Os últimos anos trouxeram mudanças drásticas para o marketing digital, ressignificando a forma como empresas e clientes se relacionam. Com a pandemia vieram uma série de novos cenários para a atuação nas redes sociais e isso ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, forçando as marcas a implementar a transformação digital. Sendo assim, ficar por dentro das tendências e aderi-las à sua própria estratégia é essencial. Se você é estagiário da área, precisa ficar atento!
Dicas práticas
Estar no mundo virtual é uma exigência de hoje, mas para ter o destaque e retorno esperado não bastam ações isoladas. O marketing também precisa ter planos e estratégias, de acordo com os objetivos do negócio. Além disso, a tendência é inclinada para o crescimento dos negócios.
Nesse sentido, com bastante experiência na área, o presidente da WSI Master Brasil, Caio Cunha, elencou algumas dicas importantes para aumentar a eficiência das ferramentas virtuais nas entidades. Veja:
Defina sua estratégia - o primeiro passo para traçar um plano é definir o perfil da companhia, como ela contribuirá para o mercado e onde ela quer chegar. “Questões como público-alvo, concorrência, diferenciais e timing dos lançamentos precisam estar claros para os caminhos serem corretamente organizados”, explica o especialista.
Escolha as soluções e ferramentas ideais - existem muitos meios para melhorar o desempenho de uma corporação no mundo virtual. Um exemplo é a gestão das oportunidades, usando um CRM. “Além de ter um banco de dados de clientes, é preciso saber como gerenciá-lo e investir em ações para reter os contatos, alimentando-os e cultivando-os até o momento certo de sua tomada de decisão”, conta o presidente da WSI.
Acompanhe métricas e indicadores - tudo é mensurável. Todos os recursos digitais oferecem a possibilidade de medir, de forma rápida, os resultados das campanhas. “Por isso, ressalto a importância de contar com uma consultoria em marketing digital, ela vai saber como escolher as melhores plataformas, analisar esses dados e de pensar como usá-los em benefício da instituição”, afirma Cunha.
Consulte um especialista - muitos canais ensinam procedimentos de mídia paga, etc. Há uma gama enorme de caminhos a serem utilizados, mas eles precisam trabalhar de forma conectada e planejada. Para isso, vale investir em atendimento especializado, até porque o retorno, quando bem definido, é bastante representativo.
“Para definir questões como essas e estabelecer prioridades e planejamento, é fundamental contar com uma consultoria, a qual não só tem a experiência como também conhecimento das técnicas mais eficazes”, complementa o especialista. Afinal, mentes preparadas pensando juntas, alcançam níveis mais altos.
Sobretudo, segundo o diretor executivo da Agência Ecco, Carlos Costa, em relação à publicidade, deve-se ter um cuidado muito grande em administrar expectativas dos clientes e fazer esforços para os consumidores se sentirem motivados a voltar a frequentar o ponto de venda. “Ninguém quer fingir a inexistência de uma crise, mas evitar menções à pandemia não fazem mais sentido. Um grande cuidado é gerar um clima positivo, de ‘bola para frente’, de maneira otimista, mas com os pés no chão”, sugere.
Valorizar a experiência com a marca também é um diferencial a ser explorado. “As mídias sociais serão fortes aliadas nesse processo de criatividade, como o TikTok vindo com força total. A campanha ‘ideal’ precisa ser uma combinação equilibrada de apoio e incentivos promocionais, tanto de pacotes, quanto de concursos e sorteios”, complementa Costa.
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