Com a pandemia, as plataformas de compras digitais ganharam muitos adeptos em uma velocidade impressionante. Consumidores começaram a adquirir videogames na tentativa de afastar o tédio e a ansiedade. Em 2020, o mercado mundial desse segmento faturou mais em relação aos serviços de streaming e a indústria esportiva juntos: foram cerca de US$ 23 bilhões, um salto de 23% na comparação com o ano anterior e o resultado deve se repetir em 2021.
Os jogos, além de criarem entretenimento e diversão, também são uma forma de capacitar uma pessoa para um novo idioma. No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Newzoo, o ramo terá até o fim de 2021 uma receita de R$ 12 bilhões, representando um crescimento de 5,1% em relação a 2020. Diante desse cenário, muitas pessoas utilizam a diversão como uma nova fonte de renda.
O curso de design de games, por exemplo, também ganhou relevância. Isso tem contribuído, inclusive, para o grande avanço do setor, além de proporcionar aos alunos o mundo da gamificação, também fluência em outras línguas. A 13° edição da Brasil Game Show (BGS), inicialmente programada para 2020 e postergada para este ano (2021), foi novamente adiada, para os dias 6 a 12 de outubro de 2022. O evento tomou grandes proporções com o aumento do mercado geek e, no próximo ano, promete trazer ainda mais inovação, lançamentos e convidados.
Unir a diversão com educação é uma das grandes vantagens para quem está inserido nesse universo. Pelos formatos, linguagem, passo a passo e ao ouvir as partidas, a pessoa, sem perceber, começa a explorar o inglês de forma dinâmica e, aos poucos, passa a repetir os comandos e a decorar as músicas. "Além de aprenderem na sala de aula, os antenados em games podem ser levados para outros momentos do seu dia a dia. Com isso, transformam esse período de lazer em desenvolvimento de conhecimento", explica o diretor publicitário da Minds Idiomas, Renato Garcia.
Pensando nisso, o especialista preparou cinco sugestões para te ajudar a explorar o dialeto de outra nação e ainda se divertir. Veja:
- League of Legends
League of Legends, o famoso LOL, é um projeto on-line gratuito, do gênero batalha multiplayer e muito popular entre crianças, adolescentes e adultos. Foi desenvolvido em 2009 pela Riot Games, uma empresa americana, a qual organiza um torneio internacional anualmente entre setembro, outubro e novembro.
- Mobile Legends: Bang Bang
Mobile Legends também é uma possibilidade sem custos para smartphones. Foi publicado pela Moonton, com sede em Xangai, na China. Eles organizaram a primeira edição do campeonato brasileiro neste ano, iniciada em julho e finalizada no mês de outubro, com prêmio de mais de R$ 150.000,00. E aí, já pensou em ganhar toda essa bolada?
- 4 pics 1 Word
4 Pics 1 Word é um fenômeno em dispositivos móveis. Feito por Lotum, as mesmas mentes por trás de Icomania e Pic Combo, são quebra-cabeças para testar seu raciocínio lógico de todas as maneiras - e em inglês. Cada uma das quatro imagens tem algo em comum e você deve encontrar.
- Fortnite
Disponível no PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e, na versão Fortnite Mobile, para celular Android e iPhone (iOS), Fortnite tem muita ação e tiro. Também é multiplayer e foi originalmente revelado em 2011, pela Epic Games.
- Draw Something
O jogo de adivinhação e desenho social mais popular da App Store possui mais de 7 bilhões de desenhos criados. Selecione uma palavra para desenhar para seus amigos e observe-os tentando saber qual é e fazer desenhos hilários para você. Basta mexer o dedo para criar uma obra-prima de doodle!
Danilo Vieira, estudante de publicidade e propaganda, em Ribeirão Preto, conta ter desenvolvido diversas habilidades nessa atividade com intuito recreativo. “Desde pequeno tive contato com jogos dos mais diversos estilos”, diz. Durante os anos, ele relata ter aprimorado uma série de características. “Concentração, foco, coordenação motora, além de exercitar o cérebro e explorar mais o espanhol e a língua inglesa”, conta.
Aproveite as indicações e expanda seus conhecimentos. Qual é a sua melhor qualidade?