Já pensou em viajar internacionalmente? Conhecer lugares e culturas? Por conta da pandemia, entendemos a dificuldade do momento, mas não se preocupe! Antes parecia impossível, no entanto, agora está ao alcance das suas mãos. Trouxemos uma lista de exposições e museus para você dar a volta ao mundo sem sair de casa, por meio de tours virtuais. O melhor, tudo de graça e sem horas de fila!
Louvre, Paris - França
O maior museu de arte do mundo e monumento histórico em Paris, o Louvre, exibe aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI, exibidos em uma área de 72.735 metros quadrados. Também é a casa de “Mona Lisa”, notável obra de Leonardo da Vinci. Para explorá-lo basta fazer uma visita virtual no site oficial.
Museus do Vaticano, Roma - Itália
Reconhecido pelo conglomerado de renomadas instituições culturais, possui acervo colecionado pelos diversos pontífices romano, com milhares de obras reunidas, desde Rafael até Caravaggio. No tour virtual, é possível percorrer os corredores e até mesmo conferir os detalhes da Capela Sistina, onde Michelangelo caprichou em sua pintura. Realmente imperdível!
Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México - México
A maior estrela do município e uma das principais atrações, o Museu conta com peças espetaculares e únicas. Segundo avaliações na Internet, visitá-lo é como se teletransportar para o tempo das civilizações pré-hispânicas. Entre seus destaques estão a Pedra do Sol, famoso calendário asteca, e as grandes esculturas representantes dos deuses Teotihuacán. Não espere a próxima viagem, conheça agora pelo passeio on-line, no Google Arts & Culture.
Metropolitan Museum of Art, Nova York - Estados Unidos
Aberto em 1872, o MET é um dos lugares mais visitados do planeta. Entre suas relíquias permanentes estão obras da Antiguidade Clássica e do Antigo Egito, além das galerias com ênfase na diversidade cultural. Na página oficial do museu contém seu acervo em alta resolução, com vídeos interativos em 360º. Também é possível passear por meio do Google Arts & Culture.
Van Gogh Museum, Amsterdam - Holanda
O Museu foi inaugurado em 1973 e abriga a maior coleção do artista, com aproximadamente 1.400 obras, incluindo desenhos e cartas de Van Gogh, bem como, quadros de seus contemporâneos. Você pode conferir cada detalhe na página oficial ou passear por intermédio do Google Arts & Culture.
Museu da Acrópole, Atenas - Grécia
O Museu Arqueológico de Atenas existe há quase 150 anos, foi reinaugurado em 2009 e preserva grande parte da Acrópole de Atenas. Sua origem deve-se às escavações do século XIX, onde recolheram esculturas clássicas e objetos votivos, dedicados à deusa. Curtiu? Conheça por meio do Google Arts & Culture.
Galleria degli Uffizi, Florença - Itália
Abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo! Dividida em salas dispostas por escolas e estilos em ordem cronológica, a galeria exibe a melhor coleção de obras do Renascimento. Como exemplo, temos “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli e a famosa “Medusa”, pintada por Caravaggio. Para se encantar ainda mais, basta navegar pelo Google Arts & Culture ou conferir as exposições on-line no website.
La Casa Azul (Museu Frida Kahlo), Cidade do México - México
Localizado em um dos bairros mais bonitos da Cidade do México, a Casa Azul se tornou museu em 1958, quatro anos após a morte da pintora. Além de obras atemporais como “Frida e a Cesariana” e “Viva la Vida”, também guarda objetos pessoais da artista latino-americana. Uma verdadeira imersão em seu universo e para saber mais, acesse pelo Google Arts & Culture.
The British Museum, Londres - Inglaterra
O Museu britânico abriga mais de seis milhões de instrumentos importantes para a história da humanidade, entre eles, a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas. Percorrer seus corredores pode demorar dias, mesmo virtualmente, são muitos detalhes. O passeio está disponível no Google Arts & Culture e também no site oficial.
National Museum of Natural History, Washington DC - Estados Unidos
Fundado em 1910, agora conta com mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais. Famoso pela interatividade com os visitantes, o Museu de História Natural não deixa a desejar em sua versão digital. Para conhecê-lo, é só dar um tour virtual 360º.
É muita cultura e arte para você conhecer sem sair do sofá, só no conforto. Ainda, temos uma dica: é possível traduzir algumas páginas da web, por meio de um recurso disponibilizado pelo próprio Google. Na sua tela, é só clicar em “traduzir para o português”, quando adentrar em alguma aba em outro idioma. Gostou das indicações? Continue acompanhando o Nube!