A organização da rotina já não era uma tarefa fácil para muitas pessoas. Porém, isso parece ter ficado ainda mais complexo com o trabalho remoto. Reservar um intervalo para os cuidados pessoais e para a família, participar de muitas reuniões on-line e, por fim, conseguir executar todas as tarefas planejadas para o dia é o sonho de quem sofre para fazer a gestão do tempo funcionar.
Há esperança para quem se atrapalha
De acordo com Ana Rocha, diretora de operações da Concentrix, enquanto algumas pessoas organizam-se de forma natural, outras parecem estar condenadas a viver pedindo um período extra para concluir seus deveres. “Aos desorganizados e procrastinadores, nem tudo está perdido”, explica.
A estagiária de TI, Natalia Ramos, já enfrentou desafios principalmente quando começou sua primeira experiência profissional. “Não conseguia conciliar tudo da faculdade com o estágio, então me atrapalhei muito nos primeiros meses”, compartilha a universitária do Rio de Janeiro.
A partir daí, ela começou a procurar táticas de otimizar seu expediente na corporação e até mesmo na universidade. “Isso fez toda a diferença, porque consegui encontrar mais espaço no relógio para mim, até. Não sei como vai ser quando tudo voltar ao normal, mas pelo menos minha parte eu estou fazendo”, conta.
Pequenas mudanças de hábitos podem te ajudar a ter mais qualidade de vida, aumentar sua produtividade e, por fim, eliminar a ansiedade de não concluir projetos diários porque você simplesmente não viu a hora passar outra vez. “O segredo está em deixar de tentar administrar o tempo, sobre o qual definitivamente não temos controle, para gerir suas tarefas”, explica Ana.
Estabelecendo metas
A primeira etapa para quem quer mudar a relação com o relógio é o estabelecimento de metas para ajudar a progredir em direção a um destino ou sonho. “Você pode ter escopos para o dia, semana, mês ou ano, como desejar. Sem esses objetivos, não há direcionamento de atividades ou prioridades, por isso eles são fundamentais”, defende a especialista.
Muitas vezes pode ser difícil saber quais são as prevalências, especialmente quando tudo é considerado extremamente relevante. Contudo, aprender a identificar aquilo classificado como urgente, de fato e diferenciar dos pontos “importantes”, pode ajudá-lo nessa estratégia.
Metodologias práticas
Um dos métodos utilizados pela especialista com as equipes e na rotina de administração pessoal é o Smart - Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-Bound. Em tradução livre, significa específico, mensurável, alcançável, relevante e tempo limite. “Você pode usar métodos como este no trabalho ou em tarefas do dia a dia”, expõe.
Entretanto, dá para estender a aplicação desse conceito para atingir objetivos pessoais, como uma viagem, conseguir praticar exercícios físicos e estar mais presente com a família. “Na prática, o termo pode ser aplicado da seguinte forma: faça uma lista das suas metas, classificando-as entre urgente/não urgente e importante/não importante”.
Não é a solução de todos os seus problemas
Embora muito útil, o Smart não poderá resolver todos os seus problemas se você se sobrecarregar com além daquilo considerado humanamente possível. “Entretanto, essa técnica poderá te colocar mais perto do seu futuro, irá te ajudar a delegar incumbências e a deixar de lado coisas as quais não acrescentam nada na sua vida”, explica.
Cada segundo é um recurso finito, escasso e talvez um dos mais importantes ativos tidos em vida. “A maneira como lidamos com as horas nos define, nos aproxima ou afasta das pessoas, nos orienta e molda o nosso estilo de vida. Usá-lo sabiamente e como um aliado do dia a dia é o responsável por, no fim, nos aproximar ou distanciar dos nossos sonhos”, conclui.