Com o mercado de trabalho em constante mudança, muitos estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos precisaram buscar desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais. Nesse cenário, a grande escolha se deu por cursos on-line, cada vez mais, as pessoas estão adeptas e procurando pelo e-learning como forma de ensino. Quer entender o porquê dessa tendência ser tão promissora? Continue nesta matéria!
A pandemia influenciou como os brasileiros enxergam a educação
Segundo o relatório “Jovem de Futuro”, realizado pelo Datafolha para o Instituto Unibanco, no qual foram entrevistados mais de 2070 indivíduos em 129 municípios do país, para os brasileiros, os principais papéis da educação são “ter conhecimento”, “conseguir um emprego” e “reduzir a violência”.
Além disso, para 5 em cada 10 participantes (47%), com 16 anos ou mais, a pandemia diminuiu o valor do estudo. A outra metade se divide entre quem considera um aumento vital desse aprendizado (28%) e quem julga a permanência igual, em questão de relevância (24%).
Para o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, “entender como está a percepção da população sobre a importância do aprender pode ajudar gestores e profissionais da área a definirem prioridades e terem um diálogo mais assertivo com a sociedade”, afirma. Por isso, compreender a predisposição pela busca de treinamentos digitais se mostra crucial para o desenrolar do futuro do ensino-aprendizagem.
Cursos on-line se tornaram a preferência
Entre os tipos de aulas digitais mais procuradas estão as qualificações, com ênfase em aprimoramento de capacidades ou até mesmo na mudança de carreiras. De acordo com um levantamento feito pela GetCourse, em parceria com a plataforma Toluna, 48% dos interrogados tiveram classes focadas nesses temas. Essa acessibilidade favoreceu muitos usuários, principalmente aqueles com moradia no interior da nação, na qual há poucas possibilidades de profissionalização.
A artesã Neuza Nascimento, de 62 anos, foi uma dessas alunas em busca de especialização. Ela fez aulas de marketing digital em 2020, logo depois começou a estudar inglês e agora entrou para a faculdade de Jornalismo, tudo virtualmente. “É muito bom aprender assim, porque você faz o seu horário, estuda quando pode e ainda realiza isso em qualquer lugar do mundo”, conta. Sua principal motivação foi impulsionar as vendas de seus produtos de artesanato, desde então, ela só descobriu vantagens. “Sem contar o preço, é muito mais barato”, ressalta Neuza.
Conforme os dados, entre as razões para essa crescente, estão o desejo de trocar de área de atuação (15%) e incentivos por parte dos líderes dos próprios empregos (43%). Ademais, 30% passaram a aprender desta maneira em função das medidas sanitárias e de saúde impostas pelas restrições do isolamento social. Por outro lado, 29% já eram habituados com essa metodologia antes mesmo desse período.
Consoante a Alexey Krasnoselskiy, chefe de expansão internacional da GetCourse, isso é reflexo das dificuldades enfrentadas desde a chegada da Covid-19. “A mudança do ensino presencial para o digital no ano passado contribuiu bastante com novas movimentações. É importante lembrar: o público em geral tem procurado mais aulas sobre finanças, idiomas, produção de vídeos e podcasts”, destaca.
Com isso em mente, o Nube também preza pela educação e disponibiliza cursos on-line e gratuitos, você pode acessá-los clicando aqui! São opções desde gestão de tempo até marketing pessoal, assim você consegue se desenvolver em diversos aspectos. Além disso, para quem está querendo uma chance profissional, há diversas vagas de estágio e aprendizagem em nosso Painel de Vagas. Vale ressaltar: conte sempre conosco para o sucesso!