A digitalização ganhou foco desde o início da pandemia. Isso porque ela reflete no crescimento dos negócios e na evolução de aptidões de estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos, de qualquer área. Além de impactar diretamente na produtividade e, consequentemente, no aumento dos lucros. Nesse sentido, o conceito designado maturidade digital vem para mensurar o conhecimento e integração de tecnologias de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Você já conhece essa concepção?
A digitalização se tornou imprescindível para as empresas de sucesso
Conforme um estudo desenvolvido pelo Google, em parceria com o Boston Consulting Group, sobre o nível de maturidade das companhias brasileiras no campo de marketing data-driven - ou seja, orientado por dados colhidos em análises aprofundadas -, trouxe uma divisão de quatro estágios: nascentes, emergentes, conectadas e multimomento.
No Brasil, apenas 2% delas já atingiram o último patamar, reconhecido por ser quando a tecnologia é empregada em experiências personalizadas. Nesses casos, é possível aumentar a receita em 20% e reduzir custos em até 30%. De acordo com um levantamento da McKinsey Analytics and Digital Quotient, as instituições mais maduras apresentam desempenho financeiro superior, com taxa de crescimento EBITDA - earnings before interest, taxes, depreciation and amortization - até 5 vezes maior se comparada com as outras em nível global e 3 vezes aqui na nação.
Consoante a Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel, “os empreendimentos necessitam entender: o processo de transformação digital pode acontecer gradualmente, não precisa ser da noite para o dia com grandes investimentos, basta traçar as estratégias corretas e escolher as melhores soluções”, afirma.
Nessa realidade, é imprescindível ressaltar o quanto é fundamental uma integração entre os sistemas e setores, fornecedores e clientes, tanto para aquelas nascidas digitalmente, como inúmeras startups, quanto para as entidades no início desse percurso. Além disso, contar com ferramentas atuais também facilita esse processo, como o entendimento de marketing, no qual é possível estar atento a detalhes sobressalentes do uso da web.
Empresas digitalizadas entendem a importância do marketing
Esse ponto tem alta demanda no mercado de trabalho e na atuação dos especialistas do nicho, pois visa aproximar as marcas de seu público alvo. Segundo o relatório “Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil”, 94% das corporações escolheram essa metodologia como estratégia de crescimento. Ademais, dados da HubSpot apontam: 93% dos processos de compra começam por meio de uma pesquisa na Internet e as vendas em lojas virtuais cresceram 70%, em 2020.
Para Bianca Costa, gerente de marketing da SendPulse, “neste segmento, a automação tem sido, cada vez mais, uma aliada poderosa nas estratégias comerciais. Não basta mais atrair clientes, é preciso saber mantê-los, identificando quais as suas necessidades e prevendo recursos para minimizar seus esforços”, ressalta. Nesse cenário, um exemplo é mecanizar e-mails. Confira:
- Carrinhos abandonados:
Eles são altamente frustrantes e sua taxa média de acontecimento é de 77%. A pessoa chegou tão perto de levar, mas se perdeu no último momento. Contudo, existem diversos motivos para isso e o mais comum é a falta de prontidão. Todavia, não significa um quadro eterno, daqui uns dias, esse internauta pode estar apto a efetuar essa aquisição. Assim, um e-mail pode encaminhá-lo nessa jornada e trazê-lo de volta para a página de checkout.
- Envios promocionais:
Uma das coisas mais importantes é agregar valor por meio dos seus serviços. Não adianta mandá-los com links direcionando aos seus produtos o tempo todo, pois serão tratados como spam e não cumprirão o seu papel. Afinal, o principal objetivo é divulgar as mercadorias e para obter o valor máximo disso, é preciso planejar cuidadosamente cada envio no correio eletrônico.
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