Um profissional de sucesso não apenas consegue uma boa remuneração financeira e passa apuro no final do mês, mas ama seu trabalho. Por isso, dinheiro e amor precisam andar lado a lado quando o assunto é carreira e a autoconfiança impulsiona essa jornada. Então, se você é estudante, estagiário ou aprendiz, atente-se a isso!
O poder da confiança na medida certa
A confiabilidade pode incentivar o talento a desenvolver melhor o próprio trabalho. Contudo, o excesso também é nocivo, pode causar cegueira: o orgulho e a prepotência. Ou seja, é preciso buscar o equilíbrio em tudo. “O primeiro passo é entender: somos seres únicos, incomparáveis e insubstituíveis. A partir desse pressuposto nós sempre temos algo a acrescentar. Se você não confiar em si mesmo, pode ter certeza, ninguém vai”, diz o diretor executivo do IBEX e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.
Para ele, a melhor forma de fomentar tal característica é por meio do autoconhecimento. “Isso é, entender como você reage às situações, as suas forças e suas fraquezas. Por isso é fundamental buscar aprendizado para ajudar nesse processo e na profissionalização constante”, afirma o dirigente.
Além disso, a autoestima é uma grande aliada - ou até mesmo a maior aliada - no mundo corporativo. “Um indivíduo o qual se valoriza e reconhece o próprio talento sente-se mais seguro para dar ideias, sugestões de melhoria ou se posicionar e defender seus argumentos durante uma reunião”, exemplifica o sócio fundador da Lion Saúde e especialista em Direito Securitário para planos de saúde, Ricardo Oliveira.
Nesse sentido, o especialista listou cinco dicas para se valorizar e, assim, se motivar. Veja:
- Invista no autoconhecimento;
- Reconheça seu potencial;
- Valorize suas conquistas;
- Enfrente seus medos;
- Reveja suas crenças.
Seja humilde e não se compare
Sobretudo, evite se comparar. As redes sociais alimentam essa cultura, mas ela é extremamente prejudicial para o caminho corporativo. “Com a enxurrada de informações sobre como os outros estão vivendo, ganhando e desenvolvendo, tudo pode se tornar uma competição. No entanto, é importante lembrar: também existem problemas por trás da tela”, alerta Slivnik.
A empatia e a humildade devem fazer parte deste caminho. “Ajudar os outros é uma forma de amadurecer as próprias habilidades e colocar as forças em prática. Ademais, também é importante identificar algumas fraquezas para saber quais podem ser trabalhadas e quais não fazem parte do seu escopo. Dessa maneira é possível usar o próprio tempo com mais inteligência”, expõe o diretor executivo.
Por isso, mesmo para quem ainda está começando no mundo corporativo, é imprescindível saber encabeçar todos à sua volta, fornecendo ao gestor ferramentas para ele administrar de forma mais eficiente. Logo, o cooperativismo é o ponto chave.
Também, um dos erros mais comuns é acreditar em um retorno extremamente rápido. Em busca do sonho, deve haver persistência e não se frustrar nos primeiros obstáculos. Existe um tempo de investir, de maturar e assim começar a construir uma história.
Portanto, prepare-se e esteja aberto a mudanças! Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca seu negócio em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!