Está preparado para o seu passeio do final de semana? Hoje, trouxemos uma curadoria especial com exposições de tirar o fôlego! Afinal, todas estão debaixo d’água! Escondidas sob os oceanos mundo afora, é possível se encantar visitando sítios arqueológicos, navios naufragados, instalações e jardins de esculturas. Vamos lá?
- Museu Subaquático de Arte | Cancún, México
O Museu Subaquático de Arte - Musa hospeda mais de 500 esculturas baseadas em pessoas reais, colocadas dez metros abaixo da superfície do mar. A exibição visa demonstrar a correlação entre ciência e arte, de modo a promover a preservação do ambiente e criar uma estrutura de recife para atrair e estimular o crescimento da vida marinha. Para visitá-lo, existem diversas maneiras, pode ser em um barco com o fundo de vidro, praticando snorkeling (mergulho superficial) ou com tanques de oxigênio, realmente no fundo!
- Museu Atlântico | Ilha de Lanzarote, Espanha
Inaugurado em 2016 e inspirado no Musa, este é o primeiro museu subaquático de arte contemporânea da Europa. Com um acervo de quase 300 esculturas diferentes, assinadas pelo britânico Jason DeCaires Taylor, elas cobrem uma extensão de 2.500 metros quadrados e estão a 12 metros abaixo do nível do mar. Além de abrigar corais, a mostra também atrai arraias, polvos, tubarões e outras espécies em cardumes. Para conhecer, não é necessário ter licença de mergulhador, pois é permitida a ajuda de instrutores.
- Museu Subaquático de Cannes | Cannes, França
Criado no ano passado, esse museu está localizado próximo à ilha de Sainte-Marguerite, a uma curta distância da costa de Cannes. São seis enormes retratos tridimensionais, esculpidos a partir de rostos reais de moradores da região, repousando em areia branca e encantando quem os conhece. Por estar em águas rasas e cristalinas, é ideal para ser explorado com equipamento de snorkel, aquela máscara com um tubo respiratório encaixado!
- Museu Subaquático de Cape Tarhankut | Crimeia, Rússia
Instalado na península da Crimeia em uma profundidade de dez a 12 metros, esse museu abriga um pouco da história da antiga União Soviética. Sua principal atração são as mais de 50 estruturas de ex-líderes soviéticos, entre os quais é possível ressaltar Karl Marx. Na exposição, também são encontradas réplicas de edifícios emblemáticos, como a Torre Eiffel, de Paris, e a Tower Bridge, de Londres. Toda essa mostra só existe por causa de Vladimir Broumensky, com o colapso do comunismo, ele ficou responsável por levar essas estátuas para serem exibidas e não destruídas.
- Museu Subaquático de Bonito | Bonito, Brasil
Nosso Brasil não ficaria de fora dessa lista! A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, abriga o primeiro museu subaquático de água doce do mundo! Seu acervo fica no complexo do ecoturismo Nascente Azul, em um lago de cerca de quatro metros de profundidade e sua primeira exibição conta com esculturas originadas de artistas locais, abordando temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. A alta concentração de calcário na água e a biodiversidade nativa transformam as obras e as tornam ainda mais deslumbrantes.
- Bônus: viagem ao longo da grande barreira de corais | Austrália
Para conhecer todas as opções dessa lista, é preciso navegar até os locais. Entretanto, sabemos: nem sempre é possível explorar o mundo, apesar de existir uma enorme vontade! Por isso, trouxemos uma alternativa virtual e, o melhor, de graça. Em sua plataforma, o Google Arts & Culture disponibiliza uma jornada submarina ao longo da maior estrutura viva do planeta, uma das maravilhas naturais do ecossistema. Além disso, também são dispostas informações sobre o recife de corais e é possível vislumbrar diversas criaturas marinhas. Para saber mais, clique aqui e mergulhe nessa dimensão!
Curtiu essa volta ao mundo diferenciada? Já quer conhecer algum museu subaquático? Prepare sua respiração e venha conosco! Além do mais, semanalmente também compartilhamos cursos e concursos, para você aplicar todo esse conhecimento artístico e cultural! Está pronto? Então, vejo você no próximo sábado!