Com o início de um novo ano, toda empresa costuma fazer seu planejamento e traçar as próximas ações. Incluir neste plano o desenvolvimento dos líderes e times pode impactar positivamente no resultado dos negócios. Uma das principais maneiras de promover o desenvolvimento profissional, tanto para reforçar o comportamento, quanto para dar visibilidade a pontos de melhoria, é o feedback.
Correções também são feitas
Essa ferramenta se torna ainda mais importante quando algo não está funcionando. As pessoas, sejam elas estagiárias, aprendizes ou funcionárias efetivas, precisam ter a oportunidade de ajustar o trabalho e se aperfeiçoar, mas para isso precisam saber que algo deve ser aprimorado.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hay Group, com a Universidade de Harvard, feita com 95 mil líderes, cerca de 50% deles criam climas desmotivadores. Apenas 19% promovem locais de trabalho de alto desempenho. Já no Brasil, onde foram entrevistados mais de três mil gestores, 63% criam uma realidade desengajadora contra 12% fazendo o oposto.
Segundo a especialista em desenvolvimento de líderes e equipes e fundadora da Quare Desenvolvimento, Carolina Valle Schrubbe, avaliar o desempenho dos chefes de uma organização é uma das maneiras mais eficientes de entender o nível de maturidade, resultados, conhecimento e comprometimento dos integrantes da equipe. “Analisar a performance e o comportamento de quem gerencia é fundamental para promover incremento no resultado", destaca.
A importância das devolutivas
As devolutivas são consideradas o ponto chave da gestão de pessoas, além de ser uma das principais ferramentas utilizadas pelos maiores CEOs. Esse canal de comunicação sinaliza se algo está bom ou ruim e apresenta os estímulos para realização de melhorias, correções ou fortalecimentos.
Em outra pesquisa, a Harvard analisou características do perfil de 200 CEOs do mundo e constatou como esse cargo deve possuir autoconsciência e disposição para ouvir novas ideias de qualquer subordinado.
Conheça um novo modelo para esse diálogo
O feedback 360º é um excelente instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre acertos e deslizes, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento. É uma estratégia de avaliação de desempenho para calibrar competências, capacidade de projeção e desenvolvimento.
Carolina aponta como o resultado desse processo é um relatório responsável por ajudar o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar. “Quando o gerente olha para si e se coloca em posição de aprendizado permanente, recebe os comentários da equipe e implementa mudanças em sua abordagem. Isso gera maior engajamento e resultado financeiro”, descreve.
De acordo com Carolina, o a estratégia pode gerar diversos benefícios para as empresas. Veja alguns:
- Melhorar na performance: se bem utilizado, costuma andar de mãos dadas com uma melhoria no desempenho dos grupos.
- Identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal: permite à pessoa descobrir áreas de desenvolvimento e criar um plano personalizado para conquistá-las.
- Reforçar competências básicas: ajuda a promover os valores da marca.
- Identificar e prevenir problemas: antecipar o problema para ele ser resolvido ou atenuado previamente.
- Aprimorar as relações: serve para estabelecer contato com outros membros da organização e fortalecer o trabalho coletivo.
Os próprios colaboradores também são extremamente beneficiados com essa prática, isso porque, ainda mais quem está em início de carreira, há muita bagagem a ser criada. Juliana Pereira, estagiária de engenharia, costuma apreciar avaliações, inclusive de seus colegas. “Estou há quatro meses estagiando e os aprendizados são incríveis. Imagino daqui um ano, cinco, dez… Não vou deixar de aproveitar essas chances de me tornar mais capacitada”, conclui.