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5 passos para adotar o modelo híbrido de trabalho 

Notícia | 18/02/2022

Vinícius Lima

Flexibilidade tornou-se o ponto-chave para o mercado de trabalho pós-pandemia. Nesse contexto, o modelo híbrido ganhou destaque -- a estratégia de mesclar o escritório com a casa se tornou a saída para muitas empresas com o desejo de realizarem o retorno gradativo dos colaboradores, sejam eles estagiários, aprendizes ou efetivos, à sua sede física, mas sem abandonar de vez o famoso home office.

Benefícios desse formato

De acordo com Raphael Tavares, CRO do Escala App, do ano passado para cá, líderes e liderados puderam entender melhor a eficácia da operação a distância. “Além de ter contribuído para conter o avanço do coronavírus, o regime reduziu gastos e até mostrou sinais de aumento da performance e satisfação dos funcionários”, explica.

Por outro lado, depois de quase dois anos em pandemia, é inegável o impacto causado pela falta de convívio social. “A tecnologia ajuda, é verdade, mas a perda de interação física, inclusive no ambiente corporativo, pode pesar. Por esses e outros fatores o hibridismo parece fazer sentido para muitas companhias”.. 

Melissa Martins é estudante de psicologia e estagia na área. Na corporação onde atua, esse estilo já foi implementado. “No geral, tem funcionado bem. Nem sabia como eu iria me sentir tendo essa rotina dividida, mas acho interessante ter os benefícios dos dois ambientes”, conta. 

Ainda de acordo com a universitária, a iniciativa tem ajudado a promover a integração dos colegas e, ao mesmo tempo, maior qualidade de vida. “É ótimo não depender de transporte público”, brinca. “Sem contar a conexão com todos, pois fica mais fácil a interação", compartilha. 

O melhor dos dois mundos

Mesclar os benefícios do presencial ao remoto, em uma jornada flexível, oferece autonomia aos membros da equipe. “Esse aspecto, por sua vez, tem um grande peso quando falamos em motivação dos times, ponto fundamental para a produtividade e entrega de resultados”, complementa o especialista.

“Como saber se a minha organização está pronta para adotar esse formato?”, indaga. “Algumas estratégias contribuem para identificar o momento certo para essa transição e fazê-la de maneira eficaz”. Veja:

  1. Ouça seus colaboradores

Equipes de recursos humanos (RH) e departamento pessoal podem realizar pesquisas para avaliar a preferência das staffs e como elas se adaptam a cada estilo. Questionários via e-mail são uma opção para levantar esses pontos de vista. Inclua perguntas em tópicos, ligadas, por exemplo, ao rendimento, ao contentamento e se os grupos já se sentem à vontade para o retorno.

  1. Converse com os gestores

Além de avaliar as opiniões individuais, ouvir os gestores em relação às suas equipes nos diferentes estilos de atuação pode ser de grande ajuda. Como ficaram os resultados? Os colaboradores relataram suas percepções atuando de casa? E o engajamento? As trocas continuam eficazes? Esses são alguns pontos a serem considerados.

  1. Organize-se

Defina os melhores dias da semana para a ida ao escritório. Nesse aspecto, muitas entidades têm aderido ao revezamento para evitar aglomerações (medida ainda recomendada pelas autoridades de saúde). Todas essas informações precisam estar bem alinhadas antes de dar início ao retorno. Para contribuir com essa tarefa, aplicativos de gestão de espaços e jornadas podem ser bastante úteis. 

  1. Deixe as informações claras

Os indivíduos devem estar cientes sobre suas escalas e quais os cuidados ao irem presencialmente. Lembre-se como medidas como o uso de máscara e o distanciamento continuam sendo úteis. Nesse sentido, disponibilize tudo considerado necessário: espaço, ventilação dos ambientes, itens para higienização das mãos e dos equipamentos, além de avisos. Para evitar desconfortos, também vale estabelecer regras de conduta - que tal continuar substituindo os apertos de mão e abraços por acenos? 

  1. Oriente-se com o seu jurídico

Embora mais recorrente, essa modalidade mesclada ainda não é amparada pelas leis trabalhistas. Para resguardar a relação entre contratante e profissional é um aditivo de contrato home office, ou seja, um documento comprovando o acordo entre as partes para esse novo tipo de jornada, definindo suas regras. 

Home office ou regime híbrido?

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