Uma coisa é certa: a dimensão digital chegou para ficar. Estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos, cada vez mais, precisam adaptar suas habilidades para se inteirar nessa nova realidade. Com o advento do metaverso, se tornou mais latente a necessidade de aprender sobre tecnologia e suas variações. Afinal, estar por dentro das tendências te torna um profissional do futuro. Quer entender mais? Continue nesta matéria!
Aprender programação não é difícil!
Segundo Cristovão Wanderley, sócio-diretor da Stratlab e especialista em tecnologia e dados, “aprender a criar, adaptar e corrigir sistemas, está ao alcance de todos, pelo menos o básico. Deveríamos aproveitar essa oportunidade”, ressalta. Para ele, é como disse Steve Jobs, em 2013, quando soltou a seguinte frase: "todo mundo deveria aprender a programar um computador, porque isso ensina você a pensar".
O primeiro contato de Wanderley com esse espaço foi entre 1986 e 1987, desde essa data, muita coisa mudou. “Independentemente se é de Python, PHP, Java, JavaScript, Go, C e C++, a base de todo esse aprendizado está na lógica e sem ela não chegamos a lugar algum”, pontua. Por meio da programação, é possível exercitar outras áreas do cérebro, além das mais utilizadas no cotidiano.
Ademais, existem diversos proveitos de se adquirir esse conhecimento. “Organização, atenção aos detalhes, persistência, resiliência, criatividade e reforço ao aprendizado contínuo”, Wanderley pontua alguns. Entretanto, além dessas soft skills, entender pelo menos o básico também pode ajudar bastante na hora de encomendar um aplicativo ou um software a um expert no assunto.
Segundo estatísticas publicadas na página WebsIterating, em dezembro de 2021, existiam mais de 1,9 bilhão de sites pela web. Além disso, o usuário médio global passa 6 horas e 43 minutos on-line todos os dias. Desse intervalo, alguns minutos podem ser doados para esse ensino-aprendizagem. “A sensação de criar o primeiro código e ver seu funcionamento é incrível. É o mais perto de chegar a ter um superpoder ou usar a Força, como diriam os Jedis”, comenta Wanderley.
4 livros para você dominar ainda mais a tecnologia
Pensando em ampliar suas referências, Aryadne Zonetti, head de marketing da edtech ITuring, separou quatro livros relevantes para te ajudar na evolução profissional quando negócios se misturam com a tecnologia. Confira:
- Atravessando o abismo (Geoffrey A. Moore, 3. Ed, 2021)
Essa obra é muito importante para quem aceitou o desafio de participar da criação e desenvolvimento de uma startup. “Ela traz exemplos, cases e alguns frameworks para ajudar o profissional de marketing, no caso, a organizar as estratégias a fim de avançar para mercados maiores e como a tecnologia faz parte deste contexto”, comenta Aryadne.
- Hacking Growth (Sean Ellis, Morgan Brown, 2018)
“Aqui está um material direto das metodologias usadas em um dos maiores centros do mundo: o vale do silício”. Também baseado em amostrar e com uma visão prática, os autores compartilham técnicas focadas em crescimento acelerado.
- Marketing 5.0 (Philip Kotler, 2021)
“É difícil falar de negócios sem mencionar Kotler, mesmo dentro de um universo em constante evolução e transformação digital. Neste último livro há muito sobre como a tecnologia impacta o comportamento de consumo e como isso muda o marketing, operações, experiência do cliente e outras áreas”, evidencia Aryadne. Nele, há um destaque para "as empresas precisam também focar em mudança de cultura, porque essa pode ser a maior barreira para a transformação digital."
- Avalie o que importa (John Doerr, 2019)
Aprenda as métricas mais relevantes para o estágio da sua companhia. Entenda a metodologia de OKR (do inglês, Objective and Key Results) para mensurar e definir estratégias mais assertivas. “É um clássico”, conclui Aryadne.
Por fim, para ficar por dentro do mercado de trabalho e das novas relações, continue acompanhando o nosso blog. Diariamente, compartilhamos conteúdos com opiniões de diversos especialistas, para você se atualizar das novidades corporativas, bem como, desenvolver novas competências. Não se esqueça: conte sempre com o Nube!