A pandemia nos mostrou a capacidade do mercado de trabalho de se reinventar e adaptar as metodologias. Com isso, estudantes, estagiários e aprendizes precisaram adequar suas aptidões para continuarem ativos diante dessa realidade. Afinal, as mudanças constantes demandaram novos conhecimentos, inclusive, para se tornar destaque nos processos seletivos. Levando isso em conta, você sabe quais soft skills estão em alta nos recrutamentos?
Entenda quais as soft skills em alta nos processos seletivos
Em primeira instância, vamos entender o conceito. Elas são qualidades comportamentais, relacionadas à maneira como uma pessoa se porta diante de diferentes situações. Desdobrando melhor o termo de origem inglesa, “soft” significa macio. Neste caso, se refere ao “interpessoal”, algo de dentro do indivíduo, da maneira de ser. Já “skills” são traduzidos de um modo mais literal, diz respeito às habilidades.
Sendo assim, a concepção se estende para a capacidade de se comunicar bem, de ter e demonstrar empatia, ser resiliente diante dos obstáculos, possuir pensamento crítico e por aí vai. Em um contexto corporativo, elas ganharam extrema importância. Isso porque além de gerarem mais resultados para o negócio, também passaram a criar um ambiente saudável e prazeroso, na qual as relações com os colegas são mais satisfatórias.
Em contrapartida, por muito tempo a maior valorização se deu pelas hard skills, ou seja, as perícias técnicas. Em geral, a ênfase das empresas era na produção, na qual os profissionais dominavam o seu ofício e garantiam a qualidade dos produtos, de um jeito mais rígido e bem definido, utilizando dos programas em sua máxima funcionalidade.
Entretanto, quando as companhias perceberam a relevância de lidar bem com as pessoas e não com máquinas programadas para entregar resultados, as dinâmicas do mercado de trabalho mudaram. Atualmente, demonstrar competências emocionais e sociais é tão essencial quanto entender os métodos.
As instituições entenderam a bagagem de qualidade e experiências advindas de seus cooperadores e o quanto isso interfere em seu dia a dia empresarial. Nesse contexto surgiu uma ideia, se elas conseguirem identificar e desenvolver essas características nas equipes, em alinhamento com as atividades e cultura organizacional, tendem a ter mais engajamento, comprometimento e bem-estar entre todos. Por isso, se tornou crucial estar atento a esses pontos.
Segundo Ana Clara Novais, discente de jornalismo pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), é notável essa compreensão cada vez mais latente. “Foram diversas vezes nas quais me deparei com cursos de aperfeiçoamento, antes não havia tanto reconhecimento assim. Hoje, vejo uma obrigatoriedade em possuir tais aptidões. Afinal, não adianta desenvolver diversas formações intelectuais, por exemplo, se não tiver inteligência emocional para lidar com problemas”, afirma.
Quais soft skills são destaques nos processos seletivos?
Com isso em mente, Marcela Azambuja, head de pessoas da Let’s Code, destaca algumas maestrias com grande impacto e diferenciais na hora do processo seletivo. Confira como aprimorá-las:
- Tenha uma boa comunicação:
Saber dialogar é fundamental para se desenvolver tanto profissionalmente quanto como pessoa. “Compreender quando e como falar, ouvir e questionar também são elementos muito buscados na personalidade de indivíduos na liderança e gerência dos negócios. Além disso, a comunicação é a base para construir um bom networking”, pontua Marcela.
Para aprimorar essa maestria, Ana Clara evidencia: “procure escutar de forma empática, ou seja, se coloque no lugar do outro ao invés de fazer julgamentos. Também tente ao máximo ser transparente em todas as suas falas para não gerar ambiguidade, dessa forma, você evita conflitos e é mais assertivo."
- Seja adaptável e resiliente:
Como os avanços tecnológicos são rápidos, as organizações procuram perfis com adaptabilidade e resiliência. Um gestor precisa de times com mente aberta, prontos para mudar a direção dos projetos rapidamente, assumir novas responsabilidades e adotar novos comportamentos, enxergando oportunidades de melhoria mesmo em cenários adversos.
- Aprimore sua gestão de tempo:
Atualmente, um dos fatores mais valiosos e escassos é o tempo. Identificar quais tarefas são mais rápidas e prioritárias na lista é um know-how muito desejado. Afinal, isso implica em entregar as demandas dentro do prazo, com agilidade e qualidade. Outro ponto relevante é saber como equilibrar vida corporativa e pessoal, para não sobrecarregar nenhuma e permanecer entregando bons resultados.
Por fim, o Nube reconhece as soft skills e promove cursos gratuitos para você aprimorar as suas, como: falar em público! Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais, para ter acesso à diversas oportunidades e conteúdos com opiniões de especialistas. Não se esqueça: conte sempre conosco para o sucesso!