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Quando uma parceria soma em sua marca ou divulgação?  

Notícia | 30/07/2021

Vinícius Lima

A cada dia os negócios no marketing digital crescem e, por isso, estar sozinho no mundo on-line é um grande perigo, afinal, o cenário está mais competitivo. Sem ajuda, você corre o risco de ser engolido por outras marcas, então trabalhar em equipe para ganhar força é uma ótima solução.

Em meio ao cenário, surge o co-marketing (marketing cooperativo), conhecido também como marketing de parceria. Essa estratégia consiste na união de duas entidades (ou pessoas) para promover serviços (ou conteúdos), visando atingir um target em comum e há uma grande possibilidade de assertividade na tática.

De acordo com a especialista em marketing digital, Jennifer de Paula, diretora da empresa de assessoria MF Press Global, esse tipo de ação pode dar certo pela soma do público em comum de ambas as partes envolvidas.

Assim, ela explica como as parcerias, geralmente, são firmadas por duas entidades as quais não são concorrentes diretas. “Pelo contrário, se complementam, por exemplo, treinadores físicos e nutricionistas. Os profissionais podem criar um cardápio de alimentação saudável voltado para o mesmo público", explica.

Jennifer também acrescenta como todos saem ganhando, pois é possível para os envolvidos aumentarem suas audiências com menos trabalho. "Soma muito em seu negócio com a geração de novos leads, pois quem é atraído pela colaboração acaba conhecendo o seu trabalho, então o nicho cresce e você passa a ter uma diversidade de clientes”.

A partir disso, além de você se comunicar com a sua audiência, passa também a falar com a do seu parceiro. Outro ponto benéfico é o baixo investimento, afinal isso será dividido entre eles. "Consequentemente, as vendas vão se duplicar, pois o produto será divulgado pelos dois".

#PUB: parcerias com influencers

A colaboração entre as empresas já era uma prática recorrente, mas a tendência da vez é realizar colaboração com influenciadores digitais. De acordo com um estudo da Linqia, quase 80% de quem atua com marketing quer trabalhar com micro influenciadores - pessoas com 10 mil a 100 mil seguidores.

Essa é a vontade de Igor Lima, estudante de publicidade e propaganda, de São Caetano do Sul. Ele gosta da ideia de atuar com engajamento e gerar esse tipo de conteúdo. “Gosto muito dessa área, já fiz vários cursos de social media e hoje estagio no ramo”, compartilha o universitário.

Esses “blogueiros” ditam a moda hoje em dia e têm consigo a força do engajamento. “Por isso, é vantajoso firmar colaboração com uma personalidade da mídia quando se quer alcançar o público jovem e, dependendo do nível da figura pública, as vendas vão muito além", observa Jennifer.

Entretanto, se compararmos o investimento de uma parceria entre duas organizações com a colaboração de uma entidade e um influencer, a única diferença é ao fechar contrato, pois a marca passa a fornecer os produtos para divulgação no perfil da personalidade. As vantagens são as mesmas para os dois: aumento de audiência diversificada e lucros divididos.

Entretanto, Jennifer alerta: é preciso ter estratégia para não perder boas oportunidades. "Os usuários já estão saturados de verem como muitas companhias oferecem permutas sem nenhuma base estratégica, simplesmente mandam brindes para personalidades sem relação com o seu nicho. Com isso, eles acabam perdendo ótimas oportunidades e desvalorizam o seu trabalho", disse.

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Como criar uma boa parceria?

O primeiro passo no co-marketing é encontrar um parceiro ideal capaz de ajudar a obter resultados expressivos. Abaixo, a especialista pontuou quatro passos para serem levados em consideração antes de escolher um parceiro. São eles:

  • Atente-se ao público;
  • Analise a qualidade das publicações;
  • Avalie a quantidade de engajamento;
  • Preste atenção na reputação do parceiro.

Siga essas dicas e aumente as chances de expandir seus negócios. Em tempos de crise, principalmente, se fazer presente nas redes e construir uma boa reputação fazem diferença para ter resultados de alta performance.

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