A participação feminina nas tomadas de decisões cresceu muito em empresas de todos os segmentos. Na área de tecnologia, por exemplo, aumentou 60% nos últimos cinco anos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apesar do resultado positivo, as mulheres ainda não são a maioria no mundo tech, representando apenas 20% do total de profissionais do campo no Brasil. Sendo assim, conheça como está o mercado de trabalho atualmente para elas e descubra dicas para navegar nesse universo!
Liderança feminina: como as mulheres estão enfrentando o mercado de trabalho?
Consoante à Priscila Gasperin, gestora de Recursos Humanos da Dootax, é vital dar espaço para todas as pessoas na dimensão empresarial. “Nos processos seletivos, quando existe um número expressivo de mulheres, ficamos muito felizes, principalmente se a candidata tiver as competências técnicas e comportamentais necessárias para uma admissão feminina, pois sabemos o quando esse segmento tem, em sua maioria, profissionais homens e queremos mudar isso”, afirma.
A Dootax, startup pioneira em otimizar rotinas fiscais, possui 79 colaboradores, desse total, 43,7% são moças. O objetivo do departamento de RH é aumentar cada vez mais esse número. Para Rafaela Melo, a corporação, além de trazer novas oportunidades, está preocupada em proporcionar voz. “Temos a liberdade e a missão de inovar sempre, buscar impacto positivo focando empresas e pessoas”, comenta.
Todavia, em geral, o mercado ainda é desafiador. Uma pesquisa realizada pela consultoria global de tecnologia Thoughtworks, entre novembro de 2018 e março de 2019, mostra como ainda existem barreiras para serem superadas. No estudo, 57% delas se formaram em centros de ensinos formais, porém ainda existe uma alta porcentagem de quem começou a aprender as funções da área de forma livre.
No entanto, especialistas acreditam em uma elevação dessas estatísticas, pois, academicamente, a média de mulheres estudantes chega a 60%, conforme o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Isso porque elas costumam se preparar mais para serem admitidas. Segundo a edição de 2019 do Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), elas têm 15,8 anos esperados de escolaridade e a média é de 8,1 anos de aprendizado, enquanto os homens possuem 15 anos e 7,6 anos, respectivamente.
Quem manda são elas! Cada vez mais as tomadas de decisões corporativas partem das mulheres
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, apenas 37,4% das posições gerenciais no Brasil são ocupadas por mulheres. Entretanto, nos últimos anos, nas empresas de médio porte, o perfil feminino conquistou mais cargos de gestão e passou a representar 39% dos executivos com o poder de decisão, conforme o relatório Women in Business 2021, levantamento anual da Grant Thornton.
Apesar do desequilíbrio de gênero, uma nova geração está chegando para fazer a diferença. “No setor tecnológico não é diferente, onde o ambiente é, predominantemente, masculino. Fatores históricos e culturais influenciaram, por muitos anos, a percepção de profissões vistas como femininas, mas com o passar do tempo, muitas vêm buscando alterar essas estatísticas”, pontua Thaís Ischiara, head de Marketing & Impacto na Caravel X.
Contudo, essa concepção de equidade precisa ser internalizada e vista como estratégia para as companhias se tornarem mais sustentáveis. “Muitas vezes fui preenchida pelos questionamentos de propósito. Buscar levantar a bandeira da igualdade de gênero, constantemente, era uma resposta. Sempre propus transformar o espaço masculinizado em um lugar, ao menos, mais acolhedor em comparação com a minha experiência”, ressalta Thaís.
Com toda essa mudança acontecendo, as expectativas são promissoras para o amanhã. “Nós, mulheres, podemos cada vez mais mostrar nossas habilidades, forças, e como podemos unidas, transformar. Queremos conquistar muito além da independência financeira. Desejamos liberdade profissional para podermos ser nós mesmas no ambiente corporativo, ser respeitadas e reconhecidas dessa maneira”, destaca a head de Marketing e Impacto da Caravel X.
Entretanto, é imprescindível apostar nessa transformação, as instituições precisam ter consciência do investimento necessário, esforços em treinamentos e especializações para todos. “Estou confiante: seremos capazes de construir um ambiente do futuro, como a tecnologia proposta aos nossos clientes”, conclui Thaís.
Mulher, saiba se destacar no mercado de trabalho! Conheça dicas!
Embora a tendência seja para um futuro esperançoso com cada vez menos desigualdade entre os gêneros, as profissionais ainda enfrentam uma série de preconceitos e barreiras para conquistar uma carreira de prestígio. Com isso em mente, elencamos algumas dicas para elas se destacarem ainda mais em suas ocupações. Confira:
- Seja persistente:
Em geral esse conselho funciona para todos. Desanimar em função de uma falha não é uma opção para quem quer crescer profissionalmente. Quem alcança o topo precisa insistir muito em seus objetivos e metas para conquistar esse lugar. Portanto, seja persistente e não se acanhe.
- Saiba ouvir e falar “não”:
Principalmente quando você vem de cargos mais baixos, ouvir “não” no ambiente empresarial acontece com muita frequência. Além de ser essencial para proporcionar desenvolvimento mediante obstáculos, também é um ponto de melhoria para você se conhecer mais e entender quais os seus limites, para também poder negar a pedidos.
- Tenha coragem:
Como nunca, é preciso ter bravura. Se desafie e batalhe pelas oportunidades, mesmo se duvidar de sua capacidade e considerar pouco provável de conseguir. Coragem é fundamental para crescer e ficar apenas na zona de conforto te tornará obsoleta.
- Defina seus objetivos:
Independentemente do aspecto, seja profissional ou pessoal, ter uma organização mediante suas metas é essencial para não se perder durante o caminho. Tenha seus objetivos definidos de forma clara e mensure seu crescimento por intermédio de ações realmente possíveis, para conseguir avançar e traçar essa evolução.
- Aprenda a escutar:
Ao trabalhar com pessoas mais experientes, saiba aproveitar, extraia todas as informações possíveis e aprenda com os mínimos detalhes. Além de um networking de qualidade, isso aperfeiçoará sua própria atuação por meio de bons exemplos.
- Seja curiosa:
A curiosidade é uma das melhores características para quem deseja progredir corporativamente. Além de ajudar a gerar novas ideias e caminhos de pensamento, também estimula o aprendizado.
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