Carlos Gomes, Santo André, SP
Em “22 de 22”, qualquer um poderá conferir 22 caricaturas e uma escultura dos principais agentes do modernismo brasileiro. Tudo isso envolvendo materiais como lápis em papel canson em sépia e bloco celular, respectivamente. Assinado por Luis Carlos Fernandes, a exibição será no Cine Theatro Carlos Gomes, em Santo André, SP. “Atuei muito aqui, então é um prazer. É onde moro, onde construí a vida. É diferente. Legal estar no meu reduto”, comenta o caricaturista. Serão retratados os seguintes fenômenos: Agenor Fernandes Barbosa, Anita Malfatti, Antonieta Santos Feio, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Guiomar Novaes, Heitor Villa-Lobos, John Graz, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Pagu, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Sérgio Milliet, Tácito de Almeida, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Zina Aita. Você pode fazer sua visita de terça a sábado, das 11h às 17h. A temporada durará até 30 de agosto de forma totalmente gratuita.
Vanguarda | Espaço Cultural Boho Ourivesaria, Rio de Janeiro, RJ
Foi lançada essa semana, no Espaço Cultural Boho Ourivesaria, a coleção “Vanguarda”. Como uma homenagem a semana de 22, as jóias são totalmente inspiradas no bohemian lifestyle. Envolvendo aspectos contemporâneos e ao mesmo tempo retrôs, as peças de Ana Regina Grynberg Zimmerman transparecem o charme espontâneo da mulher carioca. Nela, você pode conferir o conjunto Tarsila do Amaral, com pulseira e anéis compostos por pedras como peridoto, rubi e topázio azul. De segunda a sexta, até 17 de novembro, a visitação estará aberta para todos os interessados. O horário disponível é das 13h às 17h.
Brasilidade Pós-Modernismo | CCBB, Belo Horizonte, MG
Futuro, estética, poesia, identidade, natureza e liberdade. Essas são as premissas do “Brasilidade Pós-Modernismo”. Com uma breve apresentação da mais famosa semana paulista, 51 artistas de gerações distintas serão representados por suas peculiaridades, etnias e raízes geográficas. Juntamente às fotografias, vídeos e textos iniciais, diversas trajetórias serão analisadas com um olhar atual. A curadoria de Tereza de Arruda contém diversos agentes, tais como: Anna Bella Geiger, Adriana Varejão, Alex Flemming, Barrão, Berna Reale, Beatriz Milhazes, Caetano Dias, Cildo Meireles, Delson Uchôa, Ernesto Neto, Emmanuel Nassar, Farnese de Andrade, José Rufino, Luiz Hermano, Nelson Leirner, Paulo Nazareth, Rodrigo Braga, Tunga, entre outros. Você pode ter acesso franco, até o dia 19 de setembro, por meio da bilheteria presencial ou virtual. O funcionamento é de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Arte na Pele - Modernismo Brasileiro | Oficina Cultural Alfredo Volpi, São Paulo, SP
A Oficina Cultural Alfredo Volpi sediará, até o dia 26 agosto, a exposição “Arte na Pele - Modernismo Brasileiro”. Fazendo do corpo uma tela, a maquiadora Louise Helène desenvolveu a técnica de se pintar artisticamente. Em parceria com o fotógrafo Sergio Santoian, diversas releituras corporais são realizadas. “Estamos fervilhando ideias, experimentos e novas formas de criar isso. Felizes, empolgados e desafiados. Estudar a história das mulheres, principalmente da Anita e da Tarsila, me comove muito e me sinto quase num compromisso de honrar essas memórias” , ressalta a profissional plástica sobre o projeto. A abertura é pública e livre para qualquer faixa-etária. A experiência pode ser desfrutada de terça a quinta, das 10h às 21h30. Nas sextas e sábados o período é reduzido para 10h até 18h.
100 x 22 | Museu Casa Arthur Bernardes, Viçosa, MG
Francisco Rosa propõe uma reflexão, baseando-se na Semana de 22, sobre a posição e sentido da arte no mundo atual. 2022 é uma data marcante tanto no contexto global de retomada das atividades pós-pandemia, quanto para o viçosense, completando 22 anos de atuação por todo o território nacional. Dezenas de obras feitas a partir de materiais de descartes, como arames, fios, e cabos HDMI estarão presentes. O episódio será no Museu Casa Arthur Bernardes, até o dia 30 de setembro, com entrada franca. Duas sessões são disponibilizadas diariamente de terça a sexta: das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Modernos | Museu de Arte Brasileira da FAAP, São Paulo, SP
O Museu de Arte Brasileira da FAAP comporta uma das mais completas coletâneas sobre o Modernismo de 22, até o dia 27 de novembro. A curadora Laura Rodríguez utiliza-se, para o núcleo “Depois de 22”, do acervo da MAB FAB repleto de artistas surgidos depois dos anos 30. Nesse meio, estão produções da vanguarda e seus sucessores. Podemos citar também o famoso óleo de Anitta Malfatti “O Homem das Sete Cores” e o painel de vitrais instalados. Diversos nomes podem ser encontrados em toda a mostra: Abraham Palatnik, Alberto da Veiga Guignard, Marina Caram, Mario Cravo Junior, Oswald de Andrade Filho, Oswaldo Goeldi, Otto Stupakoff, Paulo Rossi Osir, Victor Brecheret, Waldomiro de Deus, Walter Lewy, Wega Nery, Wesley Duke Lee, Anita Malfatti, Anna Letycia, Anna Bella Geiger e Anna Maria Maiolino. Para conhecer tudo isso, não há a cobrança de taxas. Todos os dias, exceto às terças, o ingresso é das 10h às 18h.
Gostou da ideia? São diversas opções de aprofundar-se sobre esse tema tão marcante na nossa história brasileira. A arte, apesar de servir como entretenimento, impacta diversas esferas e é um reflexo de todos os costumes de uma sociedade. Tenha sempre em mente: potencializar o repertório sociocultural é uma excelente maneira de entender onde estamos e quais as perspectivas para o futuro.
Por fim, semanalmente, o Nube apura livros, cursos e concursos para os nossos leitores. Além de divulgar nossa agenda com informações de onde estaremos! Tudo isso para garantir o melhor conteúdo possível para todos. Confira o nosso blog para mais sugestões. Conhecimento nunca é demais para pessoas no caminho do sucesso!
Fique ligado: a Feira de Estágios Nube está chegando, não deixe de fazer o seu cadastro! Não se esqueça: o Nube é seu aliado!